LEITURA : criança e escola .

"A leitura do mundo precede

a leitura da palavra" ( Kalena)

Sim, quem não sabe ler o mundo , não sabe interpretar um texto. Ler o mundo, é claro que é uma figura de linguagem,mas quem não sabe ler o mundo, também não sabe que existe figuras de linguagem.

Eu me lembro que ao entrar no primeiro ano da Universidade , onde fiz Filosofia (minha vontade era medicina e é até hoje) , eu ouvi que uma professora que ensina leitura , tem que analisar o universo da criança e respeitá-lo. Por exemplo : se a criança for de uma classe social não muito privilegiada e tivesse pouca experiência de socialização, não poderia dizer, para ela , uma taça de vinho , mas sim uma caneca ou um copo, pois a criança não saberia visualizar uma taça . Na casa dos pais nunca teve taça e por isso ela não teria a mínima idéia do que estavam falando . Nessa hora , me deu uma imensa vontade de ir, mesmo, para a medicina , em lugar de fazer Filosofia. Mas acabei ficando e a minha sina foi fazer Filosofia .

Uma vez, ajudei num projeto, que seria aplicado em um bairro da minha cidade , considerado carente (não gosto dessa expressão), e eu sugeri que se tivesse uma feira do livro infantil. Eu organizei tudo e foi um sucesso. Compraram livros , ganharam livros e ficaram com os olhinhos grudados na frase do Ziraldo : Ler é melhor que estudar". Eu coloquei essa frase feita e pintada, por mim, na entrada da Feira , cujo patrocínio foi de Editoras : ÁTICA, MODERNA,etc... Nesse dia eu percebi que criança gosta , sim ,de ler e de manusear um livro, observar a capa , as ilustrações , o autor, enfim tudo aquilo que se vê antes de abrir a página 1. Prefácio... sempre fui meio contra... A troco do que alguém tem que ficar papagueando o que tem no livro e o que o autor quis dizer ou pensado . A filosofia disso ou daquilo...Creio que devemos ensinar as crianças a descobrirem isso e não encontrar o caldo pronto e feito por adulto... Enfim, falar de leitura é falar em alfabetização.... e em palavras... e em significados . Eu queria que alguém escrevesse algo bem bacana sobre linguagem , leitura , levando em conta as idéias de Saussure.... Quem se atreve ??? Erga a mão... rsrs

Sugestões para leitura : 1-**Aladim e a Lâmpada Maravilhosa - Ruth Rocha - baseada na versão mais antiga de As mil e uma noites , Ruth Rocha conta essa história árabe tradicional, numa linguagem bem humorada e gostosa. 2- **Jornal Falado , de Antonieta D. de Morais -versos para rir e brincar com as palavras . Um jeito gostoso da criança se relacionar com elas. Lendo ou ouvindo alguém ler.

Obs: Sugestões extraídas do livro de Regina Zilbermann-Global Editora

Um beijo -(by Kalena, Londres,Kinsengton West Hotel,2009)