A Síndrome de Burnout
""Tudo que provoca esgotamento
emocional, fragiliza drasticamente
o nosso físico e judia da
nossa alma"" (kalena)
Quando soube dessa doença , perguntei a um dos meus 2 irmãos médicos , o que realmente provoca. Fquei triste porque ele
foi logo dizendo que que ela afeta inúmeras coisas e os preferidos são os profissionais de saúde. Esgotamento emocional , despersonalização e baixa autoestima profissional . Esses são alguns dos sintomas que os pacientes com Síndrome de Burnout desenvolvem . Credo !!! Não gostei nadinha .
É uma doença classificada como estresse ( não gosto desse termo) agudo , suscetível nos profissionais que lidam com público e
que teem rotinas desgastantes . Comum entre os profissionais de saúde , as causas podem estar relacionadas com alta demanda de seviços e baixos recursos materiais e humanos , hierarquias autoritárias da chefia , plantões e emergências e responsabilidade entre a vida e a morte . Lembro-me perfeitamente , quando meu irmão foi , logo depois de formado e feito a R1 e R2 , foi trabalhar num estado nordestino . Chegou uma senhora de uns quase 9o anos , com peritonite agudérrima , fraca, mal nutrida , enfim , quase morta . Caiu nas mãos do meu irmão que é cirurgião e na época já no mestrado. Ela morreu... a família queria saber o porque e não se conformava de jeito nenhum . Meu querido irmão , cansou de explicar e no final disse : ela já chegou em estado de morte. Ai calou-se...
Esse tema foi debatido pela psicóloga Maria Lucia Hares Fongare , em reunião com profissionais da saúde . O problema , segundo ela , tem tornado-se frequente nos hospitais e afeta a vida pessoal do paciente , ou seja quem é portador dessa síndrome. A queda do desempenho profissional , é brutal . É necessário procurar ajuda com psicólogos ou mesmo mudando de atividade . Tem pesquisadores estrangeiros que afirmam que policiais , professores e jornalistas são alvos vulneráveis . E também , enfermeiros , pois estes lidam com a vida e a morte , quase todo dia . Banhos e remédios que não podem sofrer atraso estão ,sempre, nas mãos dos enfermeiros . O desgaste é demasiadamente grande . Os da Terapia Intensiva , ou seja , os da UTI , sofrem um impacto duplicado. Ou triplicado , sem exagero nenhum ... E mais ,ainda , quando são doentes terminais .
Bem , fico por aqui...é onde posso chegar ... o resto deve ser perguntado para um médico. Nâo sei e nem sou médica, para relatar outros detalhes. Sinto que é grave e sinto que os enfermeiros são profissionais , mal remunerados , principalmente quando não teem o título d Enfermeiro Padrão . São situações bem graves e necessitam urgência nas soluções . Os hospitais e as empresas devem compreender que as pessoas não são máquinas e mesmo as máquinas teem seu tempo de manutenção . E para os humanos ??? Qual é o tempo ??? Fiquei sabendo , ontem que a Unesp declarou que 30% dos professores da rede pública do país , apresentam sintomas da Síndrome de Burnout . Porcentagem altíssima ... As coisas precisam ser reavaliadas... Que tal hein , Ministro Temporão ??? Deixem para aumentar os seus prórios salários , quando , pelo menos 99% da população ativa e a não ativa , estiverem com a saúde em dia .
MINISTROS .... vamos agir ???
( by KALENA, 2009) *****