As Letras no final do séc. XIX
CIÊNCIA , ARTE
e CULTURA , com-
binam muito bem ,
sim , senhor". ( kalena)
1896, Euclides da Cunha era correspondente do jornal O Estado de São Paulo . O jornal solicitou a ele , que fosse ao sertão para cobrir a Revolta de Canudos , que já havia eclodido . Na realidade ele ficaria dividido entre dois lugares paradoxais . O Oceano Atântico e entre os patrícios nordestinos . Esse espaço geográfico já vivia há 300 anos , em condições precárias e a Bahia lutando contra tudo iso . Houve entretando uma inabilidade de se resolver um problema nacional e a luta vinha perdendo dia a dia o seu caráter militar . Mas Canudos não se rendeu ... lutou heroicamente até que um dia ... caiu ...foi um grande e completo esgotamento . Cairam os seus últimos defensores : um velho , dois homens feitos e uma criança , à frente de irados 5000 soldados .
Descobriram , depois , o corpo de Antônio Conselheiro , que já estava enterrado . Desenterram-no , Fotografaram-no e cortaram a sua cabeça . Cueldade, loucura , e até festa fizeram em volta daquele crânio .
O que dizer , agora , do homem ? Do ser humano ? Merece , o quê ? Tudo isso e muito mais , você encontrará no livro tijolesco de Euclides da Cunha : "OS SERTÕES" .
Como ele é muito grande , todo mundo acha que é cansativo , prolixo , etc... Nada disso . É um belo livro , de um grande escritor e de leitura obrigatória . Leia e você verá que eu estou com a razão . Vai adorar. Mas não vá atrás de resuno , não ... Leia-o , inteiro .
BOA CULTURA e entretenimento . Beijaços (Kalena,2009).