Castas no Brasil da novela das 8?
Ironicamente não é só das Indias(novela) ou na India(Estado) que o nosso querido País se amolda em suas ramificações de bolsões de pobreza. O que sustenta a miserabilidade comparativamente entre os dois Estados à uma breve análise econômica e social e que se retrata num dos pilares retrógrados de nossa sociedade. A desigualdade social.
Historicamente a India foi colônia do Império Britânico no século passado e este logrou sua independência através de várias lutas populares lideradas pelo pacifista Ghandi.
Economicamente o Estado Indiano possui um dos polos tecnológicos mais desenvolvidos do mundo, podendo falar na cidade de Bangalore aonde a nanotecnologia reina e as industrias de alta - tecnologia brigam para ter os melhores profissionais. A economia gira também em torno do cinema, Bollywood, concorrente dos filmes americanos, a industria bélica 'ferve' a economia matando Paquistaneses, Indianos, suas famílias alimentando uma economia diminuta.
Socialmente o Estado Indiano é 'puro', ou seja, as pessoas se dividem em suas castas, seu nicho econômico. Se eu nasci pobre, morrerei pobre. Essa é a ideologia socioantropologica - cultural de vida na India.
O Brasil foi historicamente colonizado por Portugueses, veio a ser independente com respaldo dos Ingleses e a sua soberânia prevaleceu com os americanos na política do 'big stick'. Intrinsecamente à nação brasileira que sempre foi pacífica e semeou sentimentos de inferioridade economica as potências industrializadas que influenciavam suas identidades culturais não somente no Brasil como também nas outras colônias de exploração.
Economicamente o Brasil é um país majoritariamente agroexportador, possui alguns centros de excelência em tecnologia como Campinas/SP e São José dos Campos/SP, destaca-se industrialmente pela produção de aviões e a extração de petróleo.
O povo brasileiro é socialmente marcado pela insensatez ética que destroe os parâmetos de convivência entre sí. A estrutura social recai diante de modelos socioeconomicos desenvolvidos travestidos de marcas que entorpecem a cultura popular brasileira destruindo a identidade sociocultural popular.
A desigualdade social ofusca a aperente dignidade humana que impera no Estado Indiano como no Brasil.
Consta que no biênio 2007/2008 que o Brasil estava em 70º no ranking do PNUD que revela o índice de desenvolvimento humano - IDH e a India em 128º no mesmo índice. Utiliza-se no índice três fatores: riqueza ou renda, educação e expectativa média de vida.
Para haver uma melhora na dignidade humana e diminuir a desigualdade social é justo e eficaz pautar as metas quafificativas desses dois Estados educando a população, ensejando numa maior competitividade empresarial, enriquecendo cada vez mais os Países e elevando assim a expectativa de vida de seus Estados.