Sherlock HOLMES - o Detetive no caso de : O Cão de Baskervilles

"Se hoje Holmes é tão

conhecido que parece

ser uma pessoa que

realmente existiu,

talvez não este-

jamos errados.

Ele existiu

mesmo". ( DAVID PIRIE -escritor britânico )

Um cão enorme e de pelo negro como o carvão, mas não do tipo que olhos humanos jamais viram. O fogo jorrava de sua bocarra

aberta ; seus olhos fulgiam com um ardor feroz ; as ventas, vernelhas e papadas eram contornadas por uma chama bruxuleante. Nunca , no

sonho delirante de um cérebro desvairado, poderia ser concebido algo mais bestial, mais apavorante, mais diabólico do que aquela forma escura e a feição selvagem que irromperam na nossa frente da parede de neblina.

*************

O trecho acima é de "O CÃO de BASKERVILLES"de Conan Doyle , o criador de Sherlock Holmes . O livro publicado na Inglaterra em 2001,

lança hipótese sobre as origens do personagem de Doyle.

Quando Arthur Conan Doyle viajou a Devon para colher material para o Cão de Baskervilles , Holmes já tinha morrido. Ele foi assassinado numa história anterior , mas a pressão dos editores e dos leitores obrigou que ele "ressuscitasse" . Aí , Conan acertou na mosca pois o novo romance logo se tornou o mais famoso na trajetória do detetive. No sul da Inglaterra , em Devon, Doyle encontrou o cenário perfeito para "plantar" o solar dos Baskervilles . Um cenário sombrio, selvagem , desolado , misterioso, cercado por

terreno árido e inculto, também chamado de charneca , outeiros (pequenos montes, colinas) , etc... Conan joga com uma rede de olhares e a ideia de usar a lenda local , foi de um amigo.

Nesta obra , o investigador, fumante inveterado e violinista. é chamado para desvendar a estranha morte de Sir Charles Baskerville.

Supunha-se que o homem tinha sido perseguido por um cão e aí entra superstições, assombrações e uma família dada a atrair coisas ruins. Quem entra de início , na investigação , é o companheiro de façanhas, o Dr. Watson. A ausência de Holmes faz parte do truque narrativo , que, aliás, são muitos , frequentes.

Agora é com você : ler ou não o livro e descobrir tudo de magia e de espetacular . É um prato feito para os apreciadores do gênero . Bom entretenimento.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Em agosto Sherlock Holmes apaga as velinhas novamente . O criador de S. Holmes , o médico e escritor escocês Arthur Conan Doyle nasceu em 1859 e morreu em 1930.

A primeira publicação da história em Londres, foi na "Strand Magazine", entre agosto de 1901 e abril de 1902. No Brasil existem hoje cinco edições da obra . Conan Doyle pode não figurar no primeiro time da literatura britânica, em compensação a vida longa e a popularidade de Holmes o legitimam como um dos mais importantes escritores vitorianos. Mas nisso tudo há uma névoa de mistérios e especulações. A vida pessoal de Doyle , parece que ainda é nebulosa. Faltam dados para pesquisas e o que sobra são especulações , suposições, hipóteses. Isso, porque muitos dados ficaram nas mãos de herdeiros . Dados importantes da documentação , não se tem acesso. E aí abre uma lacuna para inúmeras teorias. Há indícios de pesquisadores que dizem que Doyle foi muito influenciado pelo Dr.Bell,

Joseph Bell , seu professor na medicina. Pirie , um dos estudiosos de Doyle diz que ao voltar para casa , em Edimburgo e ainda estudando medicina , encontrou o pai trancado no quarto , bêbado e aos poucos enlouquecia . Nestas alturas ele quis desistir do curso , mas foi incentivado pelo Dr. Bell , a continuar seus estudos . No ano de 1878. Um ano muito dramático para Conan Doyle.

Esse Dr. Bell era um médico excêntrico, performático , misterioso , que possuía um infalível método de dedução por observação. Os dados biográficos da vida de Doyle surgem , em "THE PATIENT'S EYES" contados por meio de uma ficção narrada ao estilo

de uma história sherlockiana .

Bem , dizem que Shelock Holmes era o Dr. Joseph Bell e o companheiro fiel, Dr. Watson era o próprio Conan Doyle. A expressão : ELEMENTAR MEU CARO WATSON , ficou meio que uma marca registrada entre os personagens . Doyle descreve Holmes como sendo arrogante . Em contrapartida diz que ele é quase perfeito , tem agilidade porque praticava box e além disso investigava com um refinado método científico e com uma lógica dedutiva. Tudo que se sabe sobre Holmes & Cia , está nos livros do Cânone Sherlockiano .

Muito intrigante e instigante essa história e por isso fico por aqui , MEU CARO WATSON !!! BEIJOS DOYLENIANOS... Rsrs.

::::::::::::::: by kallena,julho de 2009 :::::::::::::::

P.S- Sabe-ae que ele existiu e morreu , aos 69 anos, em 1957 , assassinado em seu apto localizado na 221b , em Londres. Em Meirigen há uma linda estátua de Sherlock Holmes. Se é dele, mesmo, eu não posso afirmar.

The end - Kallena.

kalena
Enviado por kalena em 11/07/2009
Reeditado em 14/07/2009
Código do texto: T1694168
Classificação de conteúdo: seguro