A IDEOLOGIA.

Perguntam-me muito : qual é a sua ideologia ? O que vc , callena, entende por ideologia ? você entende o que é ideologia.? Uma vez, fui convidada para fazer uma palestra numa escola , famoso , particular , sobre um progra educacional , proposto pelo governo. Até assustei... EU ??? perguntei para o portador do Ofício a mim enviado . Sim , respondeu ele . E , na ingenuidade , de um elegante entregador , disse-me : Mas a palestra será paga . Poooinnng, fez o meu cérebro... Tadinho, ele achou que estava fazendo e falando o máximo. Aceitei . Não pelo dinheiro , pois , modéstia à parte , não preciso tanto. Aceitei, pelo desafio. Mas... morrendo de medo ....

Era uma palestra só para as séries finais . De modo que havia um público , não tão grande. Isso me deu um certo alívio. Mas continuei com as mãos geladas... mais do que se eu fosse pilotar um avião de caça .

Deus me iluminou e depois das devidas apresentações , o tal do protocolo rsrs ... comecei a palestra . Não a contarei, fique tranquilo , só vou abordar um pouquinho do que entendo por ideologia.

Você já viu , ou se lembra de uma propaganda de uma marca de margarina e que aparecia o pai de família , descendo as escadas de uma linda casa, todo banhado , terno perfeito , linda gravata. sapato de crocodilo , escanhoado, bonito , sorrindo , dentes perfeitos e ainda por cima uma maravilhosa pasta 007 . de couro . italiana ou da HÉRMES ? Aí ele encontrava com a mulher, toda arrumadinha , bem vestida, sorrrindo ; em seguida os filhos (dois) também arrumadinhos , bem penteados , uniforme da escola muito bonito e bem pasado , sorrindo ... e sentavam-se todos ao redor de uma mesa , com xícaras e pires de porcelana, ao lado umpequeno prato para colocar o pãpzinho ou seja lá o que fosse , uma jarra chei suco de laranja, geléias , queijos , etc...

Em seguida , a mãe passando , em cada pão , a tal da margarina ... e uma voz : A Família Unida usa a deliciosa margarina X.

Era uma verdadeira afronta para quem não tinha aquela casa , aquele marido e seus aparatos , filhos , aquela mãe linda e bem vestida , todos lindos , perfumados e felizes... Ao final do desjejum , o pai beijava a mãe no rosto... todos se beijavam , abria-se a porta , o pai entrava no seu carrão , a mãe em outro carrão com os filhos , acenos e mais acenos de mãos . Mais sorrisos e todos iam para os seus afazeres. Uma delícia !!!! rsrs É ou não É ???

Existe , também a professora que , entre os ensinamentos do be a ba e conhecimentos gerais , dava uma aulinha de economia : Se você guardar , todo dia uma moedinha num cofrinho , quando você crescer, estará rico . Então economize , no cofrinho . E as coitadas das crianças , acreditavam e ficavam a atormentsr o pai e o avö. atrás das moedinhas . Afinal... ??? elas estavam cuidando ?? do FUTURooooo. My God !!!

Tem-se notícia do aparecimento do conceito de ideologia pela primeira vez no século XVIII . Em seu sentido amplo foi usado na metade do século XIX por Marx , que via na luta de classes o motor da História .

O fato de o termo ter aparecido há poucos séculos não impede que seja aplicado às sociedades antigas e medievais , cujos indivíduos estavam dotados de idéias que determinavam suas attudes e comportamentos acerca da realidade , ainda que inconsciente -

mente . Sabe por quê ? porque ideologia , em seu sentido amplo, podeser considerada uma VISÃO de MUNDO , ou seja , usando outras palavras , um conjunto de doutrinas , idéias , crenças, normas , procedimentos, valores,etc..., que uma sociedade, classe ou grupo

social tem da realidade (não confunda com real) e da qual se serve para agir sobre essa realidade e da qual se serve para agir sobre essa realidade e alterá-la . ( Obs: Num dos textos que escrevi há pouco , falei e expliquei a diferença entre REAL e REALIDADE. Ok??? Não vou falar , novamente .

De uma coisa , podemos, praticamente, ter certeza : o homem , enquanto ser social , não se libertará da ideologia . Ledo engano , um equívoco falar em "fim da ideologia". Pode-se dizer que as ideologias nãoooo morrem . Podemos , sim dizer que as ideologias , algumas, podem ser substituídas por outras . Exemplo :

Um partido com fins revolucuinários , um partido com ideologia revolucionária pode definhar , acabar e dar lugar ao surgi -mento de um partido de ideologia ecológica . Assim poderá haver um rearranjo na forma de os sujeitos encararem a realidade e a sua transformação . Agora veja : embora a idelogia , ou melhor , a palavra ideologia seja empregada por vários pensadores de matizes ideológicos diversos , ela se torna mais intensa em nossa mente quando pensamos na imposição das idéias de uma classe sobre outra .

Sintetizando : consideramos aqui a ideologia uma rerepre -

sentação do imaginário real ( veja ,não é da realidade, neste caso ),de que os homens se servem para agir, ou um conjunto de idéias impostas para o exercício da dominação,e, também uma falsa consciência. Naturalmente , embora não sendo abordado , agora , o trabalho (sim trabalho ) não pode ficar alheio a ela. Abordarei o trabalho, posteriormente .

Agora , eu pergunto : aqueles exemplos que eu dei , lá em cima , as moedas e a margarina , classificam-se em qual ideologia ???

Fico por aqui...

Callena, 2009

P.S - Síntese = é quando podemos enxugar um assunto, retirando os acessórios, sem contudo prejudicar , em NADA ,...o conteudo, a essëncia , o essencial.

kalena
Enviado por kalena em 19/10/2009
Código do texto: T1875379
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.