Um dos Maiores Desejos do Homem.

"O vôo é um sonho

de milênios. Foi a

última batalha do

homem contra seus

próprios limites".

Você gostaria de flutuar pelos ares, pilotando uma asa-delta ? Ou

com qualquer outro instrumento que lhe proporcionasse o mesmo desejo ? Ou

prefere ficar em terra firme pois , sentiria mais seguro ? Você nunca

acalentou o sonho de flutuar no céu ?

Pois é , depois de conquistar os continentes , depois de

conquistar a travessia dos oceanos (vide Marco Polo em Biografias) voar

tornou a ser uma questão de honra . Na verdade o céu era o ambiente que o

homem , ainda, não tinha domínio. A asa-delta só foi inventada no final do

sec.XIX e o, avião no início deste século .

Não faltaram tentativas de imitar os pássaros Todos queriam ser o

Fernão Capelo Gaivota . Há 3 mil anos , os chineses já eram içados em pipas

gigantescas (vide Pipas e Papagaios , em Crônicas) , para observar a

movimentação das tropas inimigas em tempos de guerra . Na Itália

renascentista , Leonardo da Vinci (1452-1519) concebeu várias máquinas

voadoras . Sim , ele mesmo , Leonardo da Vinci . Conta a história que chegou

a lançar um de seus discípulos do alto de uma montanha a bordo de uma das

suas máquinas voadoras , que despencou na hora . Mas nem da Vinci e nem os

chineses , conheciam o complexo mecanismo do vôo.

Só começou a ser desvendado, o segredo, no século XVII quando o

italiano Evangelista Torricelli (1608-1647) , descobiu que o ar é um fluido As leis do seu comportamento são, portanto as mesmas que valem para a

água . Essas leis foram descobertas pelo sábio grego Arquimédes (280-211

aC) . Mas para enfrentar os ares era preciso saber como é que as aves se

sustentavam nas sua asas. Essa tarefa coube ao inglês Cayley ( 1773-1857).

Precisava entender a aerodinâmica . E observando os pássaros escreveu o

primeiro tratado de aerodinâmica em 1810. O documento propunha que o segredo

do vôo estava na curvatura das asas das aves , ou seja no seu formato

arqueado.

Resolvida a charada , restava ainda o desafio tecnológico de

construir uma máquina capaz de voar . Era só uma questão de tempo . E esse

tempo chegou. Hoje temos aeronaves que atravessam o mundo e de uma beleza

impressionante , como por exemplo a Airbus 330 e 340 . Antes dessas, a 320 . E as aeronaves não comerciais que abusam do loop , do slow roll , o pont roll , o inverted spin , o gull bunt , o pinwheel.

E o céu é a testemunha !

***********************

O Pequeno Notável

Pode não acreditar , mas Alberto Santos Dumont tinha apenas 1,5 m de altura . É isso mesmo um metro e meio . Desde que saiu do Brasil para estudar em Paris , aos 18 anos , ele não parou de subir . Primeiro inventou o sapato de plataforma. Assim, ganhou alguns centímetros . Em 1899 , acoplou um motor a explosão a um balão de hidrogênio e inventou o dirigível , o pai do Zepelim - a bordo do qual costumava ir aos cafés e aos parques públicos da capital francesa . Eu, Kalena , morro de rir com isso , rs.rs. Era uma farra. rs... Em 1906 pos o mundo a seus pés ao subir 6 metros no primeiro avião ( rsrs ) a decolar por meios próprios , o 14-bis . Depois de tantos feitos , teve um trágico fim . Aos 59 anos , atormentado por uma esclerose múltipla , enforcou-se num hotel no Guarujá , litoral paulista . (1873-1932)

( By Kalena, 2008).

P.S - Os termos em inglês , acima ,designam movimentos de acrobacia aeronáutica. Inventou , também o relógio de pulso . O primeiro que eu vi e levava o nome dele foi na joalheria H. Stern , multinacional com matriz no

Brasil e mais de 300 lojas, espalhadas , no mundo todo. (Kalena).