CHATICES DA MODERNIDADE

A vida corrida dos tempos atuais, acaba por criar alguns mecanismos que se tornam verdadeiras chatices da vida moderna e só servem para entravar o relacionamento entre as pessoas, contrapondo-se com os propósitos de eficácia e de rapidez, tão preconizados nos dias atuais. Estima-se que não são tantas, mas as que serão enfocadas aqui, por si só, já são suficientes para prejudicar sobremaneira o cotidiano de pessoas nos vários campos de atividade humana. Calcula-se que de todas, a mais indesejável é aquela que ocorre quando alguém usa o telefone para ligar para um estabelecimento bancário ou para outra instituição qualquer, e do outro lado da linha uma voz melodiosa diz: “Você ligou para o estabelecimento tal. Logo iremos atende-lo”. Após isso, colocam uma música para entreter a pessoa que ligou. Dependendo das circunstâncias, repetem a música novamente, que estica mais alguns minutos. Enquanto isso, a pessoa que ligou continua lá conectada, parecendo um babaca na expectativa de ser atendida. Passa-se mais algum tempo e nada. Demorou tanto que a ligação caiu. Haja paciência para se lidar com esse tipo de situação. E se realmente quiser ser atendida, terá que repetir todo o procedimento anterior e esperar pela sorte. Paradoxalmente, alguns estabelecimentos comerciais que utilizam desse contraproducente meio, não sabem explicar a queda em seus faturamentos. Pode?

Além dessa, destaca-se uma outra que também pertuba e que o povo deveria inclusive fazer um abaixo-assinado para suprimi-la de vez, é a inserção de propaganda política no meio do Jornal Nacional. Essa torra o “s”, pois acontece justamente quando o trabalhador pensando em desanuviar a cabeça pelo corre-corre do dia-a-dia, ainda tem que ouvir as baboseiras da classe política, que, em que pese a insolência, não pode ser processada por propaganda enganosa, o que é lamentável.

Outra, não menos indesejável, que também enche o saco e a paciência de qualquer um, é aquela relacionada ao atendimento médico. Hoje em dia, para ser atendido por um profissional da medicina, é necessário agendar a consulta. Telefona-se para o consultório médico e a secretária do médico marca previamente o dia e hora para se realizar o atendimento. No dia combinado, o usuário (paciente) aparece, paga a consulta e fica esperando a boa vontade desses profissionais. Acontece que o horário previamente combinado pelo visto, só diz respeito ao paciente, que na maioria das vezes aguarda horas a fio num consultório para ser atendido. Também haja paciência e excesso de tolerância, parecendo até que o tempo do médico é mais importante do que o da pessoa a ser consultada. Por que então marcar-se o horário da consulta para o paciente, se o médico usa outros critérios para atendê-lo ?

Espera-se que o presente texto possa ajudar a conscientizar as pessoas no sentido de criar-se questionamentos em torno do assunto, possibilitando ao ministério público dar uma ajuda no sentido de se tentar resolver os impasses causados por essas deploráveis anomalias da modernidade.

Amarú Inti Levoselo
Enviado por Amarú Inti Levoselo em 11/04/2006
Código do texto: T137596
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.