SOPRANDO IDÉIAS

"Não adianta ficar fsxendo

ladainha no ouvido da

criança. Nao aianta.

O que temos que

fazer, é soprar

idéias ". (Kallena)

Pelo amor de Deus , não vamos deixar que as criancinhas, os pequeninos , os anjinhos que mal romperam o útero da mãezinfa deles, respiraram o primeiro ar há poco tempo , andavam segurando , num cabide enquanto a mãe is puxando devagarinho , aqueles passinhos titubeantes e o pai atrás com os braços abertos para aarar , feito uma rede como aquelas para os trapezistas de circo, e que agora já balbuciam , nmuito bem , articulas palavras, signos e com uma vitalidade invejável. Pelo amor de Deus que não cresçam malhando governos , malhando o nosso país , criticando á exaustão tudo que já está nas vistas de todos , olhos voltados para as tragédias e aquelas críticas dstrutivas que não levam a nada . NADA.

Vamos , sim , soprar igéias , ensinar aos tiquinhos de gente , a filosofia. Assim aprenderrão a ter discernimento , observar o errado ou o imperfeito e CRIAR soluções , ajudar o povo e o pais, atiçar a solidariedade, o compromisso , as virtudes necessárias para que ajam e não fiquem a ver estrelas, dia e noite à espera de um milagre. Lembrei-me agora, de Einstein que diz : acreditemos que no mundo não se faz milagres. Procuraremos agir de maneira a encontrá-los.

A criançada se molha, apronta a maior algazarra ,se delicia. Embora a hora do recrei tenha terminado há um bom tempo , professora e sua turminha de pré-escola continuam tranquilamente

no pátio , soprando bolhas de sabão . Na verdade eles estão bem no meio de uma aula de filosofia tecendo uma rede de raciocínios e aprendendo a lidar com algumas idéias que , tratadas de outra maneira fariam arrepiar os cabelos dos adultos mais escolados .

Em meio á descontração do esxercício , as crianças relacio -

nam as bolhas coloridas com os seus próprios sonhos e com as coisa que imaginam e que , ocasionalmente , paarecem desaparecer do ar.

Em conversa com uma menina de nome Samanta ela conta como durante bastante tempo ela acreditou que os osvos dos coelhos eram de chocolate e, de uma hora para outra, em conversas com os colegas, descobriu que os coelhos nem sequer põem ovos . Relembrando a surpresa , ela pergunta :! por que , ás vezes , as coisas que eu penso que sei não são como sei ?

Questionamentos comoeses são comuns em escolas que se preocupam em ouvir instigantes questionamentos ? Isso é fabuloso !!! É de grande importância estimular as capacidades de pensar , de ouvir , raciocinar falar , argumentar , criticar, opinar.

Adorei , quando pedi permissão à Diretora para assistir a uma aula de filosofia para crianças. AS crianças ficara, , ainda muito mais animadas quando ouviram um trecho do livro ELFI . Ficaram tão atentas que se podia ouvir uma mosca voar. Fiquei observando os olhinhos delas ( os olhos falam ) e pude observar uma das coisa mais lindas que já vi , em termos de gente , de criança . ( Lembrei-me agora do filhinho da Edna Lopes , que aos 3 aninhos , começou a contar história para a mãe , com direto a todas as caras e bocas , como a Edna relatou ...rsrs Uma graça ) . A história de Elfi trata-se de uma história cujo objetivo é levar as crianças fa pré-escola a pensar e discutir temas que dizem respeito aopróprio pensamento in-

fantil sobre a realidade . O autor é um americano , mas tudo foi adapatado para o cotidiano das crianças brasileiras . O livro revela que Elfi é uma garotinha que um di sonhou que toda aclasse dela estava dentro de uma bolha. A bolha vai crescendo , crescendo até estourar , mas Elfi e os coleguinhas ficam no mesmo lugar. E com isso , a Elfi criva a professora de perguntas : Porque as coisas que a gente pensa que é , depois a gente vê que não é e porque é menos ESPERTO quem faz a pergunta do que quem responde a pergun -

ta .??? Pronto , a palavra ESPERTO a professora já pode usar como mote para a aula seguinte. Aí o educador ou educadora vai dando a largada e provocando discusões educativas , claro . Fulano , quantos irmãos você tem ? E qual deles é o mais esperto , e vai por aí afora , sempre com a professora , mediando e direcionando as perguntas e atiçando o pensamento , as deduções , a linguagem articulada. O que acham da ELFI , etc...Claro que pode ser que não cheguem à conclusão , como realmente não chegaram. Muitas controvérsias , mas o objetivo foi alcançada. Nehuma definição foi fechada , mas o objetivo, sim , pois partindo das pr´prias experiências de vida as crianças deram vazão à sua curiosidade natural, raciocinaram e debateram à vontade.

A idéia da aula de Filosofia é justamente essa , levar o alunoa desenvolve as habilidades de raciocinio, e exercitar a sua capacidade básica de pensar. E essa é , mesmo , o objetivo . Nada de vaquinhas de presépio que tudo aceita, que não tem discernimento , de andar pela cabeça dos outros , feito uma Maria vai com as outras. Não ficar em cima do muro . Perguntar. PERGUNTAR e responder. Assim , consiguiremos , talvez , a despertar o senso de cidadania e de pensar pela sua própria cabeça . Não se deixando enganar e sabendo apreciar o que é bom e não apreciar o que não é bom , para ela . Enfim , formar a sua personalidade. Sua identidade plena.

Postagem : Kallena, 23/07/2009 (ºº) (^^) (`´) rsrs.

kalena
Enviado por kalena em 23/07/2009
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