Um dos Maiores Desejos do Homem.
"O vôo é um sonho
de milênios. Foi a
última batalha do
homem contra seus
próprios limites".
Você gostaria de flutuar pelos ares, pilotando uma asa-delta ? Ou
com qualquer outro instrumento que lhe proporcionasse o mesmo desejo ? Ou
prefere ficar em terra firme pois , sentiria mais seguro ? Você nunca
acalentou o sonho de flutuar no céu ?
Pois é , depois de conquistar os continentes , depois de
conquistar a travessia dos oceanos (vide Marco Polo em Biografias) voar
tornou a ser uma questão de honra . Na verdade o céu era o ambiente que o
homem , ainda, não tinha domínio. A asa-delta só foi inventada no final do
sec.XIX e o, avião no início deste século .
Não faltaram tentativas de imitar os pássaros Todos queriam ser o
Fernão Capelo Gaivota . Há 3 mil anos , os chineses já eram içados em pipas
gigantescas (vide Pipas e Papagaios , em Crônicas) , para observar a
movimentação das tropas inimigas em tempos de guerra . Na Itália
renascentista , Leonardo da Vinci (1452-1519) concebeu várias máquinas
voadoras . Sim , ele mesmo , Leonardo da Vinci . Conta a história que chegou
a lançar um de seus discípulos do alto de uma montanha a bordo de uma das
suas máquinas voadoras , que despencou na hora . Mas nem da Vinci e nem os
chineses , conheciam o complexo mecanismo do vôo.
Só começou a ser desvendado, o segredo, no século XVII quando o
italiano Evangelista Torricelli (1608-1647) , descobiu que o ar é um fluido As leis do seu comportamento são, portanto as mesmas que valem para a
água . Essas leis foram descobertas pelo sábio grego Arquimédes (280-211
aC) . Mas para enfrentar os ares era preciso saber como é que as aves se
sustentavam nas sua asas. Essa tarefa coube ao inglês Cayley ( 1773-1857).
Precisava entender a aerodinâmica . E observando os pássaros escreveu o
primeiro tratado de aerodinâmica em 1810. O documento propunha que o segredo
do vôo estava na curvatura das asas das aves , ou seja no seu formato
arqueado.
Resolvida a charada , restava ainda o desafio tecnológico de
construir uma máquina capaz de voar . Era só uma questão de tempo . E esse
tempo chegou. Hoje temos aeronaves que atravessam o mundo e de uma beleza
impressionante , como por exemplo a Airbus 330 e 340 . Antes dessas, a 320 . E as aeronaves não comerciais que abusam do loop , do slow roll , o pont roll , o inverted spin , o gull bunt , o pinwheel.
E o céu é a testemunha !
***********************
O Pequeno Notável
Pode não acreditar , mas Alberto Santos Dumont tinha apenas 1,5 m de altura . É isso mesmo um metro e meio . Desde que saiu do Brasil para estudar em Paris , aos 18 anos , ele não parou de subir . Primeiro inventou o sapato de plataforma. Assim, ganhou alguns centímetros . Em 1899 , acoplou um motor a explosão a um balão de hidrogênio e inventou o dirigível , o pai do Zepelim - a bordo do qual costumava ir aos cafés e aos parques públicos da capital francesa . Eu, Kalena , morro de rir com isso , rs.rs. Era uma farra. rs... Em 1906 pos o mundo a seus pés ao subir 6 metros no primeiro avião ( rsrs ) a decolar por meios próprios , o 14-bis . Depois de tantos feitos , teve um trágico fim . Aos 59 anos , atormentado por uma esclerose múltipla , enforcou-se num hotel no Guarujá , litoral paulista . (1873-1932)
( By Kalena, 2008).
P.S - Os termos em inglês , acima ,designam movimentos de acrobacia aeronáutica. Inventou , também o relógio de pulso . O primeiro que eu vi e levava o nome dele foi na joalheria H. Stern , multinacional com matriz no
Brasil e mais de 300 lojas, espalhadas , no mundo todo. (Kalena).