Não se Leve Muito a Sério

"Porque a vida,

a vida, a vida

só é possível

reinventada". (Cecília Meireles)

Aprender a rir dos seus próprioa tombos , a zombar dos seus deslizes e a se divertir com as suas gafes e características físicas é um bom caminho para que você seja um escritor ou comunicador mais descontraído e cativante . Quem é que não quer cativar ? Essa palavra ficou meio mágica desde o Petit Prince de Antoine Saint Exupéry.

É muito bom conviver com pessoas que não têem a preocupação de ficar se justificando ou dando explicações para as susa falhas . Errou ? Sem drama : ponha na conta , passe a régua e siga em frente , pois a vida continua . Evidentemente , falo de coisas leves ... nada de coisas graves e deixar passar e continuar levando a vida . Se for muito grave vai levar na cadeia . Embora a autocrítica seja um excelente recurso para conquistar as pessoas , pois demonstra que você não é guiado pela vaidade e que não vive se policiando com atitudes defensivas , tome muito cuidado , entretanto, para não se transformar em arauto de suas imperfeições.

Náo saia por aí fazendo autocríticas desnecessárias e que

talvez até possam prejudicá-lo (a) . Às vezes , a gente percebe que muita gente sai por aí fazendo charminho e começa a se autodepreciar, como , aquele (a) que diz que de manhã tem muita dificuldade de se recompor e que se tiver que fazer algo importante ,

precisa "pegar no tranco" . Nada mais deselegante . Se for verdade,mesmo, não diga , só pense. Ou aquele (a) que , se tiver que pedir nova explicação , para informações que não tenha entendido , revela-se que é meio lentinho para raciocinar . Pode ser lento em tudo , menos para raciocinar , principalmente se ,diante de um chefe ou similar . Para um amigo íntimo numa reunião jocosa , num churrasco com familiares , até que pode soltar essas "proezas" . Não é um exemplo , de nada , mas passa.... ?

Essas atitudes não são nada inteligentes e podem comprometer a sua imagem . Se você for assim é melhor ir mudadndo de atitude e não esquecer do bom senso . Outros adjetivos como :sou burrinho , impontual , preguiçoso , etc... só contribuem para desgastar a sua reputação.

Então : não se levar a sério significa usar a autogozação com inteligência , revelando com bom humor e até com irreverência ,fatos ou características pessoais , que por vergonha ou medo das críticas, as pessoas costumam esconder.

Aristóteles , grande pensador grego de aC , diz na sua Ética a Nicômaco :" Você pode falar tudo o que quiser , mas, na hora certa , pelo motivo certo , com a pessoa certa e com o modo certo ". Aí , sim , você estará usando a sua inteligência de maneira plena . Nã0 é tão fácil, perceber os limites . Se tem dificuldade pra isso , exercite-se. E... boa sorte !!!

(by Kalena,2008)