CASO do Cineasta Roman Polanski
" Quando surge um obstáculo que
nos impede de realizar alguma
coisa, podemos optar entre
a inércia das lamentaçõs.
Mas só podemos trans -
por a barreira quando
nos colocamos
em AÇÃO !!! ( Kalena )
A Prisão de Polanski. Intriga-me . Deixo claro que não é por causa de ser Polanski . Nunca fui da turma do gargarejo e nm de pedir autógrafo pra ninguém ... e quando vi o Charles Bronson , sentado
num elegante restaurante a céu aberto em Los Ângeles, Califórnia , eu olhei é claro , como se olha para o pipoqueiro , passei reto e ... achei ele snob pra burro. Confesso que gosto imensamente dos filmes e dele como ator. ( Já morreu há pouco tempo ) .
Mas no caso de Polanski há uma disputa internacional ( e o italiano daqui, também ) se instalou entre França e Polônia , que pressionam a Suiça - belo e milionário país da Europa Central - para que o cineasta de 76 anos seja libertado sob fiança e para que o caso seja analisado pela Secretária de Estado dos Estados Unidos , Hillsry Clinton. Veja só o número de países envolvidos .
E isso não foi agora , não ... foi em finais do ano passado . Você deve se lembrar , assim como eu me lembro . Ele havia cumprido o seu terceiro dia de detenção , depois deter sido preso pela polícia suíça , por conta de um mandado internacional. Ele iria receber um prêmio pelo conjunto de sua obra , num festival de cinema , na Suíça. Bem ... nessas alturas do campeonato : receberia o prêmio ou seria preso ? naturalmente esconderan-no e sua porta-voz, dizia para a polícia que nãotinha amínima idéia de onde ele estava. NÃO ???
rsrs, claro que sabia ... Mas depois , se não me falha a memória , ele foi encontrado , mas estava sob vigilância para resguardar sua integridade , sua segurança , disse alguém, lá em Zuruque .
Um complexo processo corre contra ele nos EUA, desde 1977 ,quando foi condenado por fazer sexo com uma menina de 13 anos . Mas em 1978 ele fugiu para a França e nunca mais pisou em terras norte-americanas , sob o risco de ser preso.
E só agora é que o caso foi reaberto . A Suíça ( é "fogo" , lembra do caso daquela moça baiana, Ana Paula ou Paola , no ano pasado ? ) , tem acordo de extradição com os States e pode enviar o diretor para o país . O Ministro da Justiça , suíço, não elimina a possibilidade de que Roman Polanski , diretor de sucesso ( lembra de O Bebê de Rosemary , Chinatow , entre utos ?) , possa ser libertado sob fiança e condições estritas de não sair da Suíça . Mas... mas .. mas ... o Ministro da Relações Exteriores Bernard Kouchner ( não confundir com o argentino , marido da Presidenta ) , afirmou esperar que Polanski possa ser imediatamente libertado e definiu a prisão como "sinistra" , rsrsrs . E, de novo entra a hillary , que recebe carta dele , e ... o angu , recomeça .
Roman tem dupla cidadania francesa e polonesa. Contratou o advogado suíço Lorenz Erni , para representá-lo ( e, está muuuiiitooo bem repersentado $$$$$$ ) . Bem ... e nesse rolo todo , que , também tem FORA do Brasil , é bem provavel que ele fique preso alguns meses , a não sr que abra mão de qualquer recurso contra sua extradição . Fala a verdade..... E la nave va....
Kalena ... se eu fosse advogada.... Fev. 2010.