BARROCOS : O BOCA do INFERNO
" Há grande alegria nos céus quando um pecador se arrepende"
Esta é uma passagem do Evangelho de de São Lucas , e é assim que termina a Parábola da OVELHA PERDIDA , narrada por jesus Cristo .
E assim , também , vem á tona O BOCA do INFERNO , Gregório de Matos , um poeta barroco, considerado o maior deles e que viveu entre 1633 a 1696 . Há divergências na data do nascimento.
Quem já conhece Gregório já sabe que ele não economiza nas palavras . Sua obra é repleta de sátiras e de palvrões . É uma obra importante para p cervo cultural . Tanto é que ela se manteve inédita por muito tempo . Acontece que a bahia , sempre foi seu alvo predileto . Muito irreverente , ele retrata a Bahia , com dureza . Entre tanto , mesmo sendo assim , ele nunca desprezou a paixão humana . A paixão religiosa . Vide o poema que segue logo abaixo. Sua paixão religiosa .
A JESUS CRISTO NOSSO SENHOR
Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,
da vossa alta clemência me despido;
porque, quanto mais tenho delinqüido,
vos tenho a perdoar mais empenhado.
Se basta a vos irar tanto pecado,
a abrandar-vos sobeja um só gemido:
que a mesma culpa, que vos há ofendido
vos tem para o perdão lisonjeado.
Se uma ovelha perdida, e já cobrada
glória tal e prazer tão repentino
vos deu, como afirmais na sacra história,
eu sou Senhor, a ovelha desgarrada,
cobrai-a; e não queirais, pastor divino,
perder na vossa ovelha, a vossa glória.
( GREGÓRIO de MATOS )
Gregório , nunca deixou de valorizar , também , a natureza. Sua obra tem umas divisões . Para efeito de estudo , é bem bacana esses divisões : Poesia Lírica Religiosa (acima). Ainda na lírica ele aborda a AMOROSA e a FILOSÓFICA. Em cada uma delas , ele aborda temas apaixonantes como o PECADO , o ARREPENDIMENTO , o AMOR a DEUS , sempre se bseando em referências bíblicas.
Ele usa um linguagem bastante culta e sempre carregada de figuras de linguagem. Bem , Gregório é assim . Não tem papas na língua . Já na poesua LÍRICA AMOROSA ele deixa clara a dualidade amorosa entre carne e esírito , e isto ocasiona um sentimento de culpa no plano espiritual.
Já na FILOSÓFICA , os textos referenciam-se à desordem do mundo e às desilusões do homem perante a realidade . Suas sátiras levaram-no a ser conhecido como "BOCA DO INFERNO" . Na sua linguagem , não economisa nada , palavrões à bessa e críticas. E nessa linguagem ele ainda agregava termos indígenas e africanos
Eis um exemplo dos muitos "retratos" que Gregório de Matos compôs:
Soneto
A cada canto um grande conselheiro,
Que nos quer governar cabana, e vinha,
Não sabem governar sua cozinha,
E podem governar o mundo inteiro.
Em cada porta um freqüentado olheiro,
Que a vida do vizinho, e da vizinha
Pesquisa. Escuta, espreita, e esquadrinha,
Para levar à Praça, e ao Terreiro.
Muitos mulatos desavergonhados,
Trazidos pelos pés os homens nobres,
Posta nas palmas toda picardia.
Estupendas usuras nos mercados,
Todos, os que não furtam, muito pobres,
E eis aqui a cidade da Bahia.
Nesse texto o poeta expõe os personagens que circulavam pela cidade de
Salvador - conhecida como Bahia- desde as mais altas autoridades até os
mais pobres escravos.
Gregório gabava-se da sua linguagem obscena. Paquerava toda mulher. Mas assim com rapidez, se não desse certo com uma , partia já para outra , nem que fossem irmãs. Se não me engano foi acusado de plágio . Ele nutria desdém pelos mestiços , como :
Não sei para que é nascer
Neste Brasil empestado
Um homem branco e honrado
sem outra raça .
Terra tão groseira e crassa ,
Que a ninguém se tem respeito
Salvo se mostra algum feito
De ser mulato...
E por aí vai mostrando seu desdém e seu orgulho de ser branco corroborando o conceito clássico : "Bahia, inferno dos negros , purgatório dos brancos e paraíso dos mulatos".
Fico , por aqui. meu estudo e meu trabalho é muito maior , mas impossível de resumir . E não vou colocar todo o meu estudo . Não se pode resumir Gregório , é tudo muito abundante , recheado de ditos , de trovas , poemas , dizeres , etc... A pesquisa , agora é sua , leitor . E o estudo também... rs Beijos .
Kalena, fev. 2010 .