ATerra DAS IDÉIAS

"Referencia cultural

e econômica, a Ale-

manha ainda se

destaca pela

beleza" (Callena)

Ao me lembrar das passagens e estadas que fiz na Alemanha , sempre vem o fantasma da Segunda Guerra Mundial . Mas tento , baixar o "muro" e ver a Alemanha como um belo país em determinadas coisas. Sua cultura e sua economia é de tirar o chapéu.

Historicamente , a Alemanha é chamada "Terra das Idéias" . Só para se ter uma noção , de lá saíram grandes nomes de reconhe-

cimento mundial, principalmente na área da cultura, moldada pelas principais tendências intelectuais e populares da Europa .

Na Alemanha , os estados federais são encarregados das instituições culturais . pelo oque eu sei, até agora, existem 240 teatros subsidiados , centenas de orquestras sinfônicas, milhares de museus e maia de 25 mil bibliotecas espalhadas pelos 16 estados . E a maravilha disso tudo é que , essas oportunidades culturais são aproveitadas anualmente por milhões de pessoas . Muita gente vai atrás da cultura. Não desperdiçam nada . Escritores, poetas , cientistas , atores, pintores, etc... vão atrás da cultura . Imagine um escritor que não tenha cultura geral . O que ele vai escrever ? Como vai contextualizar ou mesmo fazer citações importantes, em suas obras ? Vão e, vão , mesmo, atrás da cultura . E a Alemanha é um celeiro fértil , profícuo, riquíssimo .

Veja só : o país esportou alguns dos compositores de música clássica , renomados no mundo todo . Por exemplo : Ludwig Van Beethoven , Johann Sebastian Bach , Johannes Brahms , Richard Wagner e outros ... Eu vi , na Alemanha , uma pesquisa que , ela é o quinto maior mercado de música no mundo e , além disso influenciou o pop e o rock através de artistas como Kraftwerk , Scorpions, e Rammstein. E os pintores ??? Diversos pintores alemães obtiveram prestígio internacional através de seus trabalhos em vários estilos artísticos . Exemplo : Hans Holbein , Mathias Grunewald , Durer ( renascimento ) , Caspar David Friendrich ( Romantismo ) e ainda Max Ernst , do Surrealismo. E outros que nem me lembro...No movimento modernista , especialmente o de Bauhaus , a Alemanha estava no meio. O PIB ( Produto interno bruto - não sei em alemão ) é elevadíssimo , o que fez com que a Alemanha fosse e é um dos paises mais importantes do planeta. Há condição de vida muito boa, para a população , há prosperidade econômica , ocupando um lugar de destaque dentro da economia do continente europeu . Parece-me que é a terceira em nível global .

E mais : a organização é um ponto marcante ; o transporte público é integrado , os metrôs raramente atrasam E se atrasam , não ultrapassam os 3 minutos . O que me impressiona , na Europa de um modo geral , é que não se vê gente nos metros dormindo , ou olhando para o vizinho de banco . Quase todos estão lendo . Sim , LENDO . O s que estão na "boa vida" , rs , nos metrôs e trens e õnibus , NÃO são europeus . São de outras nacionalidades , inclusive brasileiros . rsrs . Há exceções é claro. A vida noturna é boa ... Berlim é maravilhosa . Super reconstruída . Os pontos turísticos são muitos ... Bom , a Europa é o que há . É Universidade, é cultura , é beleza , é paisagens , é o querer aprender , é o que é ... rs . Junte um dinheiro e dê um pulinho por lá .... Eu paro aqui.... O assunto daria e dá um livro , ou dois , ou três livros ... Eu adoro... não troco a Europa por nada... Ficam aqui , algumas coisinhas que captei em minhas viagens ... Mas os olhares não param aqui, naturalmente ... Até ...

Callena , fev. 2010.

::::::::::*****ooooo*****::::::::::

kalena
Enviado por kalena em 04/02/2010
Código do texto: T2069550
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.