Glauber Rocha - Uma coisa puxa a outra

"Para vencer um desafio

é preciso tirar energia

de lugares que você

nem sabia que era

possível" (kalena)

E eu vou buscar muito além dessa energia escondida . Vou buscar no vento , no mar , no sol, na terra e na leitura. A leitura expande o seu universo. A leitura retira do nosso interior o que temos de interessante e a gente interioriza toda a riqueza e a sabedoria dessa leitura . É uma troca. Uma troca consciente , clara , linda e cheia de cumplicidade e mistério.

Foi , mais ou menos assim , que cheguei hoje a Glauber Rocha . A ter a comicão de escrever alguma coisa sobre ele . Escrever o que ? Não sei, pensei comigo mesma . Vou começar e o que eu sei dele vou colocando num fluxo de consciência . Começou assim : um recantista me mandou um comentário e falou sobre uma música clássica. Aí fui ouvir Devorak , um dos DVDs que tenho dele porque em conversa com uma moça educadíssima , do RS , suporte do Speedy Terra , ela expressou a vontade de um dia ir morar no Canadá , em Quebec. Disse-me que era também a vontade do marido .

Bom , o CD que eu queria ouvir do Devorak , foi gravado em Quebec _canadá . Ao terminar de ouvir o CD , passei pelo corredor e numa cesta de junco , grande, ovalada , mamãe costuma colocar alí coisas que ela vai ler ou já leu . Fucei e vi uma crônica do Jabor , falando sobre o filme Deus e o Diabo na Terra do Sol . Lí , corri à locadora e catei o filme do Glauber Rocha. E eis-me aqui escrevendo o "roteiro" do meu dia de quinta-feira, p.p.

Nunca vi encaixes tão perfeitos . Nem mesmo com o côncavo e o convexo . Rs . Adorei ...Existem algumas empresas , interessadas a restaurar a obra de Glauber . Inclusive obras inéditas produzidas pelo cineasta baiano , como desenhos e poemas . E isso é uma coisa maravilhosa, pois Glauber jamais pode ser esquecido . Ele representa , junto com outras personalidades baianas a expressão da cultura nordestina . Os filmes dele , da época áurea do Cinema já estavam e algumas ainda estão deterioradas. Como pode um cineasta , além de outros , representantes legítimos da cultura nacional , cair no esquecimento ?. O acervo se eu não me engano é composto por uns 20 filmes , entre curtas e longas, filmes caseiros e documentários , não poderiam mais ser vistos pela nova geração . Hoje o DEUS e o DIABO na TERRA do SOL , TERRA em Transe , já existem em DVD e já podem ser exibidos em cinema . O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA o SANTO GUERREIRO , logo também será exibido , se é que já não foi . Ah... lembrei , já foi sim e A IDADE da PEDRA e BARRAVENTO , também já foram o ano passado se bem me lembro .

E le não foi só isso . Dirigiu filmes que hoje são considerados clássicos ; criou peças de teatro que jamais foram encenadas ; escreveu poemas que não foram publicados ; rascunhou desenhos nunca vistos e manteve um diário com histórias que são ainda desconhecidas . Deixou mais de 90 mil documentos que hoje estão guardados no Rio , em Botafogo , no Tempo Glauber ( é Tempo , mesmo , não errei , rs) .Quem toma conta , segundo eu soube é a sua filha Paloma e sua mãe dona Lúcia Rocha . Elas , tentam evitar danos do tempo para imortalizar a obra do artista . Quando ele era criança , escrevia poemas que em seguida amassava e jogava no lixo . Dona Lúcia , sua mãe , ia ao lix , pegava o poema amassado , passava a ferro , recuperava , deixando-o em ordem e guardava . Que maravilha .... que mãe encantadora essa Dona Lúcia , que carinho , que devoção ... Cada uma das criações de Glauber e que ele desprezava, caía ba mão da incansável dona Lúcia , que guardava com o maior cuidado. Tadinha .... ! Ao perder o filho aos 42 anos , ela se dedicou a guardar tudo o que o filho deixou .

Aos 80 anos , a mãe de Glauber , conta com emoção e mostra , tudo o que ela separou , passou a ferro e guardou . Diz que mostrava para ele , mas ele nem se lembrava que havia escrrito . Conta que guarda , também , o prato o qual o filho fez a última refeição antes de morrer.

O certo é que já foram feitas cerca de 30 teses e muitas e muitas pesquisas anuais sobre a obra do cineasta brasileiro .

Descanse em paz, Glauber , mesmo com esse barulho todo . Seu corpo foi embora , mas sua obra continuará , sempre, nos corações daqueles que o admiravam. SEMPRE !!!

P.S _ Aproveito o ensejo e recomendo que vejam os filmes do Glauber . Locadoras tem em DVD e acho que também em Cassete . Vale a pena . Cultura é atemporal . Em qualquer momento ela amplia o horizonte , recheia nossa memória e acalenta a alma . GENTE, cultura é VIDA !

¨¨¨***¨¨¨*** Kalena, Páscoa/2009.

kalena
Enviado por kalena em 11/04/2009
Código do texto: T1533850
Classificação de conteúdo: seguro