DIA DA CONCIÊNCIA NEGRA
 
        Um marco no calendário comemorativo, criado pelos órgãos públicos, traz em de 20 de novembro o “DIA DA CONSCIÊNICA NEGRA”. Tão grande essa data como um convite à reflexão social, cristã, do papel eminente, importante e  representativo da raça negra, quer no Brasil, como em outros recantos do mundo.
 
              No âmbito da valorização humana e religioso, desnecessário argumentar: quem somos nós para subestimar o mais próximo alheio que gravita ao nosso redor.
 
              Infelizmente o preconceito racial no mundo é algo sério, mesmo diante de grupos organizados com propostas de mostrar o valor, como também no aspecto de defesa.
 
             Sofridos irmãos negros ainda estão submetidos a tanta hipocrisia social, imperando a discriminação no trabalho, família, amizade, clubes, eventos sociais... Acreditamos que tudo tem o seu papel importante, digno, valorizando como cidadão e ser humano.
 
            Mesmo com um grande número de grupos religiosos, até filosóficos trabalhando em prol dessa causa justa para a melhoria e aceitação, junto ao negro, ainda não se combateu a indignidade dos discriminadores.
           
           A educação, o meio mais indicado, tem um enorme papel de responsabilidade nesse combate em favor do negro. Desenvolver palestras, debates e discussão de temas, pesquisas...é antes de tudo aprimorar conhecimento, cultura e particularmente humildade, simplicidade, aceitação como gesto humano e de valor. A criação de estratégias educativas tem um espaço bastante grande e livre diante de uma comunidade às melhorias para a sua própria coletividade, porque o negro está presente em todos os lugares, dentro do seu próprio livre arbítrio.
 
           É exemplar o papel da raça negra no Brasil. Desde a sua chegada, narradas pelos anais da história com o sofrido tráfico dos negros, submetidos à escravidão, sem nenhum direito. Um triste e lamentável episódio! O combate à discriminação teve o seu início nessa remota época, despertado pela Princesa Isabel que através da Lei Áurea colocou essa raça subestimada, em liberdade, tirando todos do cativeiro.
 
            O nosso Brasil deve muito aos negros africanos: comidas, artesanatos, danças, religiosidade, confiabilidade doméstica (através das escravas babás...), costumes e tradições. Tudo muito imortal àqueles que sempre acreditaram no negro e na sua capacidade como cidadão participativo e inteligente.
 
            Portanto conscientizar sobre o que podemos atribuir positivamente, do papel importante do negro é antes de tudo mobilizar um povo, um país, uma comunidade... para a credibilidade de um mundo melhor, dedicado como bons princípios a essa raça, dentro de toda a sua cidadania com todos os recursos de direitos e deveres.
 
             Irmanados no DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA estamos transcorrendo um dia muito festivo, feliz, acreditando mais nas vitórias do que nas derrotas sobre o que tanto se tem labutado para essa raça, deixando o negativismo sobre  eles, aos pobres de conhecimento e cultura.
 
             Parabenizando e valorizando com muito apreço os NEGROS DO BRASIL e do MUNDO concluímos:
 
             “POR MAIS DIVERSIFICADAS QUE POSSAM SER AS CORES O QUE PREVALECE É A ALVURA  DO INTELECTO INTERIOR DA ALMA”. 


ARTIGO
FONTE: DIVERSO UNIVERSO DE CRÔNICAS
Autor do texto e ilustração-Foto-(COQUEIRAIS):
Prof. Roangas -Rodolfo Antonio de Gaspari-



 
           
 
             
 
              
 
         
roangas
Enviado por roangas em 20/11/2009
Reeditado em 20/11/2009
Código do texto: T1933843
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.