Brasil - Nobel Especial

"Enquanto o Nobel

não vem..."

Pela primeira vez, cientistas brasileiros são agraciados com prêmio que celebra ‘ciência ímprovável’ . Eu já fico felicíssima com isso . Nossa ! Uma maravilha. Mesmo porque eu sempre tive fé no Nobel para o Brasil . Mas é necessário ter paciência . As coisas chegam no tempo certo. Esperemos !!!!

Os brasileiros que vivem se queixando de o país nunca ter recebido um Nobel têm agora um consolo: ganhamos este ano pela primeira vez o Ig Nobel, espécie de paródia do mais importante prêmio científico do mundo. A láurea foi entregue a dois pesquisadores que estudaram a forma como os tatus são capazes de atrapalhar o trabalho dos arqueólogos enquanto cavam seus túneis.

Um estudo sobre como o tatu-peba (Euphractus sexcintus) mistura camadas estratigráficas e transporta artefatos arqueológicos rendeu o IgNobel de arqueologia a dois pesquisadores brasileiros.

O prêmio da categoria Arqueologia foi dado a Astolfo Gomes de Mello Araújo, professor da Universidade de São Paulo (USP), e a José Carlos Marcelino, do Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo.

A dupla foi condecorada por um trabalho publicado em abril de 2003 na revista Geoarchaeology. O artigo investigou como o tatu-peba (Euphractus sexcintus) mistura camadas estratigráficas de diferentes idades e transporta artefatos arqueológicos.

O estudo brasileiro foi um dos primeiros a investigar experimentalmente a influência dos tatus nos sítios arqueológicos – um problema que há tempos era conhecido pelos pesquisadores dessa área. Entre as principais conclusões do artigo, a dupla constatou que o movimento dos tatus pode misturar camadas distantes de até 20 cm, e que o movimento vertical dos artefatos provocado por esses animais não tem direção preferencial.

Em entrevistas à imprensa, Astolfo Araújo afirmou ter se sentido honrado com a escolha do prêmio. "Não há prêmio Nobel de arqueologia, então um Ig Nobel é uma coisa boa", afirmou. O arqueólogo lamentou não ter tido recursos para comparecer à cerimônia de entrega dos prêmios, realizada no último dia 2, quinta-feira, em auditório da Universidade Harvard (EUA).

Só de receber a entrga no auditório da Universidade de Harvard...pra mim já é um Nobel . Pena que nem todos tem "caixa" para o evento.

Parabéns a esse maravilhosos cientistas que nos enchem de orgulho.

(By Kalena,2008)