É PRECISO LUTAR É POSSIVEL VENCER

É PRECISO LUTAR É POSSIVEL VENCER

É ciência de todos que atuam na educação que a corrupção existe dentro das escolas, caminha livremente infectando a todos de uma forma ou de outra, escapando poucos que se imunizam deste vírus, estão vacinados com doses de ética, honestidade, trabalho, coerência e determinação. Estes lutam sabendo que é possível a vitória contra os “sabichões” corruptos que utilizam os recursos da escola em beneficio próprio tirando o direito de todos terem uma educação de qualidade.

A certeza na vitória esta exemplificada na atuação de alguns professores e alunos no ano de 2005 na Escola Estadual Jerônimo Rosado onde a diretora utilizava os recursos do caixa escolar e foi exonerada ao vivo no RN TV 1ª edição pelo secretario de educação. Fato inédito na história da Educação no Rio Grande do Norte um diretor ser exonerado ao vivo. Numa luta que contou com a participação de um professor com diversos alunos apoiado pela imprensa, JORNAL DE FATO, INTERTV CABUGI e APES (Entidade estudantil). Mesmo a diretora tendo apoio dos órgãos responsáveis pela coordenação da educação, sendo indicada por um político e jurista influente na região oeste do estado ela foi exonerada. Infelizmente não foi punida judicialmente.

Lamentavelmente ficou constatado nesta luta que a maioria dos funcionários e educadores desta escola apoiou as ações ilícitas da referida diretora provando também que a contaminação da corrupção e o medo atingem grande parte das pessoas. É PRECISO MUDAR ESTA CONCEPÇÃO DE APOIAR CORRUPTOS. É PRECISO TER CIÊNCIAS QUE SÃO ELES QUEM DESTROI TUDO DE BOM QUE TEMOS COMO EDUCADORES E SERVIDORES PÚBLICOS. É PRECISO ACABAR A CORRUPÇÃO.

Ao tentar desenvolver um projeto que beneficiava os alunos um professor da Escola Estadual Jerônimo Rosado procurou entender o porquê de sua luta para implantar um simples projeto não dava certo. Nada, nada na escola estava dando certo, era um verdadeiro caos. Procurando entender a realidade existente começou um processo de investigação e este professor alertado por um funcionário encontrou uma intimação do cartório de protesto de um cheque sem fundo do caixa escolar em cima do birô na sala da direção. Daí houve todo o processo de investigação e denuncias que demandou muito trabalho e gerou um alto grau de tensão dentro da escola onde o esquema de fraude foi interrompido. Se houvesse uma investigação maior pela policia e setores do governo do estado com uma intervenção, com certeza teriam achado um grande esquema de desvios dos recursos públicos, não só no Jerônimo Rosado, mas em outras escolas. Existem fortes suspeitas de haver uma máfia agindo dentro da educação com verdadeiras cartilhas ensinando a utilizar os Fundos de aplicação financeira da educação em benefícios próprios. Temos certeza que existem grupos organizados (verdadeiras quadrilhas de ladrões) especializados em tais esquemas.

É preciso muita investigação, muita luta muito compromisso e vontade de vencer das pessoas honestas que realmente querem uma escola melhor para todos. LUTAR É PRECISO, através da união e quem sabe a criação de uma ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL – ONG possamos encontrar forças e caminhos para travar esta batalha que se faz necessário neste momento histórico. Não bastam salários dignos, é preciso também dignidade dentro de nós, para o que fazemos da nossa profissão, dos recursos do governo do estado e também da educação. É POSSIVEL VENCER.

*** Este texto foi retirado da CARTILHA CONTRA A CORRUPÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RN de autoria do professor William Pereira.

(http://educaraacao.blogspot.com/).

PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA
Enviado por PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA em 18/06/2009
Reeditado em 18/06/2009
Código do texto: T1655817