Proclamação da República- continuação do texto anterior (Heróis)

Hino da Proclamação da República

Música: Leopoldo Miguez (1850/1902)

Letra: Medeiros e Albuquerque (1867/1934)

Seja um pálio de luz desdobrado.

Sob a larga amplidão destes céus

Este canto rebel que o passado

Vem remir dos mais torpes labéus!

Seja um hino de glória que fale

De esperança, de um novo porvir!

Com visões de triunfos embale

Quem por ele lutando surgir!

Liberdade! Liberdade!

Abre as asas sobre nós!

Das lutas na tempestade

Dá que ouçamos tua voz!

Nós nem cremos que escravos outrora

Tenha havido em tão nobre País...

Hoje o rubro lampejo da aurora

Acha irmãos, não tiranos hostis.

Somos todos iguais! Ao futuro

Saberemos, unidos, levar

Nosso augusto estandarte que, puro,

Brilha, ovante, da Pátria no altar!

Liberdade! Liberdade!

Abre as asas sobre nós! ...etc

Se é mister que de peitos valentes

Haja sangue em nosso pendão,

Sangue vivo do herói Tiradentes

Batizou este audaz pavilhão!

Mensageiros de paz, paz queremos,

É de amor nossa força e poder

Mas da guerra nos transes supremos

Heis de ver-nos lutar e vencer!

Liberdade! Liberdade!

Abre as asas sobre nós! etc...

Do Ipiranga é preciso que o brado

Seja um grito soberbo de fé!

O Brasil já surgiu libertado,

Sobre as púrpuras régias de pé.

Eia, pois, brasileiros avante!

Verdes louros colhamos louçãos!

Seja o nosso País triunfante,

Livre terra de livres irmãos!

Liberdade! Liberdade!

Abre as etc...

Bem . como já havia falado no texto anterior s, os ideais republicanos , navegavam nas cabeças dos brasileiros . Não queriam mais o império. Aliás , o Brasil foi o único país das Américas que adotou a forma monárquica de governo ao se tornar independente . devemos esta exceção ao fato de ter sido um membro da família real portuguesa o autor da libertação política . ( Vide, para relembrar , o texto da Independência que se encontra aqui ) . Entretando os ideais republicanos estavam presentes em várias revoltas ocorridas , seja no período colonial , seja no período imperial .

Mas. vamos , então tentar achar nossos heróis que fizeram a nossa história acontecer . Citado já no texto imediatamente anterior , gostaria de destacar Rocha Pombo ( José Francisco ) , ardoroso abolicionista e republicano , nascido em Morretes , no Paraná, em 1875 , jornalista-filólogo , historiador , professoar , político e escritor de grande valia nesse episódio . Entre muuiitosss outros. Seus livros muito conceituados são sempre consultados , nesta fase da História . Escreveu : "Simom Bolivar" em 1011 ; "No Hospício" - um livro digno de ser lido ; Nossa Pátria " ; "Marieta" e muitos outros. Foi convidado a integrar a ABC , em 1933 , ocupando a cadeira de número 39 . Mas, não houve tempo , ele morreu , no mesmo ano , antes de ser empossado .

A PROCLAMAÇÃO : depois de muitos entreveros , constitui-se em 15 de NOVEMBRO , de 1889 , o primeiro governo provisório da República . Para presidir o Governo foi escolhido o Marechal Deodoro da Fonseca . Entre os membros do ministério , destacavam-se Benjamin Constant , ministro da Guerra , e Rui Barbosa , ministro da Fazenda . Pronto !!! estava consolidada a República .

O Brasil passava a denominar-se oficialmente "República Dos Estados Unidos do Brasil ", sob a forma federativa e presidencialista . As antigas províncias passavam a formar os Estados da federação . E assim , ficou escrito (15/11 /1889 ) .

REPÚBLICA : s.f. governo de um estado em que se tem em vista o interesse geral de todos os cidadãos // Sistema de Constituição e organização política , em que o governo é exercido durante um tempo limitado por um ou mais indivíduos eleitos pela Nação e investidos de certa responsabilidade.

OBS: Há outras definições para República , outros conceitos , mas a essência permanece a mesma .

Sugestão para leitura : A Replública , de Platão - TEXTO ORIGINAL .

Voltando ao texto anterior .

Napoleão refere-se a uma reunião de condições , isto é , às oporuinidades que uma situação pode oferecer a um personagem. Co-mo num cenário teatral os atores assumem posturas de heróis . Existe um quadro do pintor David , do qual tenho a felicidade de ter uma gravura ( é só uma gravura , do quadro , rsrs , mas já me sinto feliz com isso. Comprei naEuropa , no ano retrasado e paguei uma ninharia , pela gravura , bem entendido , rsrs ) . Nesse quadro , maravilhoso (o original, claro , rss) mostra o pintor David exortando os cidadãos da República revolucionária francesa a seguirem o exemplo de uma mítica República romana povoada de super-homens , que, tendo como instrumento a sua vontade , construíram uma grande civilização. O passado torna-se mito para servir o presente.

Segundo Von Brauchitsch , há um livro do DESTINO , onde todas as coisas estão escritas. Pensamos ver o grande homem agindo , decidindo , determinando. Na verdade forças impessoais , econômicas , raciais , seja o que for , movem a história , e ele não é mais que uma roda dentada , um mero elemento de transmissão , peça de uma máquina posta em movimento , que só se move segundo o plano que a criou . Tudo o que ele fez não poderia ter sido de outra forma . Não existem alternativas históricas , porque não há escolhas possíveis . Bom , nesta altura do campeonato eu deduzo que as palavras de Von Brauchitsch qurem dizer que a HISTÓRIA HUMANA

independe do que os homens possam fazer ????? E você o que acha ???

Mas o que significa afirmar que o grande homem é feito pelas circunstâncias ? Tudo são circunstâncias : desde as condições po-líticas e econômicas da época até um tombo em criança . Equivale dizer que todos os atos do grande homem têm causa , o que é sem dúvida verdadeiro , mas não explica nada. O que acha ???

Veja , eu disse verdadeiro e não verdade. O que é diferente . !!!

Fico por aqui... tem algo da nossa gente que se assemelha ao texto? Pense que , armas e ferramentas são os dois maiores instrumentos da história . Por quê ??? Porque há uma história que é

a luta dos homens entre si e, outra que é a cooperação entre os homens na luta com a natureza. O que acha ???

Fico por aqui ... e deixo que : La nave va...

CALLENA, novembro de 2009 .

P.S- No dia 15 de novembro acontecerão as festividades , muitas festividades lúdicas , culturais , artísticas , encerrando o ano da FRANÇA no Brasil . ALLONS ENFANTS .... !!! MERCI !!!

:::::*****)))*****:::::

kalena
Enviado por kalena em 13/11/2009
Reeditado em 13/11/2009
Código do texto: T1921074
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.