De Ninho de Pássaro...a Elefante Branco
A cidade de Pequim (China) , está com um grande problema . Aquele Estádio maravilhoso, sensacional que foi construído para a
Olimpíada , em agosto do ano passado (2008) está prestes a virar um elefante branco. O Estádio Ninho de Pássaro que fez todo mundo ficar de boca aberta , virou um problema para as autoridades chinesas.
A grande dificuldade é encontrar uma finalidade para o local .
Uma obra que custou aos cofres públicos chineses a bagatela de 450 milhões de dólares e foi denominado NINHO de PÁSSARO , um nome convenhamos muito belo, poético , tem capacidade para 80 mil pessoas. Mas ele ficou lotado pouquíssimas vezes , após a Olimpíada.
Zhou Bin , responsável pela administração do local disse que existe o medo de que o estádio vire um "elefante branco". E isso , causaria , evidentemente , uma sensação de prejuízo , uma vez que está quase sempre vazio . E o monte de dinheiro gasto para a construção , parado , dando prejuízo para o país. Segundo ele , nesta semana ele está sendo usado pela Corrida dos Campeões , competi- ção de automobilismo . Mas as arquibancadas do estádio não tive -ram um grande público durante o evento . E com isso , o que sobrou mesmo , foi tentar utilizá-lo como atração turística . Para uma visita ao ´Ninho de Pássaro os turistas pagam ingresso no valor de 7 dólares. Outro problema é que o público tem diminuído a cda mês.
QUE PENA !!!
****************************************************
A SOLUÇÃO QUE VIRA PROBLEMA
Os governos e administradores estão encontrando inúmeros problemas com o dilema de conciliar desenvolvimento com a preservação ambiental . E enfrentar esse dilema é um dos desafios da modernidade. Os governantes e administradores são levados a apresentar soluções . E daí ??? Daí que essas soluções têm que aten-der à demanda por serviços e infraestrutura, garantindo o bem-estar
social e a manutenção da qualidade do meio ambiente. O crescimento das cidades é inevitável e além disso se, a cidade não cresce, o povo grita, critica, põe a boca no trombone, sem pensar que a cada crescimento significativo como TODO MUNDO quer , implica em adequação da infraestrutura , ocupação de espaços , etc... Toda essa infraestrutura é necessária para que possa dar suporte ao crescimento, viabilizando a produção, comercialização e distribuição de bens . Por exemplo : as cidades brescem e precisam de mais energia . A uestão da energia , entra como ítem essencial neste início de século e o BRASIL , luta de todas as formas e discutem projetos e fómulas para a geração ( de energia é claro) . E quando os governos viajam para encontrar exemplos em outros países e mesmo tentar negociar com iniciativas privadas, todo mundo , de todos os países ficam fazendo as contas para ver quanto os governos gastam em gazolina de avião ... quanto para se alimentar , etc... Não pensam na dificuldade que se tem em conciliar todo esse emaranha - do de coisas. Assim que chegamos ( meu marido e eu ) de viagem , conversamos com um deputado e ele nos informou que o Brasil já
prevê a construção de pequenas centrais hidrelétricas, parques eólicos e usinas de biomassa , com investimento de 9 bilhões de re -ais de capital privado. Isso é uma alternativa interessante , porque é de baixo custo e já tem 346 delas operando em todo o país , responsáveis pela geração de 2,7% da energia consumida . E já vão ser construídas mais 250 . O problem é que isso gera implicações em danos sociais e ambientais indesejáveis. E se não fizer , teremos apagão ou outras coisas piores. Isso é só um milímetro de obstáculos que os governos encontram , quando se fala em crescimento .
Fica-se , então , entre a cruz e a espada E ALÉM DISSO A FALAÇÃO DO POVO , QUE NEM IMAGINA O QUE SE TEM DE FAZER PARA GOVERNAR.
FICO POR AQUI... E ... ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE ...
****************************************************
A QUEDA do MURO de BERLIM
Exatamente no dia de hoje , 9 de novembro de 1989 , há 20 anos , derrubava-se o monstrengo MURO de BERLIM . Mais de 155 Km , de muro separavam a cidade de Berlim em 2 . A Oriental e a Ocidental .
Hoje , já não mais existe esse muro , podendo o povo andar livremente pelo país . Foi uma festa !!! E hoje também haverá uma , com importantes autoridades do mundo inteiro, como convidados . Quem é que diz que não há mudanças ??? Há sim , mas mudanças são demoradas . É um processo . Bem , fisicamente , a Alemanha não mudou em nada... Apenas , caiu um muro...Mudou , sim , politicamente e, para melhor , muito melhor.
E, assim, caminha a humanidade. !!!
Callena , nov.de 2009