Os de Signo de Câncer (21/06 - 21/07)
Câncer é o quarto signo zodiacal, do elemento água, regido pela Lua e é representado mitologicamente pelo caranguejo.
Áries e Touro formaram a base da criação do universo. Gêmeos deu o incentivo e o impulso para a ação, enquanto Câncer é o signo que auxilia trazer esta concepção para a atividade física.
O signo de Câncer é o das vagas, das marés que englobam as condições primordiais da existência. Representa os fluxos ascendentes e descendentes, a vida e a morte.
Seu astro regente, a Lua, corresponde ao oceano, meio nutritivo por excelência. Representa o útero, abrigo de todos os riscos até o nascimento, cuja função de proteção permite o desenvolvimento da vida. Simboliza tudo aquilo que abriga e protege o que é frágil, permitindo que o crescimento continue.
Câncer rege o lar e a família e é sem dúvida sua influência , que faz com que os homens se esforcem para proteger seus lares e famílias.
Ao lado dos dois outros signos d”água – Escorpião e Peixes, Câncer possui a característica da fecundidade. Simboliza o ovo cósmico que engloba o mar e toda a vida que nele floresce. Assim, Câncer a mãe do universo, protege, nutre e alimenta todas as formas de expressões da vida.
Câncer é o representante das grandes águas cósmicas, que alimenta nosso universo movimentando cada onda de egos que está prestes a renascer. Suprema mãe cósmica carrega dentro de si todos seus filhos, a humanidade.
O signo de Câncer representa o sair das experiências da primeira infância. O mundo passa a ser menos centrado ao redor do ego. As relações da criança se ampliam além de si mesma e do que a cerca. Se localiza num lar , como parte duma família.
Como mito, Câncer, a quarta constelação do Zodíaco, é relacionada com Hércules, filho extraconjugal de Júpiter com Alcmena.
Um dos Doze Trabalhos de Hércules era matar a horrível serpente Hidra de Lerna. Juno, esposa de Júpiter, enfurecida de raiva e ciúme, mandou um caranguejo picar Hércules no momento em que lutava com Hidra. Mesmo mordido no calcanhar, Hércules matou o animal, que foi colocado por Juno entre as constelações do Zodíaco
Por ser de água o Canceriano tem relação mais intensa com o inconsciente e com as emoções.
É conservador e sente um apelo irresistível pelas lembranças do passado. O passado , em especial as emoções, é o que o nutrem. Para os cancerianos é muito importante o sentimento de continuidade com o passado , muitas vezes mais real que o presente
Têm sempre uma caixa cheia de lembrancinhas do passado e coleção de retratos dos familiares na parede. Correm o risco, por ter como motivação para a preservação do que já viveu, de deixar de buscar novas experiências.
O nativo desse signo precisa se sentir necessário e desempenhar o papel de mãe: amar; nutrir; e acarinhar.
Pode manipular os outros e, quando isso ocorre, o faz com maestria. A vantagem é que esta característica o torna um apaziguador. O lado menos agradável é quando utiliza dessa capacidade para fazer chantagem emocional. O exemplo clássico dessa chantagem emocional é o das famosas “mães cancerianas”. Por não quererem se separar dos filhos, fazem o papel de vítimas para mantê-los agarrados as suas saias.
Como o caranguejo, muitas vezes utiliza uma dureza exterior para proteger seus receios, inibições e o grande coração materno.
Intuitivo, determinado e de enorme força de vontade o leva a concluir qualquer projeto iniciado.
Por ter a Lua como regente, possui uma imaginação bastante fértil e a criatividade é marca característica. Poderia canalizar estas qualidades em todos os aspectos da vida. Entretanto, não o faz nos ambientes externos, preferindo aqueles mais reservados , tornando-os muito aconchegantes.
Por ser altamente crítico e sensível, dá muita importância à opinião dos outros.
Temperamental e de humor sensível e mutável, muitas vezes proporciona instabilidades nos relacionamentos.
Está sempre vinculando o amor à segurança, por isso são cautelosos com as coisas do coração e só se arriscam se tiver um clima de muita confiança.
Se entrares num lar e observares fotos por todos os cantos das paredes, uma hospitalidade sem par, detalhes muito bem cuidados e uma atmosfera maternal, podes estar certo de que lá vive um Canceriano
Observação: O texto foi organizado em pesquisa bibliográfica e em sites especializados
Canceriano
Como um caranguejo, no mar da vida
é duro por fora e macio no interior.
Protege o coração da ferida
e, sem segurança, não tem amor.
De relação intensa com a emoção,
precisa se sentir necessário.
Fértil é sua imaginação
e faz, mais real que o presente, o passado.
Intuitivo, criativo, fecundo,
Sensível e mutável no humor,
com a fantasia pinta um novo mundo
e com a instabilidade tempera o amor
Crítico,valoriza dos outros a opinião,
sua vontade tem a força dum minuano,
nunca deixa projetos sem conclusão,
assim é o nascer canceriano.
Mantém materno o coração
até, no palco da vida, descer o pano.
Mantém materno o coração
até, no palco da vida, descer o pano,
até, no palco da vida, descer o pano,
descer o pano.