O OMBUDSMAN

"O nome parece esquisito,

mas tem dado certo" (Kalena)

OMBUSMAN é uma palavra sueca que significa REPRESENTANTE DO CIDADÃO. Designa nos países escandinavos , todos protestantes ( Noruega- cap.Oslo ; Suécia- cap.Estocolmo ; Finlândia-cap.Helsinque ; Dinamarca- cap. Copenhague ). A Escan

dinávia é uma regiãp da Europa Setentrional . Nessa região o ombudsman era chamado de Ouvidor Geral , cuja função era ouvir e canalizar os problemas da população. Na imprensa o termo é usado para designar o representante dos leitores .Essa função foi criada nos EUA nos anos 60. No Brasil só chegou em 1989 , num jornal de grande circulação . Foi uma atitude inédita . Uma decisão importante , que era ,já estudada , pelo jornal desde 1986 , motivada pelo sucesso da experiência de um jornal espanhol "El País". E também de um jornal americano o The W. Post .

O ombusdman é um profissional dedicado a receber, investigar e encaminhar as queixas dos leitores ; realizar a crítica interna do jornal e, uma vez por semana, produzir uma coluna de comentários críticos sobre os meios de comunicação - na qual o jornal deveria ser um dos alvos privilegiados. Para exercer o cargo com independência , o jornal instituiu o mandato de um ano para cada ombudsman, com a possibilidade de apenas uma única renovação de mais um ano. O profissional não pode ser demitido durante o mandato e tem a estabilidade de mais um ano no jornal ´após deixar a função.

O maravilhoso jornalista Caio Túlio Costa , por quem tenho a maior admiração foi um dos primeiros , senão o primeiro ombudsman de um jornal . Ele é professor de Ètica Jornalística na Cásper Líbero , em S. Paulo. Na sua primeira reunião semanal , ele escreveu uma crônica , linda, com o título:

"Quando Alguém é Pago para Defender o Leitor".

No mês passado eu tive um problema com Provedor, Sevidor , conexão , etc... que só foi resolvida , quando eu já cansada de escutar gravações : clique no 2 .... clique no 5 se ...... se não for o 5 , clique no 8 , bla ,bla ,bla... me deu um "estalo" passei um e-mail ENORME para o OMBUDSMAN . Já no dia seguinte tinha GENTE falando comigo . GENTE !! Pelo menos naquela hora , deram férias para as insuportáveis gravações . E o problema foi resolvido. Agora qualquer coisa que me aconteça eu vou CHERCHER LE OMBUDSMAN como diriam os franceses. E LA NAVE VA ...

(by Kalena,2008)