Gastronomia : Prazeres da Mesa
·
·
·
"Onde estão os pratos
veneráveis do Portugal
Português, o pato com
macarrão do séc.XVIII,
a almôndega indigesta
e divina do tempo das
Descobertas ou essa
maravilhosa cabidela
de frango , petis-
co dilecto de
D. João IV... ( EÇA de QUEIRÓZ)
ooo . oo . ooo . oo . ooo
A cada dia que passa mais gente entra na cozinha. Não com aquela furtiva e sorrateira intenção de surrupiar alguma guloseima ou subtrair em um belisco ligeiro, um acepipe que alguém prepara . E entram de jaleco e toque blanche . Eu adoro aqueles aventais pretos com rabiscos pintados ou bordados , com alças trançadas nas costas . È um charme tão grande que me sinto que até estou bonita. Tenho um que eu pedi ( pedi mesmo!!!) em um restaurante de Londres. Mas é tão lindo , tão lindo que a comida fica até mais gostosa. depois de uma reuniçao privada entre o garçon , o maitre e não sei mais quem, vieram com o avental , bem dobradinho e dentro de um plástico todo colorido . Agradeci, penhoradamente . Os aventais do Pinguin - restaurante e choperia - da minha cidade e conhecido internacionalmente , são tão lindos que servem até para dar de presente.
As Faculdades de gastronomia , estão crescendo a olhos vistos . São super procuradas, por pessoas das classes C + , B e B+ . depois , elas e eles , abrem um restaurante luxuosíssimo e ganham rios de dinheiro . É a GASTRONOMIA , ocupando o seu lugar . Gastronomia vai além da comida, em sí . É um ESTILO de VIDA .
GASTRONOMIA = arte de preparar as iguarias de modo que se tire d máximo prazer , deleite e utilidade culinária. tem uma expressão interessante de Gama em "Segredo do Abade" , no cap. 7 , página 150, edição 1899 que diz : "tomando aquela cheia e rijada golfada de fôlego de quem se acha repleto e considera o resto do jantar mero lixo de gastronomia..."
É um belo livro , mas complicadíssimo , necessitando de paciência e raciocínio pois o abade Trihemius , é um personagem que era real ou seja , ele existia mesmo. No século XVI .
Bem , é chic cozinhar . É chic uma mesa bem arrumada , com louça bonita e decorada com flores ou frutas . Não precisa ser nada valioso. pode usar aquilo que você tem . Improvisar um vaso ou um arranjo . Tudo simples. Importa o bom gosto e o querer fazer. A criatividade. A gente come , também , com os olhos.
Deixei uma receita , bem leve , aí embaixo . Saborosa, econômica e própria para o outono. Eu vou fazê-la amnhã , para homenagear minha mãe e, por extensão , a família toda . As quantidades podem variar , dependendo do número de pessoas . A sobremesa, pode ser sorvetes ou musses, ou gelatinas enfeitadas com cerejas ou o que preferir.
VINHO : Esse prato , não combina muito com cerveja . É melhor tomar um bom vinho, próprio para o clima atual e que vai muito bem com pratos leves . Comidas leves . Se confiar em meu gosto e ao da minha família, sugiro um CHIANTI , tinto, seco . Esse vinho é um dos mais importantes vinhos italianos da região de Toscana. Vale a pena , no DIA DAS MÃES , tomar um CHIANTI , num almoço elegante . Garanto que vai adorar . Mas pode ser um outro qualquer, claro . O de sua prefeRência. O que eu escrevo, aqui, é sempre uma idéia , uma sugestão . Evidentemente ... rsrsrs .
Um cafezinho , ou similar , vai bem, para quem gosta . Um licor DRAMBUI , que é também uma delícia , para facilitar a digestão . ( A gente sempre acha uma desculpa para saborear um bom licor ). rsrsrs.
Fico por aqui . Le Chaim para todos , principalmente para a mãezinha . Eu abraço a todas. BEIJOS.
( by Kalena , 09/05/09)
********************
Bife panado recheado light
Ingredientes:
- 8 bifes de alcatra cortados finos
- 1 colher (café) de curry
- 1 xícara (chá) de queijo fresco light ralado grosso
- 2 claras
- 2 colheres (sopa) de salsinha
- farinha de aveia (o necessário)
- sal e pimenta a gosto
Para a guarnição
- 2 xícaras (chá) de purê de batatas
- 1 xícara (chá) de milho verde em conserva
- 1/2 xícara (chá) de molho branco
- 1 clara
- 1 colher (sopa) de farinha de aveia
- 1 colher (sopa) de mostarda
- molho de tomates
Modo de fazer:
Tempere os bifes com sal, pimenta e curry; espalhe o queijo ralado sobre um bife e cubra com outro pressionando bem as bordas. Bata as claras com sal, pimenta e salsinha. Passe os bifes pela farinha de aveia, pelos ovos batidos e novamente pela farinha de aveia; coloque-os em uma assadeira untada com creme vegetal e asse-os por 10 minutos de cada lado em forno médio (180ºC). Misture o purê de batatas com o molho branco, o milho verde, a clara e a mostarda; tempere com sal e pimenta e junte a farinha de aveia. Faça croquetes com pequenas porções da mistura, passe-os pela farinha de aveia e aqueça por 7 minutos em forno forte (200oC). Sirva os bifes à milanesa com a guarnição e molho de tomates.
RENDIMENTO: 8 porções
BOM APETITE . AGRADEÇA A DEUS .
Ka, maio de 09 ( A Edna me chama assim e o João me chama de Kaleninha . Eu adoro !!! Mais beijos