Projeto Golzinho nos Bairros
1. APRESENTAÇÃO
O futebol é sem dúvida alguma o esporte mais popular do planeta. Não há nenhum outro esporte que esteja tão amplamente massificado e que seja praticado da mesma maneira ao redor do mundo.
O futebol é praticado em todos os países, nos cinco continentes do globo. Independente das questões políticas, religiosas, econômicas ou sociais, o futebol faz parte do cotidiano de todas as sociedades atuais.
O futebol é um esporte coletivo, multidisciplinar, socializante e agonístico por excelência, e serve para o desenvolvimento do caráter e da personalidade das pessoas que praticam essa arte.
No Brasil, os registros oficiais mostram que o futebol começou a ser praticado em 1894, no Estado de São Paulo, trazido por Charles Miller, que ao retornar da Inglaterra, onde fora estudar, trouxe as primeiras bolas, uniformes e chuteiras. Em poucos anos, nasceu entre o povo brasileiro a paixão pela bola e a difusão do futebol ocorreu de forma ampla (MELO, 2008).
Inicialmente, esse esporte só era praticado por pessoas de classes mais abastadas, mas a popularização rápida do futebol em várias regiões do país fez com que esse esporte começasse a ser praticado pelas camadas mais pobres da população. Assim, o futebol começou a ser jogado de forma aberta e espontânea em todas as localidades do Brasil.
Hoje em qualquer cidade ou povoado é possível encontrar crianças, jovens e adultos praticando esse esporte por meio das “peladas”, que ocorrem geralmente em campos improvisados. Desde cedo, as crianças brasileiras iniciam o contato com a cultura das brincadeiras de bola com os pés por meio das “rebatidas”, “controles” e “bobinhos”, que são praticados nos quintais, nos parques, nas praças e até mesmo nas ruas e vielas da periferia. Dessa forma, em muitos lugares as “peladas” e essas brincadeiras infantis com a bola são as únicas formas de lazer e entretenimento para milhões de crianças carentes, especialmente nas cidades interioranas e nas periferias dos grandes centros urbanos.
Sabendo disso, propomos que a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte, realize o “Projeto Golzinho nos Bairros” como uma forma de valorizar essa prática esportiva tão marcante em nossa cidade. Esse Projeto será executado por meio da criação do “Torneio Municipal de Futebol de Rua”.
Destacamos que essa proposta se espelha em inúmeros trabalhos realizados por instituições públicas e privadas e por Organizações Não Governamentais (ONG) de todo país, especialmente nos trabalhos do escritor e professor de Educação Física, Manoel Luis Melo, conhecido popularmente como “Luizinho Bola Cheia”, de João Pessoa (PB) e do professor Márcio Fernando Utzig, de Porto União (SC).
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
- Promover um “Torneio Esportivo” com caráter democrático, de ampla participação popular, que incentive a prática do futebol, contribuindo assim para a difusão e valorização desse esporte em nosso município e região.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Os objetivos específicos do “Projeto Golzinho nos Bairros” são:
- Possibilitar por meio do esporte um espaço para lazer, socialização, motivação e recuperação da auto-estima das crianças e adolescentes de nossa cidade;
- Promover o intercâmbio entre os professores de Educação Física das Escolas Municipais e os atletas dos Clubes e Associações Esportivas de nosso município;
- Aliar a prática do futebol com as atividades pedagógicas das Escolas, com acompanhamento dos professores de Educação Física e da comunidade em geral;
- Proporcionar a formação de talentos para transformá-los em novos atletas, garantindo assim a base para o crescimento do esporte profissional em nossa região;
- Tornar tradicional a execução de um “Torneio Municipal de Futebol de Rua”.
3. JUSTIFICATIVA
Boa parte das crianças e jovens brasileiros sonha um dia poder ser um atleta profissional de futebol. Muitos até procuram se espelhar em outros atletas que jogaram ou estão jogando por vários clubes do Brasil e do mundo. Grande parte desse interesse dos garotos de um dia poderem jogar em um grande clube brasileiro ou mesmo do exterior está associado ao desejo de vencerem as dificuldades que a maioria enfrenta e, assim, buscarem melhorias para si e suas famílias (MELO, 2008). Dessa forma, “Projeto Golzinho nos Bairros” une a paixão que o povo brasileiro tem pelo futebol à perspectiva de um futuro melhor para as crianças e jovens de nossa cidade.
Acreditamos que a execução desse Projeto servirá como um momento de entretenimento familiar e de promoção do esporte, onde as famílias poderão estar presentes para se divertirem de forma saudável.
O “Torneio Municipal de Futebol de Rua” será uma ótima oportunidade para que os jovens possam mostrar o seu talento, além de servir como uma atividade que pode ajudar muitas crianças e adolescentes a se manterem longe de algumas armadilhas que permeiam o mundo atual, como por exemplo, a violência e as drogas.
É sabido que a prática do esporte é importante para o desenvolvimento da criança, pois ele viabiliza a possibilidade de estruturação da personalidade e da socialização, por que permite que o indivíduo se conheça melhor.
Diversas experiências bem sucedidas em todo país, especialmente nos trabalhos executados pelas escolinhas particulares de futebol, mostram que essa prática favorece o processo educacional não-formal que se evidencia com mais ênfase na percepção das relações sociais por parte dos seus praticantes: o respeito a normas, ao trabalho em equipe e a importância da dedicação individual, entre outros valores (MELO, 2008).
O esporte serve como um relevante estímulo à criatividade, além de despertar na criança e adolescente a valorização e respeito às diferenças individuais, construindo, com isso, a harmonia, a disciplina e a concentração em âmbito da Escola, da família e da comunidade de modo geral.
Espera-se portanto que o “Projeto Golzinho nos Bairros” possa trazer benefícios diretos na qualidade de vida de nossa população por meio da socialização familiar e da melhoria do rendimento escolar dos alunos, além é claro de servir para revelar novos talentos para o futebol, incentivando assim o crescimento profissional dos Clubes e Associações Esportivas de nosso município e região.
4. PARCEIROS DO PROJETO GOLZINHO NOS BAIRROS
O “Projeto Golzinho nos Bairros” será executado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, e terá duração indeterminada, pois se espera que esse trabalho seja algo contínuo dentro das ações de incentivo a pratica esportiva de nosso município.
Aqui estão relacionados os potenciais parceiros desse “Projeto Golzinho nos Bairros”. É importante mencionar que cada um deles executa ações relacionadas às metas e objetivos propostos aqui, e que todos eles já possuem pessoas e trabalhos relacionados à temática do esporte.
- Secretaria Municipal de Educação;
- Secretaria Municipal de Comunicação;
- Conselho Municipal de Esporte;
- Clubes e Associações Esportivas;
- Universidades Federais, Estaduais e Municipais;
- Associações Municipais de Moradores de Bairros;
- Lojas de Material Esportivo;
- Rádios e Televisões locais.
5. METODOLOGIA
Por meio do “Projeto Golzinho nos Bairros” propomos a realização do “Torneio Municipal de Futebol de Rua”, que será um espaço democrático e promotor do esporte para população de nosso município.
Esse Torneio será organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte. A execução dessa proposta contará, ainda, com envolvimento das Associações Municipais de Moradores de Bairros, Lojas de Material Esportivo, Clubes e Associações Esportivas, Veículos de Comunicação, Universidades locais e voluntários da comunidade em geral.
Assim, a Secretaria Municipal de Esporte lançará o “Torneio Municipal de Futebol de Rua”, através da publicação de Edital contendo informações sobre as datas e locais de realização das Etapas do Torneio, as regras de participação, os valores da premiação, entre outras coisas.
O “Torneio Municipal de Futebol de Rua” será dividido em 02 fases: (1) Etapas nos Bairros, (2) Fase Final, que contará com a competição dos vencedores das Etapas nos Bairros. Essas 02 fases ocorrerão em seqüência, sendo que será pré-requisito a participação do competidor na “Primeira fase” para a participação na “Fase Final”.
As “Etapas nos Bairros” estão previstas para ocorrer entre os meses de fevereiro e outubro. Cada uma das Etapas ocorrerá numa localidade diferente da cidade e terá duração de um dia inteiro, ocorrendo sempre no domingo, das 07:00 às 17:00 horas, em data a ser divulgada no Edital e nos veículos de comunicação da cidade.
A “Fase Final” irá ocorrer no mês de novembro, também num domingo, das 07:00 às 17:00 horas.
As crianças e adolescentes interessados em participar poderão fazer suas inscrições na véspera de cada etapa (sábado), através do preenchimento de uma ficha. Para a inscrição será necessário preencher a ficha de inscrição, com apresentação de um comprovante de residência do participante.
Cada participante poderá se inscrever representando seu bairro ou Escola. Não haverá limites de inscrições, pois a intenção desse “Torneio” é possibilitar o maior número de crianças e adolescentes.
As inscrições poderão ser feitas em uma das 03 (três) categorias: (1) infantil, (2) infanto-juvenil e (3) juvenil. Nessas 03 (três) categorias serão inscritas crianças que deverão jogar em duplas. Caso a criança não se apresente com um parceiro, haverá o sorteio a indicação de um outro participante para compor uma dupla com a criança ou adolescente que estiver sozinho, respeitando é calor a categoria de inscrição.
Os participantes da categoria infantil devem ter de 08 a 10, até a data de inscrição. A categoria infanto-juvenil enquadra os participantes que tiverem de 11 a 14 anos. A categoria juvenil engloba os participantes que tiverem de 15 a 17. Será aceita a inscrição de participantes com idades diferentes, sendo que a inscrição na respectiva categoria será feita considerando sempre a idade do jogador mais velho, ou seja, se um integrante tiver a idade para se inscrever na categoria “infantil” e o seu parceiro de jogo tiver a idade da categoria “infanto-juvenil”, seguindo o critério de maior idade a dupla deverá se inscrever nessa última categoria (“infanto-juvenil”). E, assim, da mesma forma para a categoria “juvenil”.
As “Etapas nos Bairros” acontecerão em “Escolas Municipais”, que será noticiada previamente com ampla divulgação da data, que ocorrerá por meio do site da Prefeitura Municipal, de propaganda sonora em carro-de-som, nas rádios e televisões locais. A “Etapa Final” contará com a participação das equipes vencedores nas “Etapas nos Bairros” e ocorrerá no “Ginásio Municipal”.
Nas “Etapas nos Bairros”, cada partida terá duração de 05 (cinco) minutos, com prorrogação de 02 (dois) minutos. A dupla que fizer o primeiro gol será a vencedora. Após a prorrogação, em caso de ausência de gols, a partida será definida por pênaltis.
A ordem de participação dos jogadores ocorrerá segundo a ordem de inscrição. Aquele criança ou adolescente que causar qualquer desordem ou desrespeitar o juiz e membros da equipe organizadora terá sua participação desclassificada automaticamente.
Ao final de cada “Etapa nos Bairros”, a equipe organizadora premiará com medalhas e camisas as 10 (dez) duplas classificadas. Na “Fase Final” haverá a premiação de troféus e dinheiro para as 03 (três) melhores duplas classificadas em cada categoria (“infantil”, “infanto-juvenil” e “adulto”). Para a premiação das melhores duplas será pela contagem das vitórias nos jogos e haverá uma avaliação geral das duplas que chegaram na “Fase Final” do “Torneio Municipal de Futebol de Rua” por meio dos seguintes critérios: criatividade, domínio da bola e postura em quadra. Avaliação será anunciada pela comissão julgadora (composta por professores de Educação Física) em notas de 0 (zero) à 10 (dez) pontos.
Na “Fase Final” não haverá empate em nenhuma das categorias e os vencedores receberão os prêmios no dia do evento, às 18:00 horas, por autoridades locais, e terão seus nomes divulgados posteriormente no site da Prefeitura Municipal e nos demais veículos de comunicação de nossa cidade.
Os prêmios se diferenciarão de acordo com classificação, sendo: R$ 300,00 (1º lugar), R$ 200,00 (2º lugar) e R$ 100,00 (3º Lugar).
Como estímulo a participação de todos os munícipes nessa grande comemoração, a Secretaria Municipal de Comunicação ficará responsável pela ampla divulgação que ocorrerá no site da Prefeitura, nas Escolas, nas rádios, nos jornais escritos e demais veículos de comunicação.
6. RECURSOS UTILIZADOS
Nesse tópico estão incluídos todos os recursos humanos, materiais e financeiros previstos para serem utilizados nas ações propostas. Destacamos que o quantitativo de tais recursos previstos pode sofrer pequenas variações ao longo da execução das ações, pois acreditamos que à medida que os resultados das primeiras ações forem chegando, conseguiremos o envolvimento de mais recursos humanos, o que, caso ocorra, certamente será favorável para a ampliação também dos recursos materiais e financeiros.
Informamos ainda que o item recursos humanos se refere apenas às pessoas que estarão executando as ações propostas, o que não inclui toda a parcela da comunidade que estará sendo atingida pelo presente Projeto. Dessa forma, não há previsão para gastos adicionais com os recursos humanos (como por exemplo com a contratação de prestadores de serviço), pois a maioria dos profissionais envolvidos é composta de servidores públicos da Escola ou das entidades e órgãos parceiros. Assim, os gastos financeiros serão aplicados apenas na produção e aquisição de recursos materiais, que estão detalhadamente descritos a seguir.
6.1 RECURSOS HUMANOS
- Equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Esporte;
- Coordenação de Supervisão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação;
- Equipe pedagógica da Escola;
- Equipe administrativa da Escola;
- Membros do Conselho Municipal de Esporte;
- Atletas dos Clubes e Associações Esportivas;
- Representantes da Associação Municipal de Moradores;
- Representantes das Rádios e Televisões locais;
- Professores dos cursos de Educação Física de Universidades locais.
6.2 RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS
Os recursos empregados se referem apenas aos itens necessários para a realização das Etapas do “Torneio Municipal de Futebol de Rua”, que fazem parte do patrimônio da Secretaria Municipal de Esportes.
- Traves para o gol;
- Bolas de futebol;
- Apitos para os juizes;
- Camisas e bonés para a equipe organizadora
- Equipamento de som, com caixas e microfone;
- Câmera fotográfica para registro das partidas.
7. AVALIAÇÃO
Após cada Etapa do “Torneio Municipal de Futebol de Rua”, a equipe organizadora fará um “Relatório de Avaliação” dos resultados, quando trará o apontamento das metas alcançadas, especialmente no que se refere ao número de inscrições, os gastos financeiros, o público presente, e o grau de aceitação do público participante.
Esse trabalho de avaliação será importante para se ter uma opinião clara e tecnicamente embasada dos resultados obtidos do “Projeto Golzinho nos Bairros”, o que certamente possibilitará um melhor desempenho na realização de outros trabalhos e eventos realizados pela Prefeitura Municipal e parceiros.
8. CRONOGRAMA
------------------------ Cronograma do Projeto -------------------
Atividades ------------------- Meses ----------------------------
----Jan--Fev--Mar--Abr--Mai--Jun--Jul--Ago--Set--Out--Nov--Dez--
1ª - X -----------------------------------------------------------
2ª - X -----------------------------------------------------------
3ª ----- X -- X -- X -- X -- X ---- X -- X -- X -------------
4ª ---------------------------------------------------- X --------
5ª ----- X -- X -- X -- X -- X -- X -- X -- X -- X -- X -- X ---
6ª ----- X -- X -- X -- X -- X -- X -- X -- X -- X -- X -- X ---
Descrição das atividades: 1ª – Elaboração do Projeto e preparativos iniciais; 2ª – Estabelecimento de parcerias; 3ª – “Etapas nos Bairros”; 4ª – “Fase Final”; 5ª - Divulgação dos resultados; e 6ª - Avaliação do Projeto.
09. ANEXO
Modelo de Camisa do “Projeto Golzinho nos Bairros”, que será usada pela equipe de organizadores e colaboradores e, também, pelas crianças e adolescentes vencedores de cada etapa do “Torneio Municipal de Futebol de Rua”.
10. BIBLIOGRAFIA
CMM – Comunidade Assistencial da Medalha Milagrosa. 2009. Projeto Futebol da Comunidade Assistencial da Medalha Milagrosa. Disponível em: http://www.cmm.org.br/projeto-futebol-cmm_11.html
Fundação Tide Setubal. 2009. Projeto Futebol e Cidadania. São Paulo. 6p. Disponpível em: http://www.ftas.org.br/ftas/
MELO, Manoel Luis. 2004. Futebol também se aprende na escola. João Pessoa (PB), CFT.
MELO, Manoel Luis. 2007. Projeto Atleta Cidadão do Futebol. Campina Grande (PB).
MELO, Manoel Luis.2008. Importância das escolinhas de Futebol na formação do jovem atleta em Campina Grande – Paraíba. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa – PB (Dissertação de Mestrado). 97p. Disponível em: http://www.projetofutebolsocial.com/dissertacao.html
SALERA JUNIOR, G. 2008. Projeto de Educação Ambiental na Escola. Gurupi (TO). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1112201
SALERA JUNIOR, G. 2009. Projeto Festival de Pipa. Gurupi (TO). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1444428
SSP/ DF – Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. 2009. Projeto Esporte à Meia-Noite. Brasília (DF). 6p. Disponível em: http://www.ssp.df.gov.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=9014
STEINBRUCH, B. 2009. O Futebol e Escola. Disponível em: http://www.universia.com.br/html/noticia/noticia_clipping_dadaj.html
STREAPCO, J. P. 2006. Bate-bola na Escola. Escola on-line. Ed. 192 - mai/2006. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/
WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2009. Desporte. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Desporto
WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2009. Futebol. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/História_do_futebol
WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2009. Futebol do Brasil. Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_do_Brasil
11. AGRADECIMENTOS
A realização deste trabalho só foi possível com o apoio recebido de diversos amigos e colegas, a quem sou profundamente grato. Agradeço a todos, em especial aos amigos do IBAMA, do ICMBIO e da Prefeitura Municipal de Breves.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Ilha de Marajó - PA, Dezembro de 2009.
Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187
Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior