O Assunto é ...Che Guevara - na TELONA
"Meu Deus , a arte é
algo tão encantador ,
que quase sempre
temos dificuldade
em defini-la ". (kalena)
***************
Não indiquei esse texto como RESENHA , porque não será uma resenha . Será apenas um comentário sem pretensão , mas altamente cativante , no meu ponto de vista .
O filme sobre Che , está pronto . Não sei , neste momento, quando entrará em cartaz no Brasil . O ator convidade para interpretar Raúl Castro , o Presidente Cubano , foi Rodrigo Santoro . Rodrigo diz que "perseguiu" o papel durante 5 anos . Mas não faz nenhum julgamento sobre Guevara. Diz que é um fã , assim como muita gente também ,é . Inclusive eu . E quero ver o filme , logo . A história é fora de série , além de ter Steven Soderbergh , como diretor . Quem resiste ? É claro que é um personagem polêmico , que uns endeuzam e outros demonizam . Eu gosto sempre da : VIRTUS IN MÉDIUM . Soa mais natural e foge do fanatismo .
Numa entrevista recente , Rodrigo Santoro diz que esteve em Cuba no Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano onde o filme foi exibido , em 2 sessões . Em uma com 2 mil pessoas e na outra com 4 mil pessoas . São bastante significantes esses números . O filme foi ovacionado , o que causou muita emoção para os envolvidos . A façanha daqueles que ficaram 4 anos na selva e conquistaram o objetivo , é muito forte. Sem dúvida Che é um dos ícones do séc. 20 . Segundo Santoro "o filme foi muito gratificante pois tive a oportunidade de conhecer o homem e não o mito "
A receptividade do filme está sendo boa na Espanha , nos USA ele ficou umas 3 semanas em primeiro lugar no ítem :´público. Mas em Miami não foi a mesma coisa . Teve passeatas de cubanos em frente às salas que exibiam o filme. Vamos ver como será a recepção aqui no Brasil . Cá, com os meus botões , já calculo . Já vejo o que vai acontecer , quando e onde . Mas não vou comentar sobre isso . Quero ver o filme pela sua plasticidade, interpretções , direção , fotografias , qualidade do som , etc... Em cinema eu vejo TUDO e não apenas o enredo , a trama . Aguardemos ....
**********
Oi cinéfilos , já está em cartaz em algumas cidades grandes , o filme com a Meryl Streep . É um drama , com a duração de 104 m , interpretado de maneira brilhante por Philip Seymour. O ano é 1964 , o padre Brendan (Seymour ) , se dirige à sua congregação em um sermão sobre a triste solidão provocada por uma dor mantida em segredo . Ele se emociona e ..... acontecem coisas bem conflituais ... Quem for assisrir , leia aquele tópico que escrevi sobre Empatia . Vai ser muito útil . Vale a pena , viu gente ... Não é filmeco ...é um filme muito profundo , denso ... O título do filme ??? DUVIDA . É um texto impecável , para o seu acervo cultural e suas emoções .
Leve os DOCUMENTOS . Boa sorte e entretenimento .
Fico por aqui... Beijaços .... Kalena, março , 31 , de 2009.