RONSARD E CAMÕES - Literatura !

O importante é que uma pessoa que goste de ler , não leia tanto, mas releia muito. Reler, reler e reler , é estudar e estudar significa que se aprofundou na temática do livro , lembra da capa , do ilustrador , do autor , da editora , quantas páginas, mais ou menos, tem o livro , se é capa dura ou brochura , em quanto tempo fez o périplo cultural e PRINCIPALMENTE o CONTEÚDO e do que se trata o livro.

É muito comum , a gente perguntar : Você leu o livro tal ??? _ Sim . _ E quem é o autor ? _ " Ihhh, agora você me pegou. Não sei não , quer dizer sei mas não me lembro.. Hummmm ,ah... não me lembro mesmo". _ Mas qual a Editora ? _ "Ahhh , nem prestei atenção ".

Até aí , vai lá , mas : _Do que trata o livro ? Ou qual a temática do livro ? E vem a resposta : _ Ah... nem sei direito só sei que é lindo e tem muitos beijos , é lindo !!!.

Bem , será que leu , MESMO , o livro ? Ou passou os olhos. Se o comprou , foi dinheiro jogado fora . Isso é mais comum do que se pensa . E ainda tem algo que me amedronta mais : _ Você estuda o que ? _ jornalismo ou ah...eu faço a ECA . Gosta de ler ? Não!!! responde enfaticamente e até com um certo orgulho ._ Eu detesto ler... nunca leio nada .

Bem , e essa querida criatura está fazendo jornalismo , ou a ECA ou coisa que o valha . É por isso que o Brasil , como dizem os que o odeiam , não vai pra frente.

Existe um autor , cuja obra foi esquecida e ,ele também. A obra :" Le Franciade" e o autor Ronsard. Se uma visão crítica , um olhar sincopado, uma análise atenta, a sincronia de alguns fatos coincidentes e , se conhece "Os Lusíadas" , esse poema épico de Ronsard está tão próximo de "Os Luzíadas ", de Camões , mais do que você possa imaginar. Ambos foram publicados em 1572 e , quando comparados têm o mesmo formato épico . Além disso a estrofação , as rimas , o rítmo , colocaram dois grandes poetas , os mais cultos de sua época , em Portugal e França , um desventurado Camões e um venturoso Ronsard .

Veja: em Os Lusíadas , Camões aborda as grandes navega- ções e os navegadores . Aborda, as descobertas marítimas, visto que Portugal é da Península Ibérica ,o mais ,privilegiado geograficamente. E é um país pequeno... talvez um pouco maior do que a nossa Capital Paulista . E Ronsard abordou as expedições na Italia . Por causa da vida militar , Camões ficou cego de um olho . Ronsard , ao contrário, nem participou da vida militar , porque já era cego, mesmo antes da idade de prestar o serviço militar..

Camões , apesar da vida mísera e desconfortável em que viveu , pois era muito pobre , optou pelo amor . Já Ronsard, fez opção pela vida eclesiástica . Queria viver tranquilo para poder ler e escrever à vontade. No entanto houve um entrevero , entre os dois , porque o decassílabo ( Nos versos) que rendeu sucesso a Camões , ao ser misturado com a mitologia pagã , rendeu a Ronsard, somente o insucesso. O motivo ??? Em França , os grandes versos que eram da antiga poesia francesa , utilizados inclusive em "A CANÇÂO de ROLANDO" , sua principal epopéia , deixou o decassílabo desprestigiado e , consequentemente o "Le Franciade" pelo fato de , o alexandrino já estar em voga e , com isso, suplantá-lo.

Ronsard , então não teve sorte e foi criticado por especia -listas da Renascença , sem dó e nem piedade . Dizia, assim, a nota :

"errou o nosso pigmeu humanista" . ( pigmeu como escritor e não estatura física) . Já as edições de " Os Lusíadas , fac-similadas , alcançaram sucesso e Camões considerado um gigante das letras.

Então fica-se a pensar o porquê de destinos tão diferentes de dois fenômenos das letras, que se lançaram às mesmas aventuras pelos mares nunca dantes navegados e se tornaram grandes poetas épicos. Fatalmente foi o pecado de Ronsard , não ter dado à França um poema que enaltecesse seu povo , como o fez Camões . Não escolheu um grande herói , como estava no imaginário do povo francês. Daí a revolta a ponto de LE FRANCIADE , não aparecer nas enciclópédias nem como um mísero verbete . Ao contrário de OS LUSÍADAS que ´tem grande espaço na literatura . Camões trouxe orgulho para sua Pátria . Mudou inclusive a rota das navegações . Mas isso não tinha nenhuma importância para os portugueses . É como diz GIDE : " Não é com bons sentimentos que se faz literatura

e que não é só com bons temas que se escrevem boas epopéias".

Fico por aqui . (Callena) , 2009.

P.S- ADOLESCÊNCIA - Alcool : O abuso de bebidas alcoólicas na adolescência pode ter efeitos danosos no processo de tomada de decisão na vida adulta. A afirmação é de pesquisadores da Universidade de Washington (USA) , cujo objetivo foi verificar se o consumo de álcool , em níveis elevados durante a adolescência, poderia afetar , futuramente as áreas do cérebro envolvidas no processo de decisão. O artigo Long-term risk preference and subop-timal decision-making following adolescent alcohol use , poderá ser lido em revistas como a Pnas.

SENHORES PAIS !!! CUIDEM DE SEUS FILHOS !!!

ESQUEÇAM um pouco do SEXO !!!

Callena, 2009

kalena
Enviado por kalena em 25/10/2009
Código do texto: T1885707
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.