A Psicologia da Chuva
"Como tem sido a relação
do homem com a
natureza ?" (Kalena)
Eu não quero blasfemar , mas parece que a chuva no sul do Brasil é um acinte . Principalmente em Santa Catarina .Será que o céu anda rabugento ? Estou quase acreditando que a natreza é uma das coisas que não se pode prever. Não chove assim ,meses seguidos ,há muito tempo . Já não dá mais para confiar na MOÇA do tempo. Os meteorologistas estão em desvantagem. A chuva está fazendo o que quer e dando um cansaço enorme para os catarinenses . Será que ela está na lista da zanga divina , tal como o dilúvio , o arrasamento de Gomorra ? E outras tantas manifestações históricas ? Creio que não chega a tanto ... Mas o fato é que não dá para prever nada ... nada dá certo e quando dá é pura loteria . É o acaso...A chuva invade onde ela quer e não pede licença . Nada de cumprimentos nem na chegada e nem na saída . Agora a saída está difícil . Ela empacou no Vale e nas praias e nem sinal de ir embora . Precisa colocar uma vassoura de ponta cabeça atrás das portas para ver se ela "se manca". Receita da minha avó .
Já percebi que a natureza é dona dela mesma . É esnobe , soberba , impiedosa, às vezes . Não aprendeu matemática . Não sabe dividir . Falta muito em um lugar e sobra muito em outro . Não há comedimento . É Mandona , autoritária . Estamos num regime cósmico matriarcal . A chuva manda no sol . Ele não aparece e quando aparece vem tímido , sem graça , quase fugindo da dona chuva . Ela é quem manda e ele , obedece... My God , pode isso ??? Ela o assusta e ele sai em disparada , enxotado , empurrado e pra voltar é um sacrifício ...
A chuva nos põe medo de vez em quando , com os seus rugidos , e com suas pedradas . È temperamental e depois do estrago ela sai de fininho e desajeitadamente nos presenteia com um arco-iris . Viu , só ? Agora está ameaçadora .. transforma a terra em lama , num sorvete derretido e não raro deixa também o bolor . O insuportável bolor que pega ,desprevenido ,um sapato que não se usa muito e fica lá no fundo da sapateira . Deixa o bolor também nas paredes . Agora nem parede , ela derrubou tudo e não tem parede para hospedar o bolor .
Se não me falha a memória a Bíblia fala de uma chuva de vinho... Mas agora nada de vinho. Só água e mais água . O vinho já era uso corrente a C no tempo da Ilíada e Odisséia de Ulisses... mas agora nem uva tem... a chuva matou tudo.
Olha moça que é faceira quando quer : deixe em paz os catarinenses ... chame o ASTRO REI , afugente o calor , ajude a germinar as sementes , seja amiga de Hesíodo e Lucrécio... tenha dó da mãe Terra , a Géia dos gregos . Fique mansinha , generosa ... todos gostam de você quando não está brava... Deixe as ninfas sossegadas nas Hespérides . Deixe o povo catarinense em paz .Deixe que ele se una , se junte e construa , novamente ,o seu aconchego ,o seu cafofo, a sua alcova... Esse povo valente , guerreiro que mesmo chorando percebe-se ,em raros momentos, um sorriso monalístico . Estamos , TODOS orando por santa Catarina . Nossas orações são profundas e cheias de esperança .
Com fé vencerá , mais cedo ou mais tarde .Com a energia e a sinergia do povo brasileiro.
Nós , aqui do Recanto ,estamos com os corações abertos e em cada lábio uma oração . TODOS os RECANTISTAS desejam que DEUS os protejam . BEIJOS e muita ternura !!!!
RECANTO DAS LETRAS , 2008