VIOLA CAIPIRA e outros bichos...

´"Embora ame a música erudita,

desde pequenina fui atraída

pelo gosto que me des-

pertava o cantador

de viola. A viola é

simplicidade e

sentimento" ( Kallena)

A viola chegou ao Brasil com a colonização portuguesa e os jesuítas. Foi aqui que adquiriu a expressão da nostalgia que os imigrantes nutriam pela sua terra natal. Mas só mais tarde quando os caboclos começaram a construir seus próprios instrumentos , que nasceu a viola caipira , principal porta-voz do homem do campo no Brasil . Le4mbro-me ainda dos violeiros que eu adorava ficar perto , ouvindo as cantigas e fazendo perguntas sobre os "por quês" , fase que todas as crianças teem , numa determinada idade. Perguntei para a minha mãe que idade eu tinha na época em que toda a família ia para a fazenda em julho, durante as férias escolares. Ela me dissse que eu tinha por volta de 4 anos ... e ainda desfiou o rosário, falando as idades dos outros 6. Somos 7 . Bela prole papai e mamãe arrumaram ...rsrs .

O que é uma viola ? É um instrumento musical análogo à guitarra , mas de sons mais baixos e com a caixa em forma de 8 . Daí vem a minha atração por guitarra. Também chamada de BANZA . tem a viola francesa que é o violão . Mais antigamente chamavam o violino de viola . Era a viola de braço...não era , bem, um violino . Era uma espécie de violino ,pois se segurava como os violinos atuais , e, eram usados durante os períodos a Renascença e do Barroco . E, mais, viola de GAMBA , espécie de viola , também usada na Renascença , que se apoiava na perna , tal como o voloncelo ( gamba, daí a palavra gambito que significa perna , ou vice -versa . Mas o povo fala cambito , em lugar de gambito . E existiam ou ainda existem muitas outras espécies ou modelos de viola . Praticamente é um nome genérico. Aqui em casa, tem um baixo, que não é baixo é um baixolon, pois se aproxima do violão ,mas é um baixo . ( deu para entender ??? rsrsrs ) .

Dentro desse contexto, para resgatar a raiz da música caipira e valorizar os seus artistas ,os seus tocadores , foram nascendo vários grupos chamdos de circuitos . tem um chamado Syngenta . E esse tipo de circuito é indiscritível para os violeiros que vão cantando em vários lugares e em cada um deles , apresentam um novo cantador. Entre uma música e outra , contam causos e estabelecem uma ponte entre os violeiros e a plateia.

Ao todo ese Circuito de Viola Instrumental , vai fazer 12 shows, de graça , em várias cidades dos estados de São Paulo , Ma-ranhão, Espírito Santo , Minas, Goiás e outras... me disse o Ramiro , líder desse grupo. Já foram convidados vário famosos com : Renato Teixeira , o autor de Romaria ; Sidnei de Oliveira e Chico Moreira e muito mais.

A verdade é que vem chegando o São João , depois o São Pedro ( dias 24 e 29 de junho respectivamente ) e a gente sente no ar um clima de festa, uma movimentação que mexe com vários segmentos da população, envolvendo , crianças , jovens . adultos e idosos numa grande animação. É um tempo "quente" , uma época viva e intensa , onde o pique dos festejos juninos transforma num grande arraial em quase todas as cidades . Tudo isso sob o comando dos santos festeiros : santo Antonio, casamenteiro, milagreiro , já foi . Vem , agora São Joâo Batista e finalmente , aqui no Estado de São Paulo , vem o São Pedro ( padroeiro dos pescadores, dizem ) .

E entre as bandeirinhas , o quentão, a paçoca, o pé de moleque , as quadrilhas , os chapéus de palha , as trancinhas e as sardas das meninas e jovens , o amendoim torrado, pipoca doce de leite , abóbora , batata doce , as sanfonas, a alegria contagiante, etc... as VIOLAS também tocam e choram . E as fogueiras ardem....

Saudade é um parafuso

Que , na rosca, quando cai

Só entra se for torcendo,

Porque, batendo não vai;

E se enferrujar por dentro,

Pode quebrar ! Mas não sai.

Quem quiser palntar saudade,

Primeiro escalde a semente;

Depois plante , em lugar seco,

Onde bata o sol mais quente,

Pois,se plantar no molhsdo,

Quando nascer, mata gente !

Estas duas sextilhas foi mamãe que colaborou . Ela me deu o maior trabalho , porque não queria falar ... rsrs . Disse que aprendeu com as mulheres dos colonos, a primeira vez que ela foi com papai para a fazenda, depois de casada . Ela só tinha na época 16 anos . Ufa... Parabéns mamãe !!!!

********** KALLENA, junho de 2009 **********

kalena
Enviado por kalena em 16/06/2009
Código do texto: T1651065
Classificação de conteúdo: seguro