Delícias na Cumbuca
Sopas frias, para
dias quentes"
Se gosta de cozinha , dias quentes e cozinhar , aqui deixo dellícias fáceis de fazer : Anote , aí ... no final conto a história.
1- GAZPACHO
INGREDIENTES - 1 pepino japonês tamanho médio verde e fresco , cortado em pedços ; 1 cebola branca , média , cortada em 6 ou mais pedaços ; 4 tomates maduros sem sementes e cortdos em 4 partes ;
2 dentes de olho, grosseiramente picados ; 250ml de um suco de tomate de boa qualidade ; 2 fatias finas de pão francês , amanhecido
e sem a casca ; 4 colheres (sopa) de azeite extravirgem , 1 colher
(sopa) de vinagre de vinho tinto ; sal e pimenta do reino a gosto .
PREPARO - reserve alguns cubinhos de tomate e de pepino. Bata , aos poucos , todo o resto, no liquidificador até obter uma mistura homogênea . Leve para gelar Ao servir misture novamente , e coloque em cumbucas . Enfeite com os pedaços de tomate e pepino , que ficaram reservados e se quiser alguns cubos de croutons . Obs: o charme é servir em CUMBUCAS .
2- BORSCHT ( ou barszcz)
INGREDIENTES : 300ml de caldo de galinha ; 2 beterrabas , médias picadas ou raladas ; 1 cebola branca média e ralada ; 1 xícara (chá)
de repolho roxo , picado bem fino ; 1 colher (chá) de açucar , nem cheia e nem muito rasa ; suco de 1/2 limão grande ou médio ; 1/2 xícara (cha) de creme de leite (pode ser o azedo) ; sal a gosto ; pimenta do reino , branca , a gosto .
PREPARO : leve ao fogo o caldo de galinha, a cebola , a beterraba, o
repolho e mais 2 xícaras de água . Começando a querer ferver , abaixe o fogo e deixe por cerca de 20 minutos até a beterraba e o repolho estejam cozidos . Acrescente, então o suco de limão , o sal ; a pimenta e leve para gelar . Ao servir , agregue uma boa (bemcheia) colher de creme de leite e enfeite , se quiser com azeitonas pretas e sem caroços ou cubinhos de beterraba , ou ... Servir na cumbuca , para dar o chiste .
Bem , falei em sopa e em país quente falar em sopa é tarefa difícil . No inverno é claro que falar em sopa , ou brodo caem como uma luva
em noites frias . Apesar de muita gente neste nosso território fazer cara feia para as sopas , já vi muita gente grande tomando um caldinho verde ou de mocotó ou uma canja , mesmo em dias mais quentes . E com pimenta forte , o que esquenta ainda mais .
Mas, sopa não tem que ser obrigatóriamente , quente . Essas duas , das receitas, por ex. são bem frias , deliciosas e ainda afastam aquela mania de arroz, feijao , bife e ovo frito ... que também é muito bom . Mas variar é divertido . É bastante agradável...é cultura .
O gazpacho , a receita 1 , é de origem lusitana , um nome de possível influência árabe somado a sotaque italiano , mas que fincou fama na Andaluzia , Sul da Espanha . Este prato nos remete á história . Lá atrás , ele era servido ás pessoas humildes . Foi sustento das classes sociais mais pobres, camponeses , etc... Hoje , você acha esses pratos em restaurantes de médios para cima . Na Europa , até em restaurantes mais e mais sofisticados .
Então , pode ser oferecido a qualquer visita . Da mais simples à mais sofisticada . Claro , em uma mesa bem arrumada , e não esquecer de colocar um aparador embaixo de cada cumbuca. Pode ser de cerâmica , louça , ágata , enfim... o que tiver , desde que o diâmetro do aparador seja maior do que o diâmetro da cumbuquinha .
Prepare os alimentos com carinho . Eles são sagrados , pois alimentam e fortalecem o nosso corpo . E o nosso corpo é a morada da nossa alma . Bom apetite .
Beijaços ... Kalena, 2009 *****