Meu balaio mnemônico.

"Juntar 4 mitos ?

O que me deu

na cabeça ? "

Ontem á tarde , estava estudando muito por causa do meu doutorado , mas de repente fiquei cansada e assisti ao filme : "Assim caminha a Himanidade". Aqui em casa tem uma filmoteca , até que é boazinha , porque todos têm mania de comprer filmes. Esse filme com a direção primorosa de george Stevens , aborda a saga , de uma família texana . Aborda 3 épocas de uma damília , centrada em um poderoso criador de gado . Foi o último filme de James Dean, um dos personagens. Ele morreu , logo depois que teminou as filmagens , as 24 anos de idade. Dirigindo seu carro , um Porshe , beteu de frente em outro carro dirigido po um estudante . Uma pena !!!

James Dean foi um mito . Jovem um dos homens mais lindos da sua época (1955) , lindíssimo , charmoso , ótimo ator e jovem. Muito jovem . O nome dele era James Byron Jean . Começa aí o meu passeio filosófico , digamos assim . Por ter no nome Byron , lembrei-me de George Gordon Byron . O popular Lord Byron , inglês . Em seguida , vi conotações de James e Byron , com Ambrose Bierce e ainda me veio á cabeça T.E. lawrence o popular Lawrence da Arábia . E por que isso ? Esses 4 mitos povoando o meu pensamento , a minha memória ? Porque todos eles têm coisas em comum . Como explicar esse caprichoso e, aparentemente , gratuito esse ajuntamente ?

bom , a morte prematura não foi . James morreu jovem e Lord Byron também ,mas Bierce , morreu aos 72 anos . Seria o interesse deles , todos, por cinema ? Até poderia ser , porque todos eles foram retratados em filmes e muito mais que uma só vez. Qual o fator determinante que me levou a juntar os 4 e descobrir , assim , de repente , conotação ?

1- Eu , claro , lí todos eles . Há tempos e não agora . A mãe de james Dean tinha como poeta preferido , Lord Byron e também morreu de câncer aos 29 anos . Bastante jovem . Os poemas de Byron , tinham personagens que pareciam com epígonos de Rimbaud . Rimbaud tinha uma sinovite cancerosa numa das pernas que precisou ser amputada e também morreu de desatre como o James Dean , só que foi de motocicleta e não de carro . Lord Byron que era diabético , tinha um grave defeito num dos pés.

2- Todos eles eram meio atrapalhados da bola : Lawrence - escritor arqueólogo e guerrilheiro do deserto . Rimbaud era o enfante rebelde . Todos eles morreram mal e todos tiveram problemas sérios com a mãe. Relações conflituosas e também com outras mulheres . A mãe de Rimbaud era autoritária e o poeta talvez por misoginia , descontava tudo na mulher e na mãe de Verlaine , a sogra . A mãe de Byron , também não era sopa : histérica e eternamente ressentida por ter sido abandonada pelo marido . Mas nada justificava o que seu filho fazia com as mulheres que passaram pela sua cama. Partiu corações , fornicou , casou , descasou , teve caso com sua meia irmã Augusta , etc.... A mãe de Ambrose Bierce , escritor polêmico , era carola e bem chata .

Lawrence que eu saiba , nunca teve por mãe uma lady Macbeth e nem uma Jocasta . Casar , nem pensar , pois como é sabido o autor dos "Sete Pilares da Sabedoria" era gay .

3- na verdade eram todos gay . Menos o James Dean . Mas não porei minha mão no fogo . Para se ter uma ideia , Rimbaud teve um complicado caso de amor com Verlaine . Numa crise amorosa acertou-lhe um tiro na perna . Byron era ecumênico em matéria de sexo . Vivia empregando efebos mediterrâneos como pagens e valés .

Lawrence nunca mais foi o mesmo depois de novembro de 1917 quando um oficial turco por ele espionado em Deraa (Síria) trancafiou-o em seu quarto , convocou 4 subordinados e pediu-lhes que o servissem ,á vontade , o espião inglês . Cisma-se que Bierce era hetero convicto e James Dean , como já dissemos não era gay .

4- Eram todos homens de letras : 2 poetas , dois prosadores,

3 dos quais incluídos no Olimpo canônico de Harold Bloom.

*** CONTINUANDO : devo confessar que parei porque estava cansadíssima . Tenho estudado muito , mas vou parar um pouco e fazer uma viagem . Papai exigiu .... rsrs e já viu botar cabra para vigiar horta ? Corrigi , também letras trocadas e aqueles errinhos "banais" de digitação. rsrs .

...Mas não foi por isso que partindo de Rimbaud cheguei a Byron, Bierce e Byron . O fator Reino Unido : Byron e Lawrence eram súditos britânicos e por sua vez, Bierce morou em Londres de 1872 a

1875 e Rimbaud deixou-se fascinar tremendamente pelas docas londrinas , mas isso foi irrelevante . Foi também irrelevante saber que Byron , por ser Lord e rico , nunca precisou trabalhar. Nunca precisou dar duro . Lawrence foi militar , arqueólogo, escritor e o que ele fez de extravagante , não foi por dinheiro . Rimbaud e Byron foram dissolutos . E , como Ambrose Bierce e Byron , um beberrão . Rimbaud consumia absinto como quem consumia EVIAN ( pra quem não sabe, Evian é a marca de uma famosa água mineral , francesa. Deliciosa. ).

Também fumava haxixe . Compulsivo, inquieto e nômade . Numa festa foi admirado por um jovem , também escritor , que dissera nunca ter visto olhos mais bonitos , na vida dele . E sabe quem era esse admirados de Rimbaud ? Nada menos que o escritor de Le Rouge et le Noir , ou seja Stendhal . Interessante , não ??? rsrs

Byron apesar do defeito no pé , era um ADONIS. AS mulheres caiam sos seus pés . Dizem , que uma delas, caiu em desmaio por não resistir tanta beleza. Mas elas esqueciam que ele não er muito chega às mulheres . Deduz-se que as mulheres são e sempre foram "bobonas" , ... rsrs . Bierce foi escriror , aforista , cartunista, ensaísta , versátil e bonitão . Bierce foi um misto de Voltaire , Poe . Twin, Lovercraft e H.L.mencken . Misantropo e um ogro de língua afiada feito navalha . Era pessimista , e escreveu grandes contos , mas ficou famoso como lexicógrafo do capeta , com o "Dicionário do Diabo" , internacuonalmente aclamado pelos verbetes

diabolicamente corrosivos . Para tirar um pouco da chatice , vou falar só um dos aforismas dele : : "Amor = insanidade passageira , curável pelo casamento ". Só mais um : "Noiva = uma mulher com uma bela perspectiva de felicidade às suas costas".

Pra dizer a verdade , creio que o meu ajuntamento desses 4 mitos deve ter sido pela beleza . Ou pelas letras ? Pensando bem , não foi pela beleza, pois eu já disse que não ligo para a beleza ( de gente) , mas ligo para o charme . O que é charme ? Como dizia Nelson Rodrigues e eu o plagio : Não dá par explicar o inexplicável . Já falei isso em algum texto meu . Tenho certeza que disse , mas não me lembro em qual texto . Já faz um tempinho ... Só pode ser , então , o ajuntamento , pela arte ( James Dean ) e pelas Letras ( os outros 4 ) que na realidade eram 5 ,no início.

De qualquer maneira , subliminarmente , fui levada a falar desses personagens , também influenciada pelo livro que li na Universidade : o autobiográfico Arthur Rimbaud na África , de Charles Nicholl - Editora Nova Fronteira .

Fico por aqui . Esses homens me cansam .rsrs . Sei muito mais sobre eles . Byron está aí num texto que também não me lembro , bem . Está na categoria Artigos de janeiro ou fev. deste ano . Não gosto destes tais de links . Tenho preguiça de copiar e nem sei mais o que ... Não uso links .. rsrs

Beijaços pra todos . (Kalena , abril de 2009)

kalena
Enviado por kalena em 03/04/2009
Reeditado em 04/04/2009
Código do texto: T1520119
Classificação de conteúdo: seguro