O MUNDO INFANTIL
" Os anjos sempre estão
com as crianças. Mas ,
depois eles continuam.
Pena que algumas
pessoas que pelas
suas maldades os
os anjos as
abandonam ". (Kalena)
Nada como o Mundo Infantil !!! É a doçura personificada.
criança vive num mundo onde tudo é contato pessoal. Dificilmente penetrará no campo da sua experiência qualquer coisa que não interesse diretamente seu bem-estar ou o de sua família e amigos. O seu mundo é um mundo de pessoas e de seus interesses pessoais , não um sistema de fatos ou leis . Tudo é afeição e simpatia e alegria havendo lugar para a verdade , no sentido, de conformidade com o fato externo.
E isso não combina muito com o que a escola oferece em termos de projetos. A escola fala tanto só quase que do passado e vai caminhando em passos frouxos , sem direção, sem rumo e acaba no espaço. A criança está acostumada num mundo , num pequeno mundo ,microcósmico ou seja um meio físico-familiar e é arrancda dele e atirada praticamente num mundo onde , alcança , praticamente os limites do sistema solar . A cabecinha dela vem eivada de mais de meio século de coisas do passado...que ela ainda não incorporou o seu intelecto. Ouve falar de outros povos ou não , mas eles estão alí presentes em qualquer nicho .
Além disso a vida da criança nãotem o povoamento que tem a dos adultos . E Graças a Deus , não tem .... Sorte delas, sorte dos pequenos . A vida da criança é intergral, unitária, ou seja é um todo único. Ela não tem consciências se passou de um lugar para outro, se viu um objeto valioso ou não ...isso pra ela ,praticamente não tem nenhum sentido. Não tem consciência de transição .A unidade de interesses pessoais e sociais que dirigem a sua vida mantém coesas todas as coi que a ocupam . Ela não faz idéia de isolamento e nem distinção , conscientes. Para ela , aquilo que prende o seu espírito , constituem, a somente , todo o universo . Um universo que é frio, fluido ou seja um universo que traz e desfaz tudo, com muita ligeireza, rapidez. Rapidez que espanta.
É esse aí o mundo da criança. Tem a unidade e a integrilidade
da própria vida da criança .
Benditas , sejam as crianças..... Eu vou deixar aqui um poema pequenino, oferecido a elas . Com muito carinho...mas , meus amores ,não me chamem de TIA . OK ??? Fofinhas... ?
O VENTO
O vento
venta
e inventa
mil maneiras de ventar ;
venta fraco
venta forte
venta gostoso
feito um beijo antes de dormir.
Poema de Luis Camargo do livro "O cata-vento e o ventilador".
Tô com mania de vento e cata-vento...percebi agora , rs
(Posted by kalena, rRbeirão Preto-SP on 02/fevereiro/2009) ***