OH! Que saudades Que Eu Tenho ...
Oh! que saudades que eu tenho
Da aurora da minha vida
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais !
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardesfagueiras,
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais !
MEUS OITO ANOS - Casimiro de Abreu.
Antes da chegada dos anos 50 as crianças da época se divertiam com brincadeiras de rua. Depois da televisão aos poucos
elas foram entrando para dentrode casa e assim, com o passar dos anos e a evolução da tecnologia , as brincadeiras ficaram confinadas em duas caixas quase mágicas : a televisão e o computador.
O cenário infanti passou a ser assim regado de cores e tecnologia. O pique-pega passou a jogo de tabuleiro , a brincadeira
polícia-e-ladrão , o jogo de bete , os carrinhos de rolimã , as pedaladas na rua en frente de casa , o paasa-anel , as cantigas de roda, transformaram-se em jogos eletrônicos , onde os dedos e o cérebro se movimentam freneticamente. Mas somente eles, enquanto o resto do corpo fica parado , sem se quer piscar.
Há vários fatores que contribuíram para esse deslocamento dos jogos de rua para as telinhas da Tv e do PC . Dentre eles , talvez o mais óbvio sejam a urbanização acelerada que aumentou a violência nos grandes centros ( e também nos pequenos ) e a evolução quse descontrolada da tecnologia. As novas tecnologias estão sendo modificadas a cada segundo , e as crianças dessa gera-
ção já estão acostumadas , lidando melhor com as mudanças repentinas e com os milhares de botões que muitos adultos não fazem idéia de como operar e para o que servem.
Playstation, Nintendo WII , Box, ou então Crisis , Counter Strike , Mario Bros ( nem sei se escrevi direito , pois tenho problemas com nomes de qualquer espécie ) dentre outros nomes de jogos e ví-deos -games estão na boca das crianças , que nem sequer sabem o que é procurar em uma enciclopédia , mas que são mestres em fazer pesquisas escolares no Google e em outros sites de busca.
Pular corda , anarelinha , pique-esconde , agora são exercícios nas aulas de educação física. A maioria das brincadeiras cibernéticas não exige mais do corpo da criança , em contrapartida é preciso muita atenção e pensamento lógico O verbo brincar , que ocupava grande parte do tempo das crianças de não tão antigamente, a cerca de duas gerações atrás , adquiriu significados distintos nos tempos contemporâneos . Antigamente ( nem tanto antigamente) as crianças conviviam com od vizinhos , tocavam a campainha, saiam correndo, saiam pelas ruas, corriam e se reuniam para brincar de pique-pique ( bem , eu nunca fiz isso , em criança ) . Hoje em dia elas trocam arquivos pelo MSN , disputam jogos-online e conversam com crianças de todo o Brasil e quem sabe outros idiomas, conversam com o mundo . ( isso também nunca fiz e não faço ) . O que não pode ser esquecido , e o que é de fato inortante , é ser criança .CRIANÇA , MESMO !!!!! Isso é que é importante. E não a criança ser adulta em miniatura .
É preciso que os pais fiquem mais atentos . A NET é um perigo para as crianças . UM PERIGO !!!! E tem muitos pais irresponsáveis . E querem , eles , VIVER A VIDA , e os filhos ....
É preciso desligar a cabeça de tanta informação e tantos relacionamentos e nada melhor do que pegar seus filhos e procurar brincar e conversar com eles , em uma área verde , ar livre e puro ( se possivel ) e brincar com as crianças , conversar e procurar orientar os adolescentes e não esquecer que teem ,também ,filhos já adultos que necessitam da presença dos pais . E os pais não teem vez ???? Claro que teem . E teem também que ter mais juízo do que os filhos . E ajam , como tais. BOA SORTE !!!
Prós e Contras do Vídeo- -Game . Existem ,mas desenvolverei esse texto em outra oportunidade. Fico por aqui.
Callena : ai... que saudades ..... Jan.2010.
:::::*****oooo¨*****:::::