Exacerbação do consumismo .

SALOMÃO , este , sim , um sábio . Dizia :

"A VERDADE SÃO TRÊS : a minha , a sua e a VERDADEIRA".

Pensamento traduzido numa frase , altamente NUTRITIVA.

O que será que leva os jovens a um comportamento exacerbadamente consumista ? Isto permite vários enfoques . A sociedade e a família é um deles. A mídia moderna que anuncia , a peso de ouro e, a pedido dos seus anunciantes que gastam uma fortuna no segmento moda , com charmosos e frequentes apelos nesse sentido , colocando em xeque valores antigos . Este é outro enfoque. Parece que a sociede moderna , a família, a mídia e os anunciantes , fizeram um pacto no sentido de não se sensibilizarem com nada. Em muitos casos , sem sopesar as consequências , nem conseguem divisar os horizontes futuros.

Há mudanças radicais no jeito de ser da geração atual. A mudança é radical comparando com poucas décadas atrás. Os adolescentes teem comportamentos , incrivelente inadequados . É claro que cada época tem as suas características próprias . E essas características são delineadas pelas transformaçoes do tempo. Estão, sempre ,em movimento . A sociedade cria expectativas . e expectativas não boas, pois toda expectativa acentuada , leva , quase sempre à frustração , ao sofrimento. Os fatores sociais , impingem comportamentos , aleatoriamente .

Operíodo da adolescência , é um período de transformações. É um RITO DE PASSAGEM : emocionais, física.s e psicológicas . É muito característico , o que exige atenção e sensibilidades especiais . Nessa época vem as descobertas de muitas coisa , inclusive dos CONFLITOS . ( TEXTO DA FAMILIA E SEUS CONFLITOS : INTIMIDADE) . Se não bem administrados deixam marcas profundas , mais profundas do que uma tatuagem . Esta , bem ou mal , dá-se um jeitinho de consertar . Já o comportamento , torto, de um adolescente , não é bem assim. Chego ao enfoque : delinqência juvenil . Deve se encarada com muito cuidado , com muita seriedade , isso mesmo: seriedade. Os de 18 anos para baixo, parecem gozar de certos privilégios , mesmo que tenham 17 anos , 11 meses e 29 dias.

Existem privilégios legais que lhes garantem todo o esforço da edu -

cação e orientação. Os traços de rebeldia e outros, até mais graves, são vistos por alguns , somente, como contraventores E desenrolando esse novelo, encontramos , cada vez mais , "contraventores " da classe média e acima da média, em muitas ocorrência de roubos , trá-fico, uso de drogas e até homicídios . Estão ali , disfarçados os estudados , os de classes mais privilegiadas. O pior de tudo isso é que contraventor , rebeldia e delinquência , vira tudo uma coisa só. Não se distingue os limites de nenhum deles . Tudo se iguala ... e os ricos saem ilesos . E os pobres, claro , vão para o "corretivo".

Não estou pondo culpa em terceiros . VALORES ÉTICOS , MORAIS ,RELIGIOSOS, são obrigação da FAMÍLIA . NADA DE POR CULPA NO GOVERNO, NA POLÍCIA ou no vizinho. Dificilmente é possível, nem sempre é justo e raramente vale a pena melhorar de vida sem melhorar a vida.

Fico por aqui...e...la nave va...

Callena /out. de 2009 , mês da família e da criança, já terminando.

kalena
Enviado por kalena em 21/10/2009
Código do texto: T1879976
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.