Tiradentes X Descobrimento do Brasil. CARTA DE CAMINHA.
" Um nascimento, já
com falhas de iden-
tificação". (Kalena)
Datas quase coincidentes. Mas gostaria de falar , em prineiro lugar , não por ordem de preferência , mas oedem de quere expressar o papel de Pero Vaz de caminha , na expedição de Cabral .
A CARTA de PERO VAZ de CAMINHA , meus queridos leitores foi o PRIMEIRO , sim , o PRIMEIRO DOCUMENTO ESCRITO do BRASIL . FOI , REALMENTE ,A PRIMEIRA ESCRITURA contida na História do descobrimento do Brasil . Veja a importância disso . Que maravilhoso papel , desempenhou o Pero Vaz de caminha .
Eu diria que foi a CERTIDÃO DE NASCIMENTO , ou aquela pulseirinha que o médico outalvez a enfermeirs ou mesmo um parteira , coloca no pulso do bebê ao nascer . Tem , se não me engano o nome da mãe e o nro do quarto , caso seja no hospital , cunhando alí que nasceu uma criança . Nasceu mais um ser , que fará parte do mundo . Nasceu mais um cidadão ou cidadã . Fica registrado a maior maravilha que é o naecimento de algo ; Gente , terra , planta , bichos ou enfim qualquer outra coisa que nasça . E com DIGNIDADE.
Com a CARTA de Caminha estava configurado o nascimento dessa terra , onde vivemos . Essa carta é enorme... muito detalhada, românticamente detalhada , detalhes e mais detalhes , tudo o que se pode imaginar , ese maravilhoso escritor-poeta , documentou numa carta que enviou ao rei de Portugal . Foi, entã , também , o PRIMEIRO TEXTO LITERÁRIO e é o mais minucioso e IMPORTANTE documento relacionado á viagem da Esquadra de Cabral ao Brasil .
Por ironia do destino , essa carta só foi publicada , pela primeira vez apena , APENAS em 1817 mais de 300 anos após ter sido redigida , como a parte parte do livro COROGRAFIA BRASÍLICA , de autoria de Manuel Aires do Casal. (É como se a gente nascesse e só fosse registrada em cartório , aos 90 anos de idade. Lamentável , não ? pinião d Kalena ) . A citação de Manuel Aires , significa que até essa época , 1817 , a história contada sobre a viagem de 1500, foi substancialmente diferente da narrada depois .
O texto de Pero Vaz de Caminha tem a preocupação básica de informar , procurando informar o máximo possível de dados a respeito do que ocorria e do que o escrivão via , ouvia e sentia , a respeito da terra.
O fato de ser um texto informativo abre-se a outras importantes dimensões do documento pois insere-se no esforço conjunto dos europeus , concretizado nos textos de viagem da época (especialmente nos escritos por integrantes das expedições)no sentido de construir alteridades , á medida mesmo que os navegantes entravam em contato com diversas terras e povos , alguns como os índios e o futuro do Brasil totalmente desconhecido deles , com os quais seria preciso conviver dalí em diante e, para conseguir dominar , sobretudo , conhecer .
O escrivão português foi minucioso na elaboração do seu inventário de diferenças incluindo não somente pessoas , mas animais , plantas, relevo, vegetação, clima , solo , produtos da terra , etc...
(Kalena, abril de 2009)