GOETHE e outras ...

""O talento se cultiva

na calma .

O CARÁTER , no

tumulto

da vida"" (Goethe).

Uma vez, em li em algum lugar -sinceramente ,não me lembro

onde - que o caráter é algo que a pessoa TEM ou Não TEM . Ou seja , não existe a história : Fulano tem MAU CARÁTER , ou caráter frágil , ou...ou...ou. O caráter , a pessoa tem. Ou não tem. Não existe adjetivo para caráter.

Isso , foi o que eu lí. Procurei , pesquisei para ver se encontrava cientificismo , nisso . Nada encontrei e os especialistas, também não me deram resposta positiva. Então , fica só nisso : a leitura que fiz e não me lembro onde.

Se Goethe fosse vivo , ele faria 260 anos , agora , em 2009.

Dada a sua multiplicidade de conhecimentos , não resta dúvida que perdemos uma bela ocasião de acrescentarmos seus múltiplos trabalhos em nosso acervo ou em nosso capital intelectual. Goethe escreveu cartas , prosa e poesia , teatro, estudos científicos, reflexões , máximas, relatos de viagens , ensaios literários, críticas,

enfim, seu trabalho intelectual foi extenso. A vida é implacável e a morte muito mais . Tanto é que as obras desse filósofo foram interrompidas em 1832 . A morte o levou, implacavelmente.

Seus poemas são maravilhosos e entendíveis. Tem poemas que a gente não entende . Geralmente, poemas muito cheios de figuras, metáforas, palavras pouco usáveis ou conhecidas dos meros seres mortais , fazem com que nos embananemos em certos poemas ou contos , ou outra arte qualquer. Creio que o autor deva CONTROLAR a DERIVA , ou seja , divagar menos , controlar as metáforas e ,não ,dar asas a elas. Lembro-me que o pai de um amigo , que é pintor , contou-me que numa exposição da qual ele participou , na Bélgica, havia um quadro totalmente branco. Tudo e todo branco . Nenhum pontinho minúsculo existia de outra cor. Todo mundo parava em frente ao quadro e olhava, afastava , olhava de pertinho , de longinho e apareciam as caras e bocas de quem não estava entendendo nada , mas não queria demonstrar a suposta "ignorância" em artes plásticas. Nisso , chega o pintor-autor do quadro e olha sorridente e ,com acenos de cumprimentos, os coitados que alí estavam a admirar (?) o branco . UM DELES , NÃO SE CONTEVE E PERGUNTOU , EM SUSSURROS , O QUE SIGNIFICAVA AQUELE QUADRO QUE NÃO TINHA NADA. O pintor : "que pena o senhor não entendeu ? Significa a PAZ " . OBS: o quadro estava avaliado em 60 mil dólares.

Voltando ao Goethe , seu poema Canção dos Elfos , aproveita seres fantásticos da mitologia escandinava, para se referir a um passeio que ele fez com a mulher que amava. E esse poema ele enviou para ela , uma linda mulher por quem ele estava apaixonado . O nome dela ? Frau Von Stein . O poema :

À meia-noite, quando os homens enfim dormem

Então nos fulge a lua , então nos fulge a estrela .

Vagamos .

Enfim cantamos, jubilosos dançamos.

À meia-noite , quando os homens enfim dormem,

Pelas planícies, pelos salgueiros, vosso espaço buscamos.

Vagamos e cantamos. E dançamos um sonho.

Maravilhoso poema e entendível ,mesmo para quem não sabe o que são Elfos ... Escandinávia ... Certo ??? E para quem conotou , fica ,ainda, mais rico. Não precisa, porém ,de uma cultura mais refinada para gostar e entender . Aí o mérito .

Quanto ao quadro do pintor . COMENTO : tudo bem que a cor branca representa a Paz. Mas é também compreensível que as pessoas não entendam um quadro todo branco . A significação de PAZ , estava só na cabeça do autor . Um quadro pintado (?) para ele mesmo. Só ele sabia ... Ele deve comprar o quadro dele por 60 mil dólares, COM TODO RESPEITO ! Eu jamais compraria . E adoro arte, sou sensível até demais , mas tenho meus limites... será que eu ia pensar que era a Paz que ele expressou naquele quadro tão valioso ?

Quanto ao poema : quem quiser, ler mais , existe o : POESIAS ESCOLHIDAS de Johan Wolfgang Von Goethe . Um belo livro . Nas boas livrarias. Ou bibliotecas. Ou na casa da Kalena .. rsrsrsrs...

Beijos . Fico por aqui...(Kalena, 2009) - Terça-feira de carnaval.

kalena
Enviado por kalena em 24/02/2009
Reeditado em 24/02/2009
Código do texto: T1455286
Classificação de conteúdo: seguro