ESOPO EXPLICA ...
Todos conhecemos a fábula de Esopo — com versões do romano Fedro, de La Fontaine , Monteiro Lobato, e até de Millor Fernandes nos tempos de ditadura militar — O lobo e o cordeiro.
Essa fábula mostra que nenhuma defesa justa terá sucesso contra os que querem ser injustos, ou que contra a força não há argumentos, ou que, quando os lobos têm fome, não se deve meter em filosofias, ou , contra o corporativismo, nenhuma defesa será levada em consideração, mesmo que as considerações partam de um órgão composto por cidadãos que integram o Conselho Municipal de Saúde: às favas as opiniões dos Conselhos .
Para quem não conhece a fábula mencionada, ela conta que um lobo, tendo avistado um cordeiro bebendo em certo regato, desejou devorá-lo recorrendo a um pretexto qualquer. Estava ele no alto, mas acusou o cordeiro de sujar a água de tal modo que ele não podia bebê-la. O cordeiro respondeu que mal tocava a água com os lábios; além disso, estando numa posição inferior, era impossível turvar a água que corria do alto. Como aquele pretexto não colou, disse o lobo :
— Mas no ano passado você insultou meu pai !
O cordeiro, então, explicou que, naquela época, ele nem sequer era nascido. O lobo disse :
— Você pode ser muito bom para dar desculpas, mas eu não deixarei de devorá-lo !
Ex-secretário da Saúde, José Sebastião dos Santos, acredito que você foi vítima de lobos que não se conformaram com o fim de regalias.
Prefeito Welson Gasparini, se, até por motivo de coerência, a mudança de Secretário vai manter os projetos do seu antecessor, — conforme declarado pelo novo Secretário da Saúde na mídia local — por que a mudança de nome? O que levaria os médicos a apoiarem o novo Secretário, se não apoiaram o outro, tendo em vista que somente serão mudados “os métodos para implantação “ ? Quais as regalias estariam sendo prometidas, possivelmente em prejuízo dos cofres públicos e da população , que estariam envolvidas nesses novos métodos para implantação ? Como pode o Prefeito nomear para substituir um de seus Secretários, alguém que foi crítico ferrenho da política por ele (Prefeito) estabelecida e seguida pelo seu Secretário anterior ? O que estão querendo dizer, os defensores da mudança, com valorização dos profissionais da área e investimento em recursos humanos ?
E suponhamos que a mudança seja somente conseqüência da pressão, feita por parte de alguém politicamente poderoso, e que por questão pessoal, portador de muito poder junto aos servidores, estaria levando o Prefeito Gasparini a ser refém de interesses outros, abrindo mão do que acredita ser o melhor para a Saúde municipal. Esse alguém seria responsabilizado pela troca de Secretários ? Como ?
Estaria, enfim, o Prefeito, colocando nas mãos de seus críticos, a responsabilidade de fazer melhor do que ele fez na área da Saúde ?
Enfim , creio que independentemente dos resultados, mais uma vez a população, cordeiros nas mãos de lobos , pagará para ver.
ANTÔNIO CARLOS TÓRTORO
PRESIDENTE DA ARE-ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE EDUCAÇÃO