IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO PARA A MANUTENÇÃO DA COMPETITIVIDADE
Vivemos em um mundo globalizado, com tendência da homogeneização dos padrões de consumo, onde as empresas precisam aprender a conviver e superar a competição dentro e fora de seus mercados para sobreviver.
Hoje, apenas saber lidar de forma eficiente e eficaz com os recursos financeiros, humanos e tecnológicos não fará a empresa se destacar. A informação deixa de ser apenas um recurso, para ser o recurso-chave para alcançar a competitividade efetiva, o diferencial do mercado e a lucratividade nessa nova sociedade.
Segundo Zorrinho (1995), “a informação é um processo que visa o conhecimento, que reduz a incerteza”. Diante disto, a informação passa a ser um instrumento de compreensão do mundo e de ação direta sobre ele. Tudo, para ser criado ou modificado, precisa ter o conhecimento intimamente ligado ao processo. Qualquer decisão a ser tomada, exige que o empresário ou gestor esteja bem informado, conhecendo o mercado e suas mudanças e gerindo de forma eficiente a informação adquirida.
Um exemplo da utilização da informação como estratégia de identificar, criar e concretizar oportunidades no mercado, foi a criação das redes de oportunidades de valor. Várias empresas líderes estão utilizando este conceito, conhecido também como “VOW” que utiliza as informações para antecipar movimentos do mercado. Outras empresas, tem utilizado o orkut, blogs, communispace, entre outros, para trocar informações com o consumidor, concorrentes, fornecedor, identificando itens como suas necessidades, satisfação, ideias para novos produtos, etc.
Assim sendo, a gestão moderna exige que a tomada de decisão seja feita com o máximo de informações. Neste ambiente turbulento que vivemos, a atualização constante do conhecimento e a forma de utilizá-lo é o fator crítico do sucesso, e as empresas que não estiverem preparadas, não serão capazes de se manter no mercado.
publicado em: http://cotidianodagente.com/lumus/?cat=3