Cidadania e Boa vontade !!!
O Brasil, como todo mundo sabe é um país de dimensões continentais e, por isso mesmo ostenta uma multiplicidade de costumes , de carências e até de linguagem . E isso surpreende , principalmente os estudiosos que tomam contato com a realidade deste País .É tão diverso quanto possível , apesar de manter unificada sua identidade cultural . Haja vista que , desde a cidade mais "civilizada" até os mais recônditos sertões , percebe-se que a realidade vai se metamorfoseando na paisagem , na história de cada pedacinho de chão .
´Há, sim , contrastes de Metrópolis de Primeiro Mundo com a realidade rudimentar dos confins. Aí se misturam riqueza e pobreza. Riqueza e miséria , civilização e natureza amalgamadas pelo cruel destino. E como é posível falar em unidade nacional , sem romper barreiras , sem romper fronteiras, ultrapassar guetos e territórios , transformando o povo do Brasil em uma só nação. Em troca partilharia suas conquistas e diferenças , partilharia seus problemas e soluções , atravéa de AÇÕES e não só REFLEXÕES ( ficam refletindo anos e anos e nada sai do papel: só falatórios e projetos armazenados num cofre , cuja chave foi perdida ) . Sabe como ? Com uma política ágil de crescimento e ADEQUADA a cada região . Pondo a mão na massa e não sentados em seus gabinetes , escritórios ou seja lá o que for . Falatórios , precisam de esparadrapos ( para fechar a boca ) . Uma coisa é certa : as diferenças sociais devem ser sobrepostas e os PROJETOS ( de verdade ) de integração e desenvolvimento devem contemplar todas as cores da sociedade.
Conversando , dia desses , com uma pesoa do governo , ou melhor, ligada ideologicamente ao governo , perguntei com estavam caminhando os projetos para a diminuição das enchentes . Ovi : Ah ... estamos RELFETINDO , para chegarmos à melhor solução. Disse eu :_ Mas desde janeiro de 2009 , até agora a equipe ainda não REFLETIU ??? Creio que no ano 50080 teremos, então novidades ??? Ele sorriu , apenas.
Ainda bem que na contramão do sorriso , para alguns poucos jovens , o verdadeiro Brasil se descortina através das ações de voluntariado. O Projeto Rondom , por exemplo que desde 2005 , reviveu , tem oferecido oprtunidades a estudante universitários compartilharem suas experiências pessoais e acadêmicas com as comunidades mais distantes, levando programas de atenção social , de saúde , educação , com o objetivo maior de desenvolver CIDADANIA , qualidade de vida e desenvolvimento sustentável .
Tem sim , esse Pojeto maravilhoso . Não quer participar ? tudo bem , não participe , mas nada de falar : ah... eu gostaria de ajudar , mas como ???? Está aó o como !!! Outro dia , num comentário que eu fiz nun belo texto da Anabailune , eu contei a histórinha de um casal , jovem , de médicos , que ficaram um ao rodando o mundo , oferecendo suas visitar médicas a quem nunca tinha visto um medico na vida . Claro que contaram com os patrocínios de Empresas que pensam no HUMANO e não só no bolso.
Há todo um Universo a ser descoberto , neste Basilzão com mais de 5 milhões e meio de km2 . Para cada região há uma cultura , uma forma de encarar o mundo que não necessariamente denote pobreza, como as grandes cidades , embaixo de pontes e favelas, mas um modo particular de ser. A troca é salutar . Ao levar socorro para alguém o jovem traz tranquilidade , alegria . Volta com um brilho diferente no olhar . O discurso vai ser diferente . Nada de demagogia . Ele traz o desvendamento do segredo que une tantas pessoas diferentes que vivem sob o mesmo teto : o Brasil . E quanto custa para o jovem que compartilha ? NADA !!!> Só a boa vontade.