Não se Apaixone por um Argumento

Um advogado inteligentíssimo ,

uma vez, depois de uma longa

conversa , me disse : " Kalena,

o dia em que isto (e apontou

o coração ) ,falar mais alto

do que isto(e apontou o cé -

rebro , você estará perdida".

Sim , foi exatamente assim que ele me falou. refleti muito e

evidentemente , filtrei esa idêia. Não é levar tudo a ferro e fogo . Existem momentos cruciais em que a gente deve se lembrar desse

conselho , digamos assim . Dia dese , estava eu pensando , numn caso que aconteceu comigo , construí um argumento , usei da resiliência ( na verdade eu já queria ofender a pessoa) e recorrí ao meu cérebro . Foi ese fato que me levou a escrever esse texto , que se lê, abaixo :

Ao se defender uma idéia , use com habilidade os argumentos que tiver á disposição , mas tome muito cuidado para não se apaixonar de forma demasiada por algum deles . Se você exagerar no uso de um argumento para defender uma ideia , correrá o risco de

repetí-lo tantas vezes que acabará por enfraquecê-lo.

Um bom argumento nãoprecisará de muitas repetições para que posa ser notado , pois ao ser citado , todos compreenderão a sua importância . No momento apropriado se sentir necessidade de repetí-lo procure usar palavras diferentes. Tem pessoas que repete , repete , repete que acaba cansando e sendo desacreditada . Dizer aquela ladainha , sempre , ninguém mais quer saber de ouvir ou ler a "Xaropada" , como dizem os jovens descolados .

Agora , um argumento forte e poderoso , deve ser preparado antes de apresentá-lo. O que deve prevalecer ? A razão e a inteligência , para que não se ponha tudo a perder . É difícil , ese controle , muito difícil , daí a necessidade de exercícios , autocontro -le , etc... Tendo consciência da força e do poder do nosso argumento , a tendência é sair em disparada e soltá-lo aos quatro cantos do mundo . Parece que , assim, a nossa idéia sairá vitoriosa . Ledo engano . Na maiora das vezes essa precipitação poderá causar um prejuízo : perder a sua arma mais preciosa que a sua inteligência lhe proporcionou . E é difícil se segurar . E se comete esse deslize a tendência é repetí-lo desesperadamente como se o resto do mundo fosse burro e não entendesse o que queria dizer . Ou se põe de vítima , achando que não conseguiram enxergar a sua ideia luminosa . Seja cuidadoso em relação a isso . Somos imperfeitos e os erros acontecem , mas é preciso evitar que aconteçam o tempo todo .

Bem , somos humanos e mesmo querendo acertar, muitas vezes erramos . Eu sempre me lembro de Aristóteles em sua carta a Nicômaco : "devemos falar para a pessoa certa , de um jeito certo , no dia certo e na hora certa" . My God , save me !!!

(KALENA, 2009)

kalena
Enviado por kalena em 24/03/2009
Código do texto: T1503220
Classificação de conteúdo: seguro