CHATICES DA MODERNIDADE
A vida corrida dos tempos atuais, acaba por criar alguns mecanismos que se tornam verdadeiras chatices da vida moderna e só servem para entravar o relacionamento entre as pessoas, contrapondo-se com os propósitos de eficácia e de rapidez, tão preconizados nos dias atuais. Estima-se que não são tantas, mas as que serão enfocadas aqui, por si só, já são suficientes para prejudicar sobremaneira o cotidiano de pessoas nos vários campos de atividade humana. Calcula-se que de todas, a mais indesejável é aquela que ocorre quando alguém usa o telefone para ligar para um estabelecimento bancário ou para outra instituição qualquer, e do outro lado da linha uma voz melodiosa diz: “Você ligou para o estabelecimento tal. Logo iremos atende-lo”. Após isso, colocam uma música para entreter a pessoa que ligou. Dependendo das circunstâncias, repetem a música novamente, que estica mais alguns minutos. Enquanto isso, a pessoa que ligou continua lá conectada, parecendo um babaca na expectativa de ser atendida. Passa-se mais algum tempo e nada. Demorou tanto que a ligação caiu. Haja paciência para se lidar com esse tipo de situação. E se realmente quiser ser atendida, terá que repetir todo o procedimento anterior e esperar pela sorte. Paradoxalmente, alguns estabelecimentos comerciais que utilizam desse contraproducente meio, não sabem explicar a queda em seus faturamentos. Pode?
Além dessa, destaca-se uma outra que também pertuba e que o povo deveria inclusive fazer um abaixo-assinado para suprimi-la de vez, é a inserção de propaganda política no meio do Jornal Nacional. Essa torra o “s”, pois acontece justamente quando o trabalhador pensando em desanuviar a cabeça pelo corre-corre do dia-a-dia, ainda tem que ouvir as baboseiras da classe política, que, em que pese a insolência, não pode ser processada por propaganda enganosa, o que é lamentável.
Outra, não menos indesejável, que também enche o saco e a paciência de qualquer um, é aquela relacionada ao atendimento médico. Hoje em dia, para ser atendido por um profissional da medicina, é necessário agendar a consulta. Telefona-se para o consultório médico e a secretária do médico marca previamente o dia e hora para se realizar o atendimento. No dia combinado, o usuário (paciente) aparece, paga a consulta e fica esperando a boa vontade desses profissionais. Acontece que o horário previamente combinado pelo visto, só diz respeito ao paciente, que na maioria das vezes aguarda horas a fio num consultório para ser atendido. Também haja paciência e excesso de tolerância, parecendo até que o tempo do médico é mais importante do que o da pessoa a ser consultada. Por que então marcar-se o horário da consulta para o paciente, se o médico usa outros critérios para atendê-lo ?
Espera-se que o presente texto possa ajudar a conscientizar as pessoas no sentido de criar-se questionamentos em torno do assunto, possibilitando ao ministério público dar uma ajuda no sentido de se tentar resolver os impasses causados por essas deploráveis anomalias da modernidade.