Os do Signo de Libra (23/09 - 22/10)
Libra é o sétimo signo e onde se inicia a outra metade do zodíaco. Representa uma mudança no enfoque do indivíduo, que na metade anterior é voltado somente para si. Libra é o ponto de contato com o outro.
Como todo signo simboliza uma determinada fase da vida. No caso de libra: o casamento, a divisão de tarefas, a necessidade de conciliação e o início da vida familiar.
Signo de Ar, regido por Vênus, é símbolo da compreensão e ponderação. É o signo da complementação. Nele o eu passa a ser o “nós” e o meu passa a ser o “nosso”.
Sob a influência de Libra os homens procuram seu complemento afetivo, intelectual ou profissional.
Libra possui uma capacidade de raciocínio sem igual, própria do seu signo regente, o Ar.
Libra é o signo cujo símbolo é o da harmonia e equilíbrio diante de todas as polaridades. É o símbolo da aliança e da reconciliação dos opostos.
Libra é a harmonia e a sintonia das polaridades. Equilíbrio entre o dia e a noite, entre a claridade e a escuridão, entre a matéria e o espírito, entre a ação individual e a ação social. É a partilha, a troca por meio de dar e receber.
Libra é a personificação da justiça, é convencionalmente retratada de olhos vendados, porque a ação da justiça é impessoal. Não é movida nem por preferências nem por preconceitos, colocando-se acima tanto da predileção emocional, quanto do preconceito mental.
O símbolo mitológico é a balança, que mede, pesa, divide igualmente, e julga entre a quantidade e a qualidade dos atos. A balança que pesa a força de nossa vontade de agir corretamente e de decidir com ordem e com justiça. É também o instrumento que os deuses de muitas mitologias usavam para julgar as almas dos mortais.
Assim, o símbolo mitológico de Libra, a balança, está associado àquela outra balança que pesa as almas no julgamento dos vivos e mortos. Essa balança pertencia a Themis, mãe de Astréia, personificação da justiça, das leis e dos costumes, sob cuja proteção vivem as sociedades. Era representada com uma balança na mão e uma venda nos olhos, para demonstrar imparcialidade nos julgamentos.
Themis era filha de Urano (Céu) e de Gea (Terra) e uniu-se a Júpiter, tendo a filha Astréia. É também mãe de Horas e das Parcas, divindades que regem o destino.
Libra é a lei das normas e não do universo. É o julgamento dos códigos, das éticas e das normas sociais. É o símbolo da justiça visível.
Para os librianos o mundo deveria ser equilibrado, perfeito, simétrico e harmonioso. Acreditam na justiça, na igualdade, e muitas vezes se decepcionam com as imperfeições.
Os nascidos sob o signo de Libra são conciliadores por excelência. Possuem serenidade e tolerância. Primam pela justiça e imparcialidade.
Ao tomarem uma decisão consideram demoradamente as alternativas. Não se afobam por saber, como poucos, o quanto a realidade comporta interpretações conflitantes e como é fácil se deixar levar pelos preconceitos.
A forma de pensar dos nativos em Libra tende a ser fria e imparcial, voltada a pesar e avaliar com o objetivo de decidir corretamente. Abominam a injustiça e têm como objetivo o julgamento com total justiça.
Tanta preocupação com o equilíbrio e com a justiça traz suas desvantagens. Nas ocasiões em que a complexidade das alternativas é maior, de forma que a análise e julgamento sejam tão demorados, são severamente criticados como “estando em cima do muro” e tendo muito pouca objetividade.
Esse desejo de perfeição, carregado pelos librianos, pode torná-los pessoas de convívio difícil.
As influências do signo de Libra tornam seus nativos pessoas humildes, brandas, flexíveis, com sensibilidade refinada, honestas, justas, caritativas e com espírito harmonizado.
São artísticos, simpáticos, leves e têm a capacidade de harmonizar o ambiente. Não vivem sem a companhia de outras pessoas.
Todo o sentido do senso de justiça dos librianos está voltado para a construção e manutenção de uma convivência pacífica. Assim, são ótimos parceiros, no amor, na amizade ou nos negócios.
Texto Organizado com base em pesquisa bibliográfica e sites especializados
Libriano
Tenho Vênus como regente
e meu elemento é o AR.
Equilibro coração e mente
e meu destino é conciliar
Como balança, julgo isento
de preconceito e da predileção.
Só faço sentido se complemento
e decido com muita ponderação.
Aberto é meu coração,
tenho a missão de evitar atritos,
mas, meu desejo de perfeição,
às vezes, me traz conflitos.
De prontidão por todo ano,
bom parceiro na amizade,
combate a mentira, o engano;
e reconcilia a diversidade.
Por isso e para isso
nasce e vive o Libriano,
por isso e para isso
nasce e vive o Libriano..