O FOGO e as QUEIMADAS - Massacre da Natureza.

"Ás vezes somos vítimas

da fúria da ntureza. Mas

nem podemos reclamar.

Quando ela está quieta,

nós a provocamos ..." (Kalena)

No momento em que o homem acendeu a promeira fogueira, esfregando até à combustão dois pedaços de madeira , ou tirando fagulhas da pedra , deu um passo de gigante para a conquista de uma infinidade de coisas que to-naram sua vida bem mais agradável e abriram as duas bandas da porta para o futuro e o progresso. Sem o fogo , embora com toda a sua mágica habilidade duvidamos que a alguém fizesse aquele empadão de carne de dar água na boca, ou conseguisse assar o bolo de velas das festinhas de aniversário. Nem os automóveis estariam nas ruas com todo aquele aço que o fogo tranforma em lâminas delgadas, obedientes ao seu poder e aos caprichos da imaginação do homem.

E quanta coisa mais nasceu por causa daquele tição original.! Inclusive o palito de fósforo , que é a sua réplica moderna. Mas não se iludam . Fogo é fogo !!! Cria, é certo . Na verdade é indispensável para numerosas atividades do homem. Porém , tal como cria ele também destroi . Uma chamazinha __ a ponta incandescente de um cigarro ou a bucha mal apagada de um balão __ pode destruir em poucos minutos o que o homem levou horas para fazer , ou a natureza consumiu até centenas de anos para construir em seu fantástico laboratório de maravilhas. Querem um exemplo da ação destruidora do fogo ??? As queimadas. Quem já assistiu a uma queimada ? Talvez poucos . Saibam que as queimadas não só destroem as plantas que o fogo devora. Já seria péssimo se fosse assim . Estariam empobrecendo as florestas , privando os animais de alimento , eliminando seus abrigos naturais , criando de-sertos calcinados , sem o verde essencial ao equlíbrio da natureza . Vão muito além . Atingem o solo profundamente , matam os organismos que vivem dentro da terra e sao utilíssimos para a sua fertilidade , permitem que as águas da chuvas abundantes escorram pela superfície nua de vegetação , provocando uma verda-deira calamidade para a lavoura que é a erosão ( VIDE EROSÃO , UM ARTIGO QUE ESCREVI DIAS ATRÀS , AQUI NO RECANTO) .

Estranho é que a queimada é obra do homem que a utiliza como prática agriícola quase sempre sem os cuidados que o trato com o fogo requer ,e, muito provavelmente , sem saber, que quanto mais queimadas provocar , mais pobre fica a sua terra... Não podemos esquecer que o fogo cria riqueza. É muito necessário. De quantas coisas ficaríamos privados se ele não existisse ? Não poderíamos fazer nossos quitutes , os metais não teriam toda a utilização que teem , as telhas que nos abrigam da chuva e do sol seriam barro puro , mole , imprestável para a finalidade . Mas não podemos BRINCAR com o fogo ! Sua ação devastadora pode eliminar , numa fração de segundo , com grave perigo para a vida na

Terra , todas as coisas boas , bonitas e úteis que a natureza nos dá.

kalena
Enviado por kalena em 11/03/2009
Código do texto: T1480313
Classificação de conteúdo: seguro