Preocupa-me a Gripe A (HiNi e a humanidade .
"AaaaaTCHIM ...
Saúde !!!" (Kalena)
o ^^ o ^^ o ^^ o ^^ o
Só faltava essa . Nós nos preocuparmos com a nossa relação com os animais , com a natureza , com o ecosistema . Falamos tanto em natureza, o nosso amor pelos animais , plantas e até os minerais, claro ! De repente , sem menos esperar , eis que o porco fica na berlinda . Bom para os bichos , pois cada vez mais nós precisamos de mudar nossos hábitos alimentares , em sintonia com a natureza livrando os nossos animais da triste sina de serem sacrificados para nos alimentar. Aí , fico a pensar na fragilidade humana . E essa fragilidade passa a nos atormentar ao depararmos com as doenças , novas , diferentes, advindas da própria natureza e o que é pior, sempre relacionadas á infectologia . Olhando mais devagar para a História da Humanidade, obsevamos que muitas populações foram dizimadas em consequência de epidemias ou pandemias . E isso , sempre foi alvo de estudos e pesquisas avançadas , da Ciência
e da Medicina , em especial .
Em 1918, foi a vez da gripe espanhola . Nossa, quantas e quantas mortes. Mais pra frente , apareceu uma tal de gripe asiática, altamente contagiosa . Não me lembro exatamente o ano , mas foi lá pelos anos 1950 a 1955 mais ou menos . As pessoas com a gripe asiática tinham que ficar em quarentena , etc... Os conceitos das doenças contagiosas avançaram muito e hoje em dia é mais fácil constatar a origem das moléstias transmissíveis. O HIV , foi um Deus nos acuda . Muitos morreram . De início havia o grupo de risco e quem não pertencia a esse grupo, ficava despreocupado. Aos poucos foi-se descobrindo que não era bem assim. TODOS corriam e correm riscos se não se precaverem. O aumento demográfico , o estilo de vida , a ingesta exagerada de carne animal ( principalmente a vermelha ) e ainda as exceletes safras de grãos que servem para alimentar os animais , visando a criação cada vez maior de gados suínos , bovinos, caprinos e aves , etc... começamos a vivenciar como é perigoso, infelizmente , a relação do homem com a natureza. Tanto o homem como o animal , podem ser os propagadores dessas doenças que, ao longo nem passa pela cabeça . Na gripe aviária , o contato direto com a carne já era o suficiente para a contaminação . Já na do porco , é de pessoa para pessoa e a carne do suíno nada tem a ver com o" peixe" ...rs . E quem acredita ? Quase ninguém . E o absenteísmo da carne suína, aumentou . O preço caiu . E Muito.
Na Bíblia já encontramos citações sobre as moléstias infecciosas . Vemos em filmes que a lepra era o terror de muitos. Os doentes eram largados em lugares desertos , porque ninguém os queriam por perto com medo de pegar a doença . Hoje , ela já tem cura e os sintomas são fáceis de detetar. Quanto á gripe A , ficamos a esperar notícias boas , tranquilizadoras. Mas , quando ficaremos livres dela ou quando chegarão as tais vacinas ? A ordem da OMS e do Ministério da Saúde , é para não nos alarmarmos . Ficarmos atentos , mas não paranóicos . Na verdade eu escuto a cada hora um aviso diferente do outro . As notícias são desencontradas . Os leigos, também dão palpites. Às vezes , sem nexo . Mas de qualquer forma amedrontam , principalmente os hipocondríacos . O melhor a fazer é ficarmos atentos aos sintomas , já revelados à exaustão pelos especialistas . Em caso de dúvida , correr atrás de um médico. Sem pânico , porque o pânico também mata .
SAÚDE ! queridos leitores .
BEIJAÇOS da Kalena . Maio de 2009.