As Delícias da Cozinha : gastronomia é arte e cultura .
"Precisamos criar novos
sabores, novos conceitos
na gastronomia .Isso
é arte. É cultura". (Kalena)
Desjejum , almoço, lanches e jantar .Todos os dias nós fazemos isso. E tentar sair da rotina , em termos de criar os alimentos não é uma tarefa fácil. Os grandes chefes de cozinha , que o digam. Mas , a dona de casa, também sofre , com isso . O que fazer ?
O alimento é uma coisa sagrada , e deve ser preparado com amor . Nem que seja tudo muito simples, o amor não deixa de existir .
Infelizmente , eu sei , sinto e sofro , sabendo que nem todos têm o privilégio de fazer todas essas refeições , diárias . Mas também não podemos nos privar das coisas que gostamos e temos condições de fazer e oferecer á família e amigos. Gostaria de falar , antes ,de oferecer umas receitinhas básicas , de uma bebida muito especial .
Trata-se do JEREZ . O jerez , um clássico produto espanhol (é chamado, também de Xerez) , tem como ponto mais importante sua origem: é proveniente de um só lugar do mundo , a região que lhe deu o nome e que fica no Sudoeste da Espanha . Fortificado , trata-se de um vinho elaborado com as uvas Palomino , Moscatel e Pedro Ximénez , podendo ser utilizada apenas uma dessas variedades ou misturá-las ,o que confere equilíbrio e complexidade á bebida . Todo JEREZ é Fino ou Oloroso . O Fino é geralmente seco . Seu caráter semelhante ao pão vem do ( uma película) chamada flor que se desenvolve na superfície do vinho no momento da sua elaboração . Essa camada protege-o da oxidação , mantendo a bebida delicada e fresca . Os Olorosos são vinhos ricos , de coloração marron e não foram afetados pela flor . Costumam ser fortificados a 18 % de álcool e ganham concentração enquanto
envelhecem em barricas . Uma vez , engarrafado ele pára de se desenvolver e a decantar . Porém os Olorosos mais adocicados
mantêm-se melhor . É um vinho para ser consumido no início ou no final de uma refeição .
Uma explicação : meu avô materno é espanhol e ele tem essas manias de descobrir vinhos espanhóis complicados . rsrsrs . Mas é uma delícia .
Aproveito para deixar aqui umas receitas facílimas e que podem ser degustadas com esse vinho ou com outro de sua prefência :
CARNE DE PANELA
Ingredientes : Fraldinha , cebola , tomate , extrato de tomate , sal a gosto . MODO DE FAZER : refogar a carne , juntar a cebola cortada em cubos , o extrato de tomate , o tomate ( sem pele e sem semente ou não) e o sal ( cuidado para não salgar demais ) . Cozinhas por cerca de 2 horas , pindando água se necessário . Não precisa pressão . E a comida fica mais gostosa se cozinhada em fogo baixo e sem pressão . Serve , com salada , arroz , branco e com aquela farofinha que eu coloquei aqui , num dia , lá atrás . Ou farofa de banana . Vinho JEREZ ou à sua vontade. Quantidade ??? No OLheôMeTRO , dependendo do nro de pessoas . rsrs
CEBOLA TIROLESA
Ingredientes : cebola, sal a gosto farinha de trigo e óleo para fritar . ( nada de óleo já usado uma vez e que está per-fei-tooooo .Não !!! ) . MODO DE PREPARAR : Cortar as cebolas em rodelas bem finas . Deixar descansar por meia hora em água com sal. Escorrer bem a água , Empanar na farinha de trigo e fritar em óleo , bem quente . Não se distrair para elas não queimarem. Quantidade ?
A olho , dependendo no nro de pessoas . Podem ser degustadas como aperitivo , se quiser ,... ou servir com a carne .
Frutas , de sobremesa ,e um cafezinho com gotinhas de menta . BOM APETITE ! CONVIDE-ME ,POR FAVOR !!! ( brincadei-
rinha ) rsrsrs . Hummmm é uma deliciosa refeição !
BEIJOS - (KALENA, 2009)