A MULHER CRISÁLIDA NA POESIA MACHADIANA (extrato oferecido aos leitores que não dispõem de muito tempo para dedicar à leitura)
O Doutor Mário Chamie, em conferência pronunciada na ABL (Academia Brasileira de Letras), declarou que a genialidade de Machado ensina que “a literatura de um autor é uma unidade escrita”. Chamie provavelmente remete ao desprezo que se deu à poesia machadiana por longos anos, colocando-a abaixo até de um segundo plano.
De forma específica, a respeito da poesia de Machado de Assis, Chamie se reporta aos poemas centrais e os classifica como “poética narrativa”, como em Crisálida. A respeito de À Corina, percebe que ela “(...) não é necessariamente uma musa. É o 'emblema da escrita', porque é a escrita que, segundo Machado, ‘vai reunir o céu ao mar’. E é assim que Machado fala de Corina. Corina une o céu ao mar.”
Cláudio Murilo Leal, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, também conferenciou na ABL tratando do tema A vocação narrativa da poesia de Machado de Assis. Considerou que a obra poética machadiana compõe o perfil cultural e literário desse autor de contos, crônicas, teatro e crítica e, assim, não teria nos versos uma obra menor.
Cláudio chegou à conclusão que a vocação de Machado era a de uma poesia do tipo narrativo onde o poeta se superou, tendo, inclusive, escrito “poemas leves, alados, líricos, românticos também, sentimentais, confessionais como Corina e outros; e o último da vida dele, À Carolina.
Sílvio Romero foi o crítico mais impiedoso da poesia de Machado e, o citado conferencista inclui que a índole do talento de Machado de Assis
“(...) é inteiramente alheia à verdadeira poesia. Nem lírico e nem épico poderá jamais ele ser. Para lírico, falta-lhe, por um lado, imaginação vivaz, alada, rápida, apreensora, capaz de reproduzir as cenas da natureza ou da sociedade, e daí a sua incapacidade descritiva e seu desprazer pela paisagem”.
Neste ano do centenário de morte do poeta, a obra Toda Poesia de Machado de Assis, organizada por Cláudio Murilo Leal, (Record, 2008) está entre os mais importantes lançamentos.
Josué Montello, jornalista, professor, romancista, cronista, ensaísta, historiador, orador, teatrólogo, Cadeira n. 29 da Academia Brasileira de Letras, estudioso da obra machadiana prestou o seguinte depoimento sobre Carolina:
"Dona de si mesma, tinha os seus namorados, e desses namoros ficaram várias denúncias ou pelo menos vários textos de namorados dela, de pessoas com as quais ela conviveu. E o Massa, francês, que fez um levantamento da vida do Machado e dela, teve a imprudência de contar esses pequenos episódios. Mas ainda bem que, quando se lê o Machado de Assis, sobretudo o Machado de Assis do Dom Casmurro, chega-se a um ponto em que tudo aquilo que ocorreu com a personagem podia ter acontecido, imaginariamente, com a Carolina, porque o nosso Machado de Assis, de quem não se conhece outros romances a não ser aquele que viveu com a Carolina, teve sempre um comportamento austero, que o torna - e as mulheres não sabem disso - um grande exemplo para as mulheres ciumentas".
Ubiratan D’Ambrósio, referindo-se aos trabalhos de Josué Montello, comenta que a crítica de Sílvio Romero a Machado corre por conta de que o sergipano não tolerava a supremacia do sucesso do “Bruxo” sobre o conterrâneo, Tobias Barreto de Menezes. Sílvio escreveu o livro: Machado de Assis; Estudo Comparativo de Literatura Brasileira, em 1897,com o objetivo de diminuir o criador de Brás Cubas perante Tobias Barreto.
Ubiratan joga alguma luz sobre a questão do inconformado Sílvio:
"O sereno Machado e o exaltado Romero tinham temperamentos opostos. Este último chegou a escrever do autor de Dom Casmurro: 'Esse pequeno representante do pensamento retórico e velho no Brasil é hoje o mais pernicioso enganador, que vai pervertendo a mocidade (...). O autor de Brás Cubas, bolorento pastel literário, assaz o conhecemos por suas obras, e ele está julgado. '
A desavença começara quando Romero combateu, em maio de 1870, o “lirismo”, o “subjetivismo” e o “humorismo pretensioso” de Falenas, segundo livro de poemas de Machado de Assis. Em seguida, Machado emitiu, no ensaio “A nova geração”, a seguinte opinião sobre os poemas do livro Cantos de Fim do Século, de Romero: '(...) podem ser também documento de aplicação, mas não dão a conhecer um poeta; e para tudo dizer numa só palavra, o Sr. Romero não possui a forma poética."
Somente em 1905, já após o convívio na ABL, fundada em 1897, Romero elogiou o escritor carioca pela publicação das Poesias Completas. O curioso é que Machado, ao que se sabe, não era culpado do silêncio que recaíra sobre a vida e a obra de Tobias Barreto. Mais significativo ainda é que Machado nunca respondeu aos sucessivos ataques de Romero".
O poeta César Leal foi categórico ao afirmar em conferência na ABL:
"(...) quando falamos em Machado de Assis como poeta, o que eu mais desejaria aqui seria verificar o quanto pode, às vezes, a força de um crítico que ganha um nome, um forte nome e ataca um poeta.
Machado de Assis foi quase afastado da poesia por Sílvio Romero".
Outras críticas, positivas ou negativas, dão conta que:
"Machado reúne os pré-requisitos da genialidade. Possui exuberância, concisão e uma visão irônica ímpar do mundo. Procuro um grande poeta brasileiro vivo. Até agora não encontrei nenhum." Harold Bloom, crítico literário norte-americano, sobre o escritor brasileiro Machado de Assis Fonte: Revista Época Edição 246 - 03/02/2003
"Desde a escola, somos condicionados a acreditar que se trata de um grande escritor. Assim, todo mundo repete isso, mesmo sem ter lido uma linha. Eu nunca disse que não gostava de Machado de Assis, mas o considero um escritor de segunda (...)". Millôr Fernandes, escritor e dramaturgo brasileiro Fonte: Entrevista dado ao Estado de São Paulo em 15/09/2007
Deixando à parte essas considerações iniciais, dirigimo-nos ao tema ao qual fazemos leve visita _ assim como um vôo de borboleta _ à mulher na poesia de Machado de Assis.
Corina foi a primeira musa de Machado, antes de Carolina, a mulher com quem viveu um casamento de 35 anos.
Machado de Assis eliminou 17 poemas de Crisálidas e o posfácio que escreveu, alterou versos, arrependendo-se depois. Cortou o famoso "Esta a glória que fica, eleva, honra e consola", dos Versos a Corina, que passou a ser a divisa da ABL.
De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa (http://www.dicionariodeportugues.com/?busca-palavra=crisálida), crisálida é:
s.f. Terceiro estado do ciclo de vida da borboleta. &151; Quando a lagarta atinge o seu desenvolvimento completo, solta a pele e produz a dura casca protetora da crisálida. A crisálida fica pendurada numa almofada de seda, presa por uma espécie de gancho ou ainda por uma faixa de seda que envolve o seu corpo. Não possui casulo. O corpo da borboleta se desenvolve sob a casca da crisálida. Finalmente, a casca se rompe e a borboleta sai. / Fig. Coisa latente.
Nossa intenção não é a de fazer um estudo da forma poética, da composição em si, da métrica, do esquema / classificação das rimas. Com essas coisas pequenas da gramática do verso não incomodaremos Machado, dizendo, por exemplo, que não caprichou nas rimas, usando-as pobres e imperfeitas como na primeira estrofe dos Versos à Corina: beijo/desejo; Senhor/amor; entoava/palpitava; ser/viver; fontes/horizontes; região/redenção, etc.
Queremos divisar a figura nos olhos do homem voluptuoso e sensual que coloca a mulher, no sentido figurativo da palavra crisálida (coisa latente), no cenário da natureza, ser supremo, “capaz de unir terra e céu”, “olhar de garça”. Mas, como será o olhar da garça, a não ser nos “olhos mortais” do poeta? Dirá algo de especial o olhar dessa garça cheia de graça cujo colo arfa junto com o da mãe natureza?
Corina, de qualidades vivificadoras, flor aberta e fresca e ardente, “Corpo de fascinar, alma de querubim”, séria como Juno (ou Juno Lucina, também conhecida como Hera na mitologia grega, esposa de Júpiter e rainha dos deuses) e bela como Helena (outra personagem da mitologia grega, filha de Zeus e de Leda), dominadora e extasiante em sua antítese de anjo e carne.
Machado se mostra em total intimidade de amor idealizado e sopra em nossos ouvidos o sussurro apaixonado.
O poeta sedento, em seu idílio amoroso, demonstra a entrega total a essa reunião de deusas em uma só mulher: Juno, Helena e Hebe, esta, a deusa da juventude, filha de Zeus e Hera e mulher de Héracles/ Hércules.
Ao longo do poema, Machado excita e fica excitado, em transe, move-se do real ao irreal, se levanta do chão da lascívia e se lança ao delírio platônico, mártir da sedução.
Desesperado em sua visão, o vate-Ícaro, em versos que saibam a Dirceu de Marília, sucumbe ao sonho de alcançar a estrela.
Em Musa Consolatrix, Machado de Assis evoca a figura da mulher, seio de paz acolhedor, beleza clássica de Alcione (filha de Éolo, deus dos ventos, casada com Ceix, rei da Tessália morto em um naufrágio. Alcione jogou-se ao mar e, segundo a lenda, os dois se transformaram em uma ave marinha).
No poema Visio, a mulher surge etérea, convidativa, perfeita. Novamente Machado se aninha antevendo nos páramos celestiais a concretização dos seus sonhos. A realidade cruel, entretanto o coloca outra vez ao solo das decepções. A mulher da visão tem os mesmos traços de personalidade de Corina, sedutora e anjo discreto.
Há ainda Stella, mulher e estrela. Figura feminina metafórica em cujos seios o apaixonado e sensual poeta vê o dia amanhecer.
No poema Sinhá, Machado retorna à mulher anjo, como o fez Gregório de Matos Guerra, em versos de sua fase lírica: Anjo no nome,/ Angélica na cara / Isso é ser flor, e Anjo juntamente/ Ser Angélica flor, e Anjo florente/ Em quem, se não em vós se uniformara?
O suave anjo do poeta em êxtase suplanta a natureza que celebra a doçura de seu nome.
Esta tentativa de buscar o perfil da mulher na poesia e nos sonhos machadianos encontra pedaços de um retrato que tem traços de Marília e de Angélica. A musa de lábios de serafim entoa cantos celestiais, como em Brisas:
A magna mater, Cibele, ou A Mãe dos Deuses, que Sófocles chamou de A Mãe de Tudo, é a deusa dos mortos, da fertilidade, da vida selvagem, da agricultura e da Caçada Mística. Era representada como uma mulher madura, com grandes seios, coroada com espigas de trigo, vestida com flores e folhas e carregando várias chaves. Aí estão os seios tão admirados por Machado.
Cibele era também a Rainha da Noite e da Lua, mãe de Átis, um deus lunar que usava a lua crescente como uma coroa, filho e amante da própria mãe. Ocorre que Machado de Assis perdeu ainda muito cedo, a irmã e a mãe. Em Cibele o poeta retorna ao útero materno.
No poema As águas, a figura de palavras mostra o busto nu da mãe de Vênus à frente do poeta em adoração, sugando a luz “de uma plaga a outra plaga”, nos dois bicos de seios, alternadamente:
Na composição As Selvas, o poeta ilumina a cena com a figura clássica de Diana (Roma) ou Ártemis (Grécia), também deusa da lua e da caça.
Juntando-se as partes na busca de um perfil feminino, o quebra-cabeça mostra ao longe um rosto híbrido, feito a partir de peças de Marília, Angélica, Cibele, Vênus, Diana. São dourados os belos cabelos encimados por uma coroa de flores da inatingível musa do Olimpo machadiano:
Além de cantar harmoniosamente, a criatura divina tocava um instrumento musical. Lúcia, de apenas quinze anos, loira e pálida.
Colecionando outras peças do retrato da inspiradora de Machado de Assis, em Versos a Corina, vamos nos deparar com um exagerado quadro de beleza representada por Leonor, Lídia, Beatriz, Catarina, Cíntia, Lésbia, Delia. A contemplação do Belo, “Esta a glória que fica, eleva, honra e consola”: é o que resta a Machado.
A utilização da mitologia greco-latina, o platonismo que remete à beleza e ao amor inatingíveis (só contempláveis em outro universo), além dos prazeres dos sentidos carnais, são elementos suficientes para desvelar a face de uma musa-deusa, de dupla face, ou talvez uma serpente com sete cabeças.
É de se notar também nos versos examinados as características do subjetivismo, da idealização da mulher, do sentimentalismo, e da natureza em interação com o eu lírico, típicos do Romantismo. Clássica e romântica, anjo e carne é a crisálida de Machado, um ser que experimenta três fases de vida até se transformar e, voando, se libertar.
Sem dúvida, o poeta das Crisálidas foi um verdadeiro romântico no tema e parnasiano na forma, pelo menos no soneto com o qual se despediu de sua musa maior, Carolina Augusta Xavier de Novais, mais lagarta (bicho-da-seda) do que deusa grega.
A CAROLINA
Querida, ao pé do leito derradeiro
Em que descansas dessa longa vida,
Aqui venho e virei, pobre querida,
Trazer-te o coração do companheiro.
Pulsa-lhe aquele afeto verdadeiro
Que, a despeito de toda a humana lida,
Fez a nossa existência apetecida
E num recanto pôs o mundo inteiro.
Trago-te flores, - restos arrancados
Da terra que nos viu passar unidos
E ora mortos nos deixa e separados.
Que eu, se tenho nos olhos malferidos
Pensamentos de vida formulados,
São pensamentos idos e vividos.
REFERÊNCIAS
Chamie, Mário. A poesia de Machado de Assis. 05/12/2000
http://www.academia.org.br/abl_minisites/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=machadodeassis&infoid=265&sid=37
Leal, Cláudio Murilo. A vocação narrativa da poesia de Machado de Assis 28/11/2000
http://www.academia.org.br/abl_minisites/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=machadodeassis&infoid=265&sid=37
Leal, César. Machado de Assis poeta e crítico da poesia. 21/11/2000
http://www.academia.org.br/abl_minisites/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=machadodeassis&infoid=265&sid=37
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a1809958.xml&template=3898.dwt&edition=9554§ion=853
D’Ambrósio, Oscar. Os detratores e desafetos do “Bruxo do Cosme Velho”. In Jornal da Tarde, 24/10/1998
http://www.revista.agulha.nom.br/machado03.html#oscar
www.academia.org.br.
Assis, Machado. Obra completa, vol. II. Nova Aguiar, Rio de Janeiro, 1994
http://www.machadodeassis.org.br/abl_minisites/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=68&sid=21&UserActiveTemplate=machadodeassis
http://portal.mec.gov.br/machado/arquivos/pdf/poesia/maps01.pdf
http://www.dicionariodeportugues.com/?busca-palavra=crisálida
Oliveira, José Osório. História breve da literatura brasileira,
2 ed. São Paulo: Livraria Martins editora, 1954.
Crisálidas
Texto-fonte:
Obra Completa, Machado de Assis, vol. II,
Nova Aguilar, Rio de Janeiro, 1994.
Publicado originalmente no Rio de Janeiro, por B.-L. Garnier, em 1864.