na minha cozinha - O ALHO .
"Comer é uma arte
refinada. Escolha
sempre o que lhe
cause prazer , e
curta" !!! (Kalena)
**********oooooOooooo**********
Nativo da Ásia Central , o alho ocupa um lugar de destaque em nossas cozinhas , onde a sua presença é uma constante. Amado por muitos e rejeitado por uma pequena minoria , esse importante membro da família da cebola (Alium cepa ) encontra-se á disposição com duas de suas espécies principais: o roxo , compacto e dentes pequenos, conhecido como roxinho (Alium Sativum ) e o chinês (Alium tuberosum ) formado por dentes brancos e fibrosos, leve em aromas e sabores mais próximo do alho poró (Alium porrum )
Além de vários outros elementos importantes que fazem parte de sua constituição , o "roxinho" se destaca pela alta concenração de magnésio , um mineral essencial para o nosso organismo , podendo contribuir com até 23,5% de nossas necessidades diárias
em cada 28,35 gramas consumidas .
Cordeiros e cabritos têm um forte vínculo histórico e cultural com o alho , assim como o alecrim , principalmente em pratos desenvolvidos sob a influência da culinária mediterrânea . Um bom exemplo é a perna de cordeiro preparada com 40 dentes de alho .
Aqui, em vez de a gente utilizar a prática comum da introdução dos dentes de alhos descascados na carne de cordeiro , os mesmos são colocados com casca em uma assadeira e alguns ramos de alecrim .Ao final do cozimento do alho a gente obtem uma pasta cremosa e delicada . O sabor é irresistível , mesmo para aqueles poucos amigos do alho . Que delícia !!! Nem parece alho !
Em uma assadeira pesada coloque 3 colheres (sopa) de azeite de oliva , 1 colher de manteiga , uma perna de cordeiro com cerca de 2 kg e leve ao forno alto . Doure dos dois lados , virando a carne a cada 10 minutos , pincelando com vinho branco e sal . Quando bem dourada , acrecente 40 dentes de alho com a casca e reduza a tempertura do forno. Para se obter um assado suculento e macio , deixe no forno por mais 30 min. Se preferir a carne bem passada , asse por mais 30 minutos . Retire o cordeiro e os dentes de alho da assadeira , coloque-os em uma travessa funda e cubra com uma folha de alumínio por 20 minutos . Sirva em fatias finas com os dentes de alho que ao serem esmagados com o garfo deixam escapar de seu interior uma pasta fina e cremosa. A delícia está quase pronta . Faça um molho de sua preferência , usando todo o caldo onde o cordeiro foi assado e acrescente cheiro verde , aledrim , ou outra especiaria do seu agrado . Sirva com arroz , ou com algo que prefira . Bon appétit!!!
Nada impede que você escolha os convidados , para degustarem esse prato tão apreciado e chic. Escolha também um vinho, tinto seco ou , se preferir branco ou rosé . Eu , particularmente uso o tinto seco. Fica mais harmonioso com o cordeiro . Mas , essa é minha opinião... Escolha a sua e tim-tim !!!
(Kalena , RAO, 23 de abril de 2009) ***