Saramago- A Viagem do Elefante , seu livro mais recente.

""Ler´José Saramago, é

atrair para nós

o imponderável e

para nossa

cultura, um

acervo ,

sedutor!!!"" (kalena)

Todo mundo que já leu as obras de Saramago, sabe como são difíceis . Tem alguns autores que eu adoro ler , mas confesso

que me cansam , um pouco. Guimarães Rosa, Gregório de Mattos , Euclides da Cunha , o livro FILOSÓFICO de Sartre , O SER eo o NADA. São prolixos , herméticos e a leitura não flui como eu gostaria que fluíssem...

Comprei o livro "A Viagem do Elefante" , o último de José Saramago. . Li com muito entusiasmo , prazer e proveito. Confesso que esse livro flui, desde o início. É um livro, essencialmente de ficçao . Só é verdade, alguns 10% ou menos . Mas, fiquei completamente encantada com a lógica alegorica/literária pela qual passeiam os personagens , principalmente o Elefante . Salomão é o nome dele. O elefante e o outro personagem chamado Subhro , um indiano são os dois privilegiados , nesta saga de Saramago . A missão dos dois é bastante amarga , pois ficam a nadar no meio de um viés ateísta . O narrador é bárbaro, de maneira que você navega com deleite , pelo texto que o Saramago dá o nome de conto e não ronance.

Quando perguntado o motivo dele falar que o livro é um conto , ele declara que , na obra, faltam todas as características de um romance. Para mim , é um romance, porque se , saramago, nem definiu o conto e nem o romance , não vai ser eu , uma mera mor

tal , querer dizer algo ao contrário.

Lendo esse livro , percebe que até houve uma mudança de estilo. Não tem aquela coisa "amarga" do estilo sararamaguiano.

A narrativa é gostosa e não conta com as saliências que em tempos idos , faziam o leitor "suar" ou então parar de ler, já nas prímeiras páginas. Aliás , já existe uma "máxima" filosófica que diz : ´Se até á página 50 ou menos , ou mais , conforme o tamanho do livro , você não gostou , não se entusiasmou , largue o livro de lado.

Nesse livro , Saramago está mais solto , mais refinado , um refinamento semelhante ao de Anatole France , no que diz respeito ás ironias. Nos deboches , quando dedicados aos poderosos do mundo ,

há , também , mais requinte. Enfim , parece outro Saramago.

Para terminar : há 2 coisinhas que eu não gostei . Uma delas até posso contar , mas a que eu detestei, não conto . Afinal você vai ler o livro , não é ? Depois da página 190 , 210 por aí , há um certo declínio na narrativa. Mas, passa... dá para atravessar o desfiladeiro... rsrs. A outra , você confere... OK ???

O preço varia de Livraria para Livraria. Mais ou menos entre 35 a 45 reais ... com margem de erro para cima ou para baixo ..rsrs . Eu encontrei um com o preço ótimo , mas náo posso falar onde. Procure...gaste a sola do sapato ...Rsrsrsrsr. Editora : Companhia das Letras.

Boa leitura , divirta-se da melhor forma possível . CURTA o livro , que vale a pena ... Beijocas... e até ... estou em Angra ... Bjs.

(Kalena, Angra dos Reis - carnaval-2009)

kalena
Enviado por kalena em 23/02/2009
Reeditado em 23/02/2009
Código do texto: T1453123
Classificação de conteúdo: seguro