O FUNDO do MAR !!!

"A maior estrutura metálica

submersa do hemisfério

Sul, começa a atrair

espécies até então ,

desaparecidas" (Kallena, através de pesquisas).

É a maravilha , ajudada pela mão do homem. È a integraçaõ do homem ,com a natureza, através de um trabalho , nem sempre reconhecido . Assim , como os filmes, que nos mostram coisas interessantes e que , para a maioria dos frequentadores de cinema , passam despercebidas . Daí , a necessidade de "saber" direcionar o olhar , com atenção para o cenário , o background do filme .

O filme "TITANIC" , a maior bilheteria de todos os tempos , mostrou o dramático naufrágio do meganavio inglês . Como "pano de fundo" , que já citei, acima, o romance de Leonardo Di Caprio e Kate

Winslet , além de um detalhe que não chamou muito a atenção :logo no início do filme , imagens do casco submerso, exibiram cracas ,

ouriços-do-mar e outras espécies que tomaram conta das estruturas abandonadas . O que nesse caso foi uma fatalidade , é uma prática no Brasil de épocas remotas , só que , paradoxalmente , pela mão do homem.

Desde o séc. XVII , várias tribos indígenas construíam recifes

artificiais para atrair os peixes. Afinal , a alimentação principal dos índios é a pesca , os peixes, entre outras práticas . Foi daí que no início de 2000, foi implantado um projeto de recifes artificiais no Rio da Ostras na região dos lagos do Rio de janeiro . Interessei-me e fui à pesquisa. Não i loco , mas nos livros . Fiquei sabendo que esse projeto não daria resultados em menos de 8 a 10 anos . mas mesmo asim, em 2002 , os pescadores já observavam a volta de espécies já sumidas , como por exemplo a enxada (Chaetodipterus faber) e a cavala ( scomberomorus cavalla) . UFa... cada nome ... Já pensou a gente ir numa peixaria e pedir : Por favor, quero um quilo de scomberomorus e dois quilos de chaetodipterus faber . Já pensou a cara do vendedor ? Ou mesmo a nossa ???? rsrsrs. O que me resta pesquisar é se essa cavalla é a mesma cavalinha que é uma delícia e que ultimamente eu só consegui , achar em lata de várias fábricas . Eu compro de uma , que confio muito, mas não direi o nome ... rsrs .Nada de merchandizing ... rsrs . Segundo o coordenador do Projeto , Sergen Estefen, "cobra" em Engenharia Oceânica ( acho tão chic ser engenheiro Oceânico...nossa !!! ) , já tem indícios de chernes. Eduardo Fagundes, biólogo , que também participa do projeto , também anunciou a boa nova . AS equipes de especialistas que monitoram o projeto , batizado de Sistemas Submarinos de Bioprodução, teem como principal foco o crescimento da fauna e da flora marinhas , para beneficiar a pesca artesanal , á exemplo do que já ocorre na Plataforma de Caioba , na bacia Sergipe-Alagoas , no nordeste brasileiro .

Cada vez mais urgentes , em resposta à ocupação desordenada da costa , os recifes artificiais podem contribuir para reduzir o acentuado impacto ambiental , provocado pela pesca predatória. Viu só ??? Esse pessoal NÂO fica REFLETINDO o ano inteiro . Agem.... é isso que precisamos : AÇÃO e não discurso o tempo todo , sentado num escritório . O que me deixa fela , é saber que ainda resta alguém que acredita na necessidade de proteger a nossa costa (8.000 Km , se não me falha a memória ) . O que a gente vê e preocupa é de que a costa brasileira ainda padece com a destruição de manguezais e dos recifes naturais Quando penso que a nossa Mata Atlântica que era uma riqueza, uma beleza e que aora é uma estreita faixa que vai de Recife até o sul do rio Grande do sul, está fininha , desmilinguida, me corta o coração .

È claro que esse projeto, gigantesco e dotado da boa vontade dos homens interessados em salvar os produtos dos mares e oceanos , teve a parceria dos pescadores . Houve um estudo ou melhor, estudos que indicaram os locais de relevo e solo mais apropriados à sua implantação . Esses habitats artificiais é bom que saiba que são comuns em países como França , Japão , e Estados Unidos . esses habitats artificiais tem sido uma alternativa ao plano de desativação de estruturas usadas na produção de petróleo e gás . veja , e são recomendados pela ONU e pela International Maritime Organization (IMO) Não são aleatórias e nem ao bel prazer . São organizadas, atendendo recomendações de Instituições dôneas . E o principal É QUE FAZEM , AGEM < MATERIALIZAM OS PROJETOS . E é bom que saibam que o Brasil não está morto.. Procurando a gente acha , projetos maravilhosos e qe não divulgam e que muita gente pensa que não se faz nada no Brasil .

Sergen Estefen disse o seguinte : " Os equipamentos na utilização na produçao de petróleo tem , em média 25 anos de vida útil . Esse projeto é realizado com o material desativado" . Concluo que fazem , então , a reciclagem ... Esse material não fica poluindo as águas , é muito bem aproveitado... maravilha !!! Se estudarmos , procuarmos , interessarmos , descobriremos que , no Brasil, se faz muita coisa... Quem fala bobagem que aqui nada se faz, é porque , também não se atualizam, ficam al bel prazer , na mesa de um bar ou de bilhar ...

Fico , por aqui , mas antes devo dizer que tudo iso se deve, também , ao trabalho da Colônia de Pescadores Z-22 e da FRPERJ -Federação de Pescadores do Estado do Rio.

P.S - Esse trabalho é monitorado por campanhas submarinas , semestrais , com apoio de embarcações e de equipes de mergulhadores . Como num filme de aventura ( uma coisa puxa outra , vi tudo isso , por causa do filme TITANIC, rsrs ) , os mergulhadores filmam as estruturas, as espécies que povoam as áreas e coletam amostras de incrustrações de peixes e de água . São imagens reais , oníricas e delicadas como a cena de um filme de ficção e representam importantes informações sobre a influêcia dos recifes artificiais no ambiente marinho. LINDO !!! EU VOU SER MERGULHADORA . ACABEI DE RESOLVER rsrs . Beijaços.

P.S 2 CRACA = molusco . Cria-se embaixo dos cascos dos navios e nos rochedos .

RECIFE = rochedo ou grupo de tochedos à flor da água e um pouco afastado da costa ou da praia.

BY Kallena -futura mergulhadora - útimo dia de maio de 2009.

P.S 3- E o Santos vai ganhar hoje do Timão, 3X1 , lá na Vila Belmiro.

Até ....

kalena
Enviado por kalena em 31/05/2009
Reeditado em 06/06/2009
Código do texto: T1624588
Classificação de conteúdo: seguro