Os Limites do Possível - DUALISMO

" E ele que só erguia

casas, onde antes

era apenas chão".

Platão teimava em algumas coisas . E eu também teimo . Vamos para o Dualismo ? E com o Elitismo , a seguir , você já poderá conversar sobre Platão, numa boa . Não TUDO , mas já dá para encarar um sabidão !!!

Platão divide toda a realidade em 2 níveis :

mundo sensível /mundo das ideias ; corpo /alma

almas inferiores /alma racional;artesãos /dirigentes e guardiães

Esses dois níveis são colocados em posição hierarquizada , um é superior ao outro .

Acontece que essa divisão rígida , não corresponde ás nossas

experiencias, em que as coisas são misturadas , em constante transformação e troca de posições. E tem mais: além disso a ciencia e a filosofia moderna, baseiam cada vez mais , seus experimentos e descobertas levando em conta que a pessoa humana é uma unidade.

Mesmo que haja aspectos diferentes - físicos, culturais, sociais, psicológicos - eles colaboram e interagem . Nada de hierarquia : se um desses aspectos for negado , o conjunto todo será mutilado.

Bem , Platão muitas vezes foi criticado pelas conclusões que outros tiraram a partir de suas ideias . Ele não despreza a realidade material ,mas a coloca abaixo das suas IDEIAS. Ele a coloca numa posição inferior, abaixo do intelecto . E isso serviu de pretexto para a passividade de alguns que diziam que " basta ficar contemplando o

o Bem . Não é necessário transformar a realidde concreta" ( sabemos que só ideias e intelecto , são coisas abbstratas , nâo ? ) . Dessa forma , nossa luta para construir uma sociedade mais humana, fica esvaziada. No entanto Platão lutou com unhas e dentes para concretizar aquilo que talvez fosse uma utopia.

Contudo , essa dualidade nos salvou da tirania absoluta , contida na frase : " Contra fatos não há argumentos " .Platão discorda e diz que há , sim , argumentos . Por trás de uma opressão milenar que se apresenta como coisa natural , normal , há sim uma percepção libertadora que algo de diferente pode surgir, desde que se lute para isso. Outro exemplo : também não são definitivos os dados econômicos quantitativos , relativos ao volume de produção

ou de exportações . É preciso examinar esses números e ver o outro lado da moeda e perguntar : Será que não estão pagando caro por esses resultados ? Será que toda essa riqueza está sendo distribuída

equitativamente ? As IDEIAS eram importantes para Platão e não as simples coisas materias como fizeram alguns filósofos pré-socráticos.

Muito mais tarde Aristóteles pensou nisso . E muito mais tarde, ainda , Marx relacionou essas duas dimensões à dinamica eco-

nomica e social. Platão deixou pistas da importância da permanencia das IDEIAS e que a relação entre esses dois polos fosse pensada de maneira mais adequada.

Palavras chave : IDEIAS - 2 niveis - hierarquia - intelectual .

(By Kalena, fev. 2009)

.

kalena
Enviado por kalena em 13/02/2009
Reeditado em 13/02/2009
Código do texto: T1436688
Classificação de conteúdo: seguro