LITERATURA – "A FAVELA ENCANTADA"
Com autorização da colunista, publico o artigo que vai circular nos jornais de Santa Catarina.
o-o-o-o-o-o-o-o
Chapecó é destaque na Literatura Catarinense com o Romance:
A FAVELA ENCANTADA, de Afonso Martini.
Laureado pela Academia Catarinense de Letras como melhor Romance Publicado em 2007/2008.
Afonso Martini conquistou a primazia em âmbito estadual, na categoria “romance”, eis que “A Favela Encantada” foi laureado pela Academia Catarinense de Letras como Melhor Romance Publicado no período de 2007/2008.
“A Favela Encantada” nasceu de um desafio que lhe foi lançado em uma palestra realizada no SESC/Chapecó pelo também poeta e escritor Silvério da Costa, quando proferiu a sentença: “Agora o escritor Afonso Martini deve à sociedade chapecoense um romance” ...e ele topou! Como já pensava, há longa data, expor através da palavra escrita suas ideias e ideais (...românticos?...).
Para melhor juízo se fazer sobre o valor deste livro, nada melhor que “ouvir” o imortal crítico de literatura, Dr. Lauro Junkes, que expôs suas sábias considerações na Revista da Academia Catarinense de Letras. Escreve em seu comentário que: “Um dos aspectos positivamente relevantes da arte do romance de Afonso Martini se corporifica na habilidosa criação e moldagem das personagens. Embora o relato se mantenha, inicialmente por longo tempo, em pura técnica narrativa, com menor dramatização, o perfil das personagens vai assumindo definições progressivamente envolventes, emergindo com intensa vitalidade do corpo verbal para a atuação contagiante”.
Por último, foi dito pelo autor que está sondando as autoridades universitárias, com o propósito de incluir este título no roteiro dos vestibulares. Se isso acontecer será mais uma vitória e, diga-se a bem da verdade, inédita, para Chapecó, haja vista que seria o primeiro livro editado em Chapecó, escrito e aqui lançado por um chapecoense, também aqui residente, na história universitária do grande oeste, a figurar como leme de literatura universitária nos vestibulares.
Elizane Lehr
Setor de Literatura
Fundação Cultural Chapecó