Escola Tradicional Burguesa - Dropes filosóficos -educacionais -Infância
"Há, em nós, um cérebro
que pensa e também que
cria fantasias e valores
pessoais". (Teoria dos valores)
Um historiador francês chmado Philiphe Ariès , estudou a evolução do conceito de INFÂNCIA examinando ampla iconografia , ou seja , observando como a criança e a família são representadas nas pinturas . E ele chegou à conclusão que, até o sec. XII a arte medieval não se preocupava com a INFÂNCIA . Nas raras aparições era comum as crianças serem representadas como se fossem adultos em miniatura .
Lembrei-me disso , pois me preocupa ver as crianças de hoje , usando esmaltes coloridos , batons vermelhos , sapatinhos com salto , cabelos mechados , óculos de sol , bolsa , etc...Daí , eu ter escolhido 3 dropes , não a título de crítica mas a título de reflexão . Está certo isso ???
*** Os contos de fadas não eram de início destinados exclusivamente às crianças , mas desde a Idade Média eram contos folclóricos ouvidos sobretudo por adultos das classes mais pobres . Só no séc .XIX foram adaptados pelos irmãos Grimm com a nítida intenção de transmitir os valores burqueses às crianças.
***Os primeiros livros infantís foram produzidos no final do séc. XVII e durante o século XVIII . Justamente porque antes dessa época não existia propriamente infância . No BRASIL , o interesse pela criança se intensifica no final do sec. XIX. Só , aí , começa a aparecer a LITERATURA INFANTIL , com a adaptação de textos europeus como ROBINSON CRUSOÉ e as AVENTURAS do BARÃO de MUNCHAUSEM.
***Sobre as "pequenas escolas" de Port-Royal ( Carolina do Sul (USA) , Jamaica , país insular no Mar das Caraibas , França , etc... ) , o professor emérito morto em 1968 aos 96 anos de idade , diz : " Acreditando ser a natureza humana intrinsicamente má , acharam necessário construir um muro de isolamento ao redor de cada indivíduo , de modo que a natureza malígna interna não tivesse oportunidade de expressao e crescimento , e para impedir os outros de o induzirem a males ainda piores . O número de alunos era mantido intencionalmente pequeno de modo que os meninos nunca pudessem ficar, de dia .ou de noite sem a supervisão do tutor. (...)Não mais de seis meninos eram destinados a um mestre, e estes dormiam em seu quarto e jamais estavam fora de suas vistas durante o dia ". O nome do professor citado acima e que estudou , muito, sobre essas escolas é Frederick Eby .
(by Kalena,2008)