Discriminação
O que é viver numa sociedade justa, sem barreiras, sem objeções, sem diferenças na maneira de tratar e ser tratado, sem preconceitos, sem exclusões?
Li um dia num artigo que as pessoas são iguais para com seus iguais e diferentes para seus diferentes. Ou seja. O negro não conseguirá enxergar noutro negro motivos para o discriminar, mas num branco sim e vice-versa. A possibilidade de que isso seja apenas uma declaração singular sem fundamento é enorme, porém os fatos provam que isso é possível sim e acontece no nosso meio com mais frequência do que possámos imaginar.
O siginificado de discriminação, no entanto é fazer distinção entre os seres humanos. Decriminação social, racial, sociólogica, religiosa, sexual, por idade ou nacionalidade. As pessoas são exclusas da sociedade e tratadas como criminais ou qualquer doença sem cura.
No Brasil , em 1966 os responsáveis votaram numa lei que define muito bem a discriminação e o preconceito. Qualquer tipo de exclusão, restrição devido à raça, ou distinção entre os povos é considerado um crime.
Num país onde os grupos étnicos são de uma variedade impressionante, é possível que as pessoas não saibam distinguir o que é discriminar e o que é respeitar os costumes, as origens e as crenças do próximo. Talvez isso seja apenas uma desculpa por não saber lidar com a diferença.
Todos nós temos o direito e o dever de respeitar o espaço alheio. Respeite o próximo e você estará respeitando a você mesmo.
http://xavierdasilva.blogspot.com